17 maio 2008

SAÚDE: Própolis contra a dengue




Segundo um pesquisador de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, basta tomar algumas gotas diárias para que o mosquito nem se aproxime! Ninguém divulga porque não há interesse, a própolis é barata e não enriquece ninguém, as indústrias farmacêuticas ganham fortunas com remédios para amenizar os sintomas da dengue, a Johnson ganha fortunas vendendo o Off, que é repelente de insetos...


O biólogo Gilvan Barbosa Gama, de Florianópolis, explica como usar a própolis contra a dengue. Segundo ele, a própolis exala na sudorese dois dos seus princípios ativos (flavona e vitamina B) que repelem os insetos.
A própolis é uma cera produzida pelas abelhas a partir cascas, resinas e botões de flores. Sua composição: além das vitaminas do complexo B, C, H e O, a própolis também possui em sua composição a Flavonóides, galangia, resinas com bálsamo, cera e pólen.

Uso Preventivo
A tintura de Própolis na prevenção aos mosquitos da dengue, deve ser ingerida da seguinte forma:
Adultos: de 30 a 40 gotas diluídas em água (ausente de cloro). Um copo a cada 6hs.
Crianças: crianças de 0 a 10 anos deverão tomar a metade do peso corporal em gotas diluídas em água sem cloro (quantidade a critério).

Uso com a Dengue Instalada (Tratamento radical)
Adultos: tomar 7,5 ml do extrato de própolis diluído em água (sem cloro). 1/2 copo na crise febril, ou seja, quando a febre se mostrar mais elevada. A partir daí, repetir esta mesma dosagem mais 3 vezes a cada 2hs.
- crianças de 0 a 3 anos: 1,5 ml do extrato de própolis diluído em água sem cloro (quantidade da água a critério) quando a febre se mostrar mais severa. A partir daí repetir esta mesma dosagem mais 3 vezes a cada 2hs.
- crianças de 3 a 6 anos: 3,0 ml do extrato de própolis diluído em água sem cloro (quantidade de água a critério) quando a febre se mostrar mais severa. A partir daí repetir esta mesma dosagem mais 3 vezes a cada 2hs.
- crianças de 6 a 10 anos: 5,0ml do extrato de própolis diluído em água sem cloro (quantidade de água a critério) quando a febre se mostrar mais severa. A partir daí repetir esta mesma dosagem mais 3 vezes a cada 2hs.


Gilvan alerta, para não esquecer de fazer o teste alérgico para ver se quem vai tomar a própolis não é alérgico a ela. É muito rara esta sensibilidade, mas pode ocorrer. Caso queira trocar a água sem cloro pela água de coco, é uma excelente pedida. (Outras informações: http://www.inova.unicamp.br/inventabrasil/propdengue.htm)


(Nota- colaboração de Afrânio Figueirêdo)

07 maio 2008

PORTAL DE RIO CASCA COMPLETA UM ANO E FAZ FESTA

Acontece no dia 23 de maio próximo um grande evento para marcar o 1º ano de atividades do "Rio Casca On Line", portal de Internet que presta serviços àquela cidade e toda a região. Além da comemoração (festiva) é uma forma que a direção do portal se utiliza para premiar ao público que sempre prestigia e apoia as suas iniciativas.
Ainda, é mais uma oportunidade àqueles que gostam de uma boa festa regada de música da melhor qualidade e a presença de ilustres empresários, autoridades, representantes de setores diversos e muita gente bonita...
Vamos conferir!

06 maio 2008

CONCURSO RAINHA DO CAFÉ


Será realizado em Raul Soares no próximo 24 de maio o esperado e concorrido Concurso Rainha do Café que vai reunir representantes de várias cidades que mantêm a tradição de belas garotas e de um café de qualidade (aquele que dá 'bebida').

A promoção é do empresário (bicuíbense) raul-soarense Domingos Anastácio Neto, radicado em São Paulo. Ele é uma pessoa dinâmica que agrega valores de somatória aos diversos setores produtivos, e de grande influência na Paulicéia de onde, através de boa equipe de apoio, mantém contatos para suas realizações em procura de realizar eventos como esse que abre divisas econômicas, sociais e turísticas às cidades participantes.

E a festa, antes de tudo, é uma boa oportunidade para quem gosta de novidades e tem bom-gosto...
Estarão participando:
ALFREDO VASCONCELOS- Anne Mara da Silva Araújo
ALFENAS- Bruna Amaral
ALTO JEQUITIBÁ- Marilaine Muniz
ARCOS- Mariana Ástrid Salgado Ferreira
BARBACENA- Isabela Lara
BELO HORIZONTE- Paloma Brasil
BOM JESUS DO GALHO- Bárbara Roque Batista Paiva
CARANDAÍ- Samyra Silvana da Silva Vitoretti
CARANGOLA- Amanda Mendes Moreira de Sousa
CARATINGA- Juliana Gonçalves Lama
CONFINS- Tatiane de Bastos Loboruk
CONGONHAS- Licéria Araújo
CONSELHEIRO LAFAIETE- Ana Paula
CORONEL FABRICIANO- Silvia Menezes Arruda
CORONEL XAVIER CHAVES- Amanda Oliveira
CORREGO NOVO- Laura Letícia Pires
ESPERA FELIZ- Helena Arantes Fioreto Pelegrini
ESTRELA DO SUL- Dany Bianchinni
GOVERNADOR VALADARES- Marcella Batista Mourão
IPATINGA- Roberta Santos Ferreira
LAGOA SANTA- Tassiane de Bastos Louboruk
MANHUAÇU- Rafaela Amaral Santos de Fuccio
MANHUMIRIM- Mariana Moreira
MATOZINHOS- Juliana Sena
OLIVEIRA- Ana Kelly
PEDRO LEOPOLDO- Aline Rodrigues
RAUL SOARES- Suelen Pandeló Coelho
REDUTO- Maria Luisa Pêgas Guimarães
SANTA CRUZ DE MINAS- Priscila Moreira
SANTO ANTONIO DO MONTE- Amanda Costa de Andrade
SÃO DOMINGOS DO PRATA- Thais Guimarães
SÃO JOÃO DEL REI- Patricia Santos
SÃO LOURENÇO- Cíntia de Souza Silva
SÃO PEDRO DOS FERROS- Carla Fialho de Araújo
SENHORA DOS REMÉDIOS- Gláucia Malu de Arruda
SIMONÉSIA- Whayhane Sherlony Rodrigues da Silva
TIMÓTEO- Mariana Arielly Ferreira
TIRADENTES- Laisa Alves
TOMBOS- Maira Cassiano Oliveira
TRÊS MARIAS- Aline Cristina Sampaio Fernandes
VERMELHO NOVO- Josiane Barbosa Jerônimo
VIÇOSA- Stelamaris Leal Cavalieri

30 abril 2008

BAILE DO DIA DAS MÃES


O Esporte Clube Operário de Raul Soares realizará um baile em homenagem ao Dia das Mães, no próximo sábado, 10 de maio, à partir de 22h, na Chácara Lamaf. A animação e música ficam por conta da dupla ponte-novense Marina e Jorge. E as reservas de mesa poderão ser feitas, antecipadamente, com Sirlene ou pelo Celular 33.9908-3494.

18 abril 2008

CACHORRADA NAS RUAS

A foto registra flagrante de cachorros no centro da cidade

Há muito tempo estamos falando do grande número de cães sem dono soltos pelas ruas da cidade, abandonados e esperando pela dignidade do abrigo cuja lei de criação foi aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, no início do ano 2005. Falta, ainda, boa vontade para edificação de tal abrigo e que se torne realidade os cuidados que esses abandonados, doentes e famintos animais merecem. Afinal, estão aí ‘bem vivos’ à procura de espaço.

Já anunciamos que somos contra esses animais soltos pelas vias públicas, pois trazem doenças, sujeira e atacam as pessoas, além de ‘batizar’ Raul Soares como a cidade de convívio animal ou cidade-cão ou cidade da cachorrada, etc. E se são viventes, merecem respeito.

É preciso que os poderes se unam e dêem condição de vida digna à cachorrada solta pelas ruas, sem hostilidades de algumas pessoas ‘desavisadas’ como chutes, sustos, pedradas, chicoteamentos, entre outras formas de agressividade que ‘carinhosamente recebem’.

Afinal, os irracionais cães não sabem da inconveniência que oferecem em determinadas oportunidades e nem conhecem do perigo que propiciam às pessoas. Acredito até que se pensassem (o mínimo que fosse) a colaboração deles seria útil e não rosnariam para os transeuntes e, sim, latiriam para agradecer a uma migalha de alimento e pelo espaço então ocupado... e resgatariam na cidade a fama de que cão é o maior amigo do homem.

E para diminuir o grande número de cachorros é usar um método simples que, também, já falamos: vacinação que iniba o cio das cadelas, periodicamente; não é caro e em pouco tempo o problema estará resolvido.

E como tem gente que rosna, late e agride o semelhante e dessemelhante em todos os seguimentos sociais!...

Portanto, mãos à obra gente! Tire essa cachorrada da rua! Que coisa feia!

Aliás, já falamos também daquele ditado que diz que ‘pelas ruas da cidade se conhece o prefeito’...

07 abril 2008

7 DE ABRIL, DIA DO JORNALISTA

Hoje, 7 de abril, uma data importante para os jornalistas, aos quais a direção do Jornal de Raul Soares envia seus cumprimentos com o desejo de que continuem realizando um trabalho digno, recheado de muita saúde e paz junto de seus funcionários e familiares.

Ressaltamos que os incansáveis profissionais do jornalismo constituem a energia capaz de trazer o progresso, de promover a igualdade e fazendo da liberdade de expressão e da verdade virtudes que transformam fatos comuns em grandes notícias.

Parabéns aos profissionais da área de notícias de Raul Soares.



06 abril 2008

INTENSA CHUVA EM RAUL SOARES


Conforme previsão feita pelo serviço de metereologia, anunciado nos vários canais de notícia, a chuva chegou p'ra valer em vários estados brasileiros, precisamente em 14 unidades da Federação. Em Raul Soares a chuva teve início ontem pela manhã, sábado-5 abril, forte e com rajadas de vento. Em seguida manteve-se branda durante o resto do dia até à noite tendo continuidade nesta manhã de domingo.

Pelo que se vê este tempo chuvoso tende a continuar por mais algumas horas, para muitos convidativo e aconchegante... apresentando o fênomeno conhecido como chuva-criadeira, ou seja miúda e continuada, que penetra bem pela terra; conhecida também como chuva de galinha e chuva de plantação.

Na foto, uma vista parcial da cidade durante este período de chuvas de abril...

03 abril 2008

CONCURSO RAINHA DO CAFÉ EM RAUL SOARES

O concurso Rainha do Café do Estado de Minas Gerais deste ano será realizado em 24 de maio, na cidade de Raul Soares.
Setenta e três cidades estarão participando desse concurso que em todos os anos é promovido e realizado pelo empresário Domingos Anastácio Neto.
Essa festa de grande importância, já incluída no calendário de eventos importantes da região, é atraente por reunir as representantes mais belas de suas cidades e abre divisas econômicas e sociais às cidades participantes, além de propiciar o intercâmbio capaz de movimentar o setor turístico tão almejado no mundo global.

Na foto acima a Rainha do Café do Estado de Minas Gerais 2007, Mayra Lopes Soares (de 22 anos), representante da cidade de Arcos, no concurso realizado na cidade de Tombos

29 março 2008

VIAÇÃO CRISTIANO MORAIS NA FESTA DE SÃO BENEDITO

Quatro ônibus da Viação Cristiano Morais viajaram para Aparecida do Norte, na tarde de 29 de março, levando fiéis católicos da cidade de Alvinópolis para a grande festa de São Benedito.

A Festa de São Benedito

Sob domínio e influência dos portugueses, os negros africanos começaram a cultuar Nossa Senhora do Rosário, chamada também de Nossa Senhora dos Homens Pretos. Irmandades foram fundadas em Portugal no final do século XV, como conta a historiadora e Folclorista aparecidense Maria de Lourdes Borges Ribeiro no livro "Brasil Festa Popular".A devoção a Nossa Senhora do Rosário foi transportada para o Brasil e mais tarde associada a São Benedito. No século XVIII surgem por todo o país as Irmandades de São Benedito, formados por devotos do Santo Negro, cozinheiro e descendente de escravos. Por isso, os estandartes e bandeiras das congadas e moçambiques fazem referência aos dois santos.Os negros e os devotos de São Benedito que viviam em Aparecida participavam dos festejos em louvor ao santo em Guaratinguetá, sempre na segunda-feira após o domingo de Páscoa. "Depois de participarem da Semana Santa, os fazendeiros locais davam um dia aos negros para fazerem sua própria festa religiosa", explica a professora à pedagoga aparecidense Zilda Ribeiro.A festa de São Benedito começou a ser comemorada em Aparecida com a fundação da Irmandade de São Benedito, 1909. As rezas e missas aconteciam na capelinha de Nossa Senhora da Piedade, que ficava entre a rua Monte Carmelo e Anchieta. A primeira festa aconteceu em 1910, na Praça Nossa Senhora Aparecida (Basílica Velha).Dava-se início à tradição da escolha de um rei e uma rainha (os festeiros), além da distribuição de doces, cavalaria, alvorada e procissão. A capela de Nossa Senhora da Piedade foi demolida em 1918 e os devotos de São Benedito resolveram construir uma igreja entre as ruas Oliveira Braga e Monte Carmelo para louvar ao Santo.Em maio do mesmo ano, foi lançada a pedra fundamental e em 1919, com a construção ainda incompleta, foi realizada a primeira grande festa de São Benedito.A inauguração da igreja ocorreu em 21 de agosto de 1924, graças à contribuição de toda a comunidade. É o que revela a primeira edição da revista Ecos Marianos, criada pelo Santuário de Aparecida em 1927.Leilões, queima de fogos e congadas foram incorporados à festa em 1922 pelo "rei" Sátyro de Paiva. Em 1973, o vigário da Paróquia, Pe. Ângelo Licatti, depois de uma consulta popular, resolveu alterar a data da festa para uma semana após a Páscoa.Pelo menos uma coisa não mudou nos 90 anos (2.000): a ajuda da população aparecidense.

24 março 2008

BLOCO TOMBADOS EM GUARAPARI

O Bloco Tombados, um caricato que faz sucesso nos carnavais de Raul Soares que oferece o melhor Carnaval da região, esteve presente em Guarapari, precisamente na Praia do Morro, em clima de confraternização entre seus membros e marcando assim o encerramento do verão de 2008.

PÁSCOA


FIQUE POR DENTRO...

NOTÍCIAS DA CIDADE DE RAUL SOARES
Acesse http://www.pascoalonline.blogspot.com/
entre outros atrativos para os usuários inteligentes.

05 março 2008

MAIS UMA CAMPANHA DO LEO CLUBE STAR


O Leo Clube 'Star' de Raul Soares, com apoio da Rádio Uai FM, realizou no último sábado, dia 23 de fevereiro, uma campanha em favor de Dona Carmén, moradora de Capitão Martins, quando foram arrecadados alimentos, geladeira, roupas, calçados e melhores condições a uma moradia decente.

27 fevereiro 2008

O ALELUIA + IRADO DA REGIÃO ESTÁ CHEGANDO!

A galera mais interessante de Raul Soares e região tem encontro marcado no sábado, dia 22/03 às 23h na AER onde vai acontecer a festa "CHAPADUS NO ALELUIA!!".

A balada que foi casa cheia em 2007, promete esse ano!! Sonorização Master Som e os djs Rogerinho e Dj Dread prometem tocar só as que ‘bombam’ as pistas do Planeta com as "mais mais" da E.music(musica eletrônica) e as melhores do Carnaval Baiano de 2008 com a agitação dos locutores da Radio Jovem Tropical!!

E tem mais!! Chapadrink liberado até meia-noite e sorteio de vários brindes e entre eles 1 mp4 Player e 1 celular card! Essa promete!!!

E no dia 05/04 prepare-se para liberar a sua imaginação!!! CHAPADUS NO MUNDO DA FANTASIA! A festa + esperada de todos os tempos!!
Reservas de Convite pelo telefone 33.3351-2236...
Aguardem!

Ps: Nessa festa será proibida a entrada de menores de 18 anos!!

CHAPADUS NO MUNDO DA FANTASIA


12 fevereiro 2008

OPORTUNIDADE DE EMPREGO


ESCOLINHA DE FUTEBOL DA AER


A Escolinha de Futebol da Associação Esportiva Raul-soarense/AER de Raul Soares iniciou na data de hoje a temporada de 2008. Os atletas miríns de até 17 anos se apresentaram à direção técnica do clube, no Estádio da Águia dos Eucaliptos, em vista dos preparativos necessários para as disputas que em breve terão início.

Segundo nos informou o preparador técnico e responsável pelas aulas de aprendizado futebolístico, Serginho “Tilelé”, já está agendado jogos contra equipes da região – Abre Campo, Rio Casca e São Pedro dos Ferros – e Itabira, além do esperado jogo contra o Cruzeiro de Belo Horizonte.
A Escolinha tem apoio de empresários, pais de atletas e a diretoria da Associação, cujo presidente é HerlonTavares.

Na foto acima, parte do elenco, com presença de pais, do treinador Tilelé e do diretor Wilson Veiga

11 fevereiro 2008

COMO FOI O NOSSO CARNAVAL

O Carnaval 2008 de Raul Soares, realizado em seis dias, aconteceu de forma grandiosa, mais uma vez. O que não podia ser diferente como em todos os anos ostentando o título do melhor carnaval da região. A promoção é da Prefeitura do Município, com apoio da Liga das Escolas de Samba e Blocos Caricatos.

O público folião em torno de 5 a 6 mil participantes, por dia, não se importou com as chuvas que caíram, brincaram o carnaval com muita alegria, contentamento e disciplina não havendo registro de incidentes alheios à festa de Momo. Esse público concentrou-se no centro da cidade sobre tendas próprias de abrigo ao som de várias bandas musicais, outros para assistirem os desfiles dos blocos caricatos e escolas de samba.

A cidade recebeu visitantes diversos, muitas vezes acompanhados de familiares, provenientes de várias cidades da região, de Minas Gerais e de outros Estados, contribuindo com o crescimento da economia e abrindo divisas a outras localidades, além de aumentar o brilhantismo dessa festa raul-soarense que se estende (principalmente) à noite e durante todo o dia...

A realização deste ano, também, serviu para ratificar o que estamos falando há algum tempo de que o carnaval no centro da cidade de Raul Soares não dá mais em função do pequeno espaço para abrigar o carnavalesco, público, barracas, palco, rodoviária, pontos de táxi, avenida que é seguimento de rodovia, entre outros entraves para obtenção de êxitos compreendendo conforto, mais segurança e outros atrativos a oferecer aos presentes.

É que essa festa popular cresce e, a cada ano, recebe mais gente, mais participantes e, por isso, precisa ser realizado em um outro local mais amplo, estruturado, e que ofereça as melhores condições a todos. Citamos, também, nas outras oportunidades, o Parque de Exposições e a Vila Barbosa, onde poderá se realizar um carnaval de resultados positivos, mais profissional (industrializado) e qualificado, propiciando mais sucesso e maiores lucros aos promotores e demais seguimentos de apoio. Essa afirmativa não é somente nossa, outras pessoas têm esta mesma opinião e recebem adesão de outros quando se toca no assunto.

Por falar em avenida, onde acontecem os desfiles, vai aqui uma
observação aos carnavalescos. Ali é parte integrante da rodovia MG-329 que liga duas rodovias federais – BR 262 em Rio Casca e Rio-Bahia em Caratinga - recebendo diariamente mais ou menos 800 veículos passantes, carros menores, ônibus, caminhões e carretas (com muitas toneladas) que, quando chegam no centro da cidade, local do cortejo carnavalesco, não têm para onde ir, não tem um desvio e ninguém de direito que possa informar aos inúmeros condutores que se barram na corda protetora, meio a uma multidão, som estridente de veículos ensurdecedores, no meio da muvuca.

Esses inconvenientes, entre outros de conforto, além de tirar o brilho do carnaval, com certeza, levam muitos participantes a se ausentarem nos próximos anos...

Neste ano, a organização foi boa e deu conta do recado. Os adornos carnavalescos foram melhorados assim como a iluminação na avenida, mas o som para as escolas de samba foi o da pior qualidade já apresentado. Algumas pessoas criticaram a qualidade das bandas musicais e a ausência de música carnavalesca, sobretudo as saudosas e imortais marchinhas, e elogiaram a vigilância e segurança proporcionada pelos policiais e demais profissionais em serviço. Não foram poupadas críticas ao odor, insuportável para muitos, provocado por urinas, fezes, lixo, bebidas e outros dejetos nas áreas próximas do local carnavalesco e a presença de carros-de-som com alto falantes e cornetas agressivas na contramão dos decibelímetros permitidos.

Em contrapartida, o suporte dos bares e comércio em geral foi plausível, de valia e de boa qualidade. A diferença a mais fica por conta dos barraqueiros, em seus acessórios e guloseimas que fortificaram a folia e, principalmente, o feijão-tropeiro que foi o destaque na opinião geral. Aliás esse prato é o mais cobiçado durante as festas em Raul Soares, podendo virar-se em tradição e especiaria típica raul-soarense.

Em um rápido resumo, pode-se dizer que valeu!