04 dezembro 2013

MEC pré-seleciona 4 cidades de
Minas para ter curso de medicina

Sete Lagoas (região Central), Muriaé (Zona da Mata), Passos e Poços de Caldas (Sul de Minas) estão entre os 42 municípios do país pré-selecionados para sediar novos cursos de medicina. A relação foi divulgada nesta terça-feira, em portaria publicada pelo Ministério da Educação (MEC), no Diário Oficial da União. A iniciativa pretende ampliar o número de graduações e faz parte do programa Mais Médicos.

Mais de 200 cidades se inscreveram. Para ser aprovado, o município deveria ter mais de 70 mil habitantes e nenhuma graduação de medicina em seu território. Ainda há um prazo – até segunda-feira – para recurso dos municípios que não foram contemplados. As regras valem para cursos ofertados por instituições privadas.

Ao divulgar as novas regras, o governo informou que a intenção é abrir 11 mil novas vagas em quatro anos. Hoje são ofertadas pouco menos de 18 mil em todo o país.

Em Minas, há 30 instituições, entre públicas e privadas, aptas a ofertar o ensino da medicina. As graduações estão concentrados em 20 cidades. A partir de 2014, há uma previsão de se criar cinco novos cursos, segundo o Conselho Regional de Medicina.

Entre as cidades mineiras selecionadas, Sete Lagoas, atende demandas da área de saúde de duas microrregiões formadas 34 municípios, com 600 mil habitantes.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Breno Henrique Avelar de Pinho Simões, a chegada de novos cursos será fundamental para suprir a carência de especialidades como atenção primária e pediatria. “Em 2015 fica pronto o Hospital Regional, que funcionará como um hospital universitário. Nosso objetivo é formar profissionais locais, que possam atuar na própria cidade”, disse.

Próxima etapa
De acordo com a portaria do Diário Oficial da União, especialistas farão visita in loco nas 42 cidades selecionadas para “verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes no município”. Apenas após essa etapa será divulgada uma lista final.

A partir dela, o MEC fará um novo edital para definir qual instituição privada poderá abrir o curso. São Paulo é o estado com o maior número de municípios pré-selecionados. Lá, constam 16 cidades nesta primeira relação.

Municípios que pleiteam o curso
Nordeste
Bahia: Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro
Ceará: Crato
Maranhão: Bacabal
Pernambuco: Jaboatão dos Guararapes
Piauí: Picos

Norte
Pará: Ananindeua e Tucuruí

Sul
Paraná: Campo Mourão, Guarapuava e Umuarama
Rio Grande do Sul: Erechim, Ijuí, Novo Hamburgo e São Leopoldo

Sudeste
Espírito Santo: Cachoeiro de Itapemirim
Minas Gerais: Muriaé, Passos, Poços de Caldas e Sete Lagoas
Rio de Janeiro: Três Rios
São Paulo: Araçatuba, Araras, Assis, Bauru, Cubatão, Guarujá, Indaiatuba, Jaú, Limeira, Mauá, Osasco, Rio Claro, Pindamonhangaba, Piracicaba, São Bernardo do Campo e São José dos Campos

Centro-Oeste
Goiás: Aparecida de Goiânia
(HojeemDia)

Nenhum comentário: