11 junho 2013

Grande festa marca os
101 anos de Rio Casca
No ano de 1826, Francisco Ferreira Maciel Laia, aventureiro em busca de terras, embrenha-se pela densa mata as margens do Rio Casca. Dessa maneira, apossou-se de enorme área, onde hoje se localiza a Fazenda de Fidelidade. Em 1836, a fazenda foi vendida a Ângelo Vieira de Souza e, naquele mesmo ano, o povoado se iniciou em seus terrenos.

Em 1858, o Arraial de Conceição do Casca foi elevado à freguesia com o nome de Nossa Senhora da Conceição do Casca. O município foi criado em 1911 e instalado um ano depois.
A vila foi fundada pelo furriel Ângelo Vieira de Souza. O município foi criado em 30 de agosto de 1911, através da lei estadual 556. Os pioneiros habitantes chegaram à região no princípio do século XIX. Banhada pelo Rio Casca, que nasce na serra das Aranhas e forma várias cachoeiras em seu percurso, tinha suas terras cobertas de floresta, onde havia em quantidade árvores como o jacarandá, peroba, braúna, cedro e jequitibás centenários.

Segundo a divisão administrativa de 1911, o município, cuja instalação se verificou a 01 de junho de 1912, compunha-se de três distritos: Rio Casca, São Pedro dos Ferros e São Sebastião de Entre Rios.

A extração de madeira se constituiu, no princípio, a principal atividade econômica, o que durou até a sua extinção. Em 1929, a cidade tinha uma população de três mil pessoas, iluminada com luz elétrica, sendo a Estrada de Ferro Leopoldina seu único acesso aos grandes centros, até o aparecimento das rodovias por volta de meados 1950.
Atualmente o município tem a economia concentrada no leite, suinocultura, produzindo também, feijão, milho e cana, além de avicultura e pequenas indústrias de transformação.
Sua população é de mais de 15 mil pessoas. (Fonte: Wikipédia)

Para comemorar seu aniversário de 101 anos, a municipalidade rio-casquense - Prefeitura e Câmara - promoveu a Festa da Cidade, no período de 30 de maio a 2 de julho deste ano, com vasta programação sociocultural como alvorada pelas ruas da cidade, missa, passeata e exposição de trabalhos por alunos escolares e leilão de gado, entre outros atrativos.

Uma cerimônia cívica aconteceu em frente à Câmara Municipal na manhã de sábado (1º de junho), abrilhantada pela Banda de Música Santa Cecília local e Banda da Polícia Militar de Manhuaçu, reunindo centenas de pessoas da comunidade, autoridades da região e da cidade como a presidenta do Poder Legislativo, Marleyde de Paula Mucida Miranda “Leidinha” que dirigiu a cerimônia, prefeito José Mário Russo Maroca e Adriano de Almeida Alvarenga, vice-prefeito e os vereadores Alexandre Amarante Gomes Pinto Coelho, Amarildo Pereira de Assis, Antonio Carlos de Avelar, Eli Júlio da Silva, Jair Heleno Andrade, Natanael Florêncio Miranda, Neliberto Soares Piltelcrow e Onofre da Silva Mendonça.

“Tão rápido quanto ver um filho crescer, Rio Casca completa hoje 101 anos de muitas lutas e vitórias. Cidade que acolhe as pessoas como uma verdadeira mãe, que mesmo com toda dificuldade mantém seu aspecto alegre e organizado. Rio Casca com seu povo único, que defende sua cidade a qualquer custo, levando seu nome aos quatro cantos do mundo com orgulho e simplicidade, marcas de um povo que ajudou a construí-la pedra à pedra.”

Galeria de Fotos

Nenhum comentário: