01 janeiro 2009

O MUNICÍPIO COM NOVA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA


Aconteceu hoje em Raul Soares, como acontece em todo o Brasil, a posse dos novos administradores do município.
Empossaram-se o prefeito Vicente de Paula Barboza, o vice-prefeito Altivo de Souza Melo e os vereadores Célio David Nesce, Claudecy Alves Costa “Claudinho”, Eimard Rodrigues Ribeiro “Eimard da Tarza”, Fernanda Crystine Rocha de Souza Lima, Joaquim Martins Gomes “Quinca Donana”, Joaquim Mariano de Souza “Fragoso”, José Marcelino de Sousa “Toiota”, Ramiro Andrade Grossi e Romeu Barbosa “Rui do Jipe”, para um mandato de quatro anos que se encerrará em 31 de dezembro de 2.012.

Primeiramente os empossados assistiram a uma missa especial celebrada no Santuário São Sebastião, pelo Pe. José da Silveira Miguel que, na homilia, aproveitou para falar ao futuro prefeito e vice-prefeito e futuros vereadores e vereadora sobre a responsabilidade que a função pública necessita para ser de pleno benefício aos munícipes e de que ela deva estar alicerçada no caráter de bondade, justiça e dedicação com as quais é possível ter a benção de Deus. Ao final desejou a todos muito sucesso nessa nova caminhada, representando o povo raul-soarense na Prefeitura e Câmara do município.


Na Câmara Municipal o vereador Fragoso, o mais votado no pleito de 5 de outubro, presidiu os trabalhos da sessão de instalação da nova edilidade e deu posse aos 9 vereadores que prometeram cumprir a Constituição da República Federativa do Brasil, a Constituição do Estado de Minas Gerais e a Lei Orgânica do Município de Raul Soares, observar as leis, desempenhar com lealdade e dignidade o mandato que lhes foi confiado e trabalhar pelo progresso do município e pelo bem-estar de seu povo.


Em seguida, Fragoso fez proceder a eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal, de acordo com o regimento interno daquela casa legislativa, em escrutínio secreto para sua escolha. Foram eleitos e empossados Eimard da Tarza, presidente; Quinca Donana, vice-presidente e Rui do Jipe, secretário.


Os vereadores em seus assentos próprios e sob a presidência de Eimard da Tarza reuniram-se para dar posse ao prefeito Vicente Barboza e ao vice-prefeito Altivo que, após prometerem cumprir as leis específicas em favor do município, foram declarados empossados em seus devidos cargos, pela presidência do Poder Legislativo.


Usaram a palavra, na tribuna, o vereador Ramiro Grossi que fez explanação de sua trajetória política quando aproveitou para enaltecer e agradecer seu partido, o PT e a coligação feita com PR, união que foi possível sua eleição tão bem quanto a eleição de seu companheiro Eimard da Tarza; enalteceu, também, com júbilo a presença em todo o país do presidente da República Lula da Silva. Agradeceu e parabenizou seus colegas de Câmara especialmente ao Quinca Donana, Eimard e, por último, Fragoso que foi amigo e companheiro de seu avô Dr. Gerardo Grossi, o fiel e eterno político que Raul Soares tanto se orgulha até hoje.

O vereador Rui do Jipe foi á tribuna para dizer de sua alegria de, mais uma vez, fazer parte do grupo legislativo de sustentação aos interesses da coletividade; aproveitou para agradecer pela sua reeleição e enfatizou que estará do lado de votar em favor do povo com o fim de trazer benefícios necessários para uma Raul Soares melhor.

O vice-prefeito Altivo, também, achou motivos para agradecer, agradeceu a oportunidade de ter sido eleito, sendo um jovem na política e que hoje vem ocupar um lugar de destaque. Declarou, publicamente, de seu desejo de ajudar o prefeito em sua caminhada e a ele, o prefeito, Altivo disse que jamais será seu inimigo e que não é de seu interesse nunca tramar conspiração contra sua pessoa, pois há anos são amigos de verdade.

O prefeito Vicente Barboza subiu à tribuna da Câmara, no ato de posse (pela segunda vez, a primeira em 2005) para expressar seu contentamento e dirigir algumas palavras aos munícipes. Ele, aos olhos dos presentes, mostrou-se emocionado, grato e confessou estar disposto a fazer uma administração melhor do que a feita anteriormente (que terminou ontem dia 31 de dezembro).

Lembrou de seu passado de filho de família pobre, unida e trabalhadora cujos ensinamentos estão sendo bem aproveitados e foram capazes de educá-lo e prepará-lo para aquela missão tão importante de sua vida, fazendo referência a sua mãe ali presente. Agradeceu ao povo, a seus amigos, aos servidores municipais (especialmente à sua equipe de trabalho) que confiaram em sua pessoa na recondução ao cargo de, mais uma vez, prefeito de Raul Soares, citando a participação das polícias civil e militar e o poder judiciário que muito colaboraram para ordem de sua administração. Faz deferência especial à sua esposa e filhas e, com água nos olhos e meio a soluços, dedicou sua trajetória pública, vitoriosa, ao seu (finado) pai José Venâncio Barboza.

Despediu e desejou aos vereadores que façam um bom trabalho à frente do legislativo e que quer estar junto deles para apresentar soluções ao melhor desempenho da função de executivo/legislativo.

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Eimard da Tarza, também, se emocionou e fez muita gente chorar. No decorrer de seu discurso viu-se pessoas agradecidas,chorando e aplaudindo, uns amigos de política, outros irmãos em Cristo, outros familiares e a maioria, sim, de amigos que desejam-lhe uma caminhada de respeito, de transparência e responsabilidade que o ofício público precisa e que ele tem condição de executar como os grandes o fazem.

Eimard, notadamente comovido, contou um pouco de sua vida familiar, de sua participação na política, destacou a grandeza de seus companheiros em especial aos amigos do PT, citou nomes de pessoas que fazem parte de sua vida e acompanham sua trajetória desde ‘simples menino da Vila Esperança a empregado da fábrica Tarza e que hoje é o presidente da Casa’; destacou com louvores aos vereadores Fragoso e Célio Nesce.

Por fim, pediu proteção de Deus para o melhor desempenho de sua função, que estará lado a lado com propostas que sejam para melhorar a vida dos raul-soarenses, que espera manter diálogo necessário com o prefeito para melhor desenvolvimento das atividades administrativas do município de Raul Soares e que a Câmara Municipal estará à disposição da população que busca seus interesses.

Clique na foto para ampliar

Nenhum comentário: