18 março 2009

Minas inicia exportação de ovo em pó neste semestre




BELO HORIZONTE (18/03/09) - As primeiras exportações mineiras de ovos desidratados ou em pó serão feitas até o mês de maio. Com a inclusão desse produto na sua pauta de exportações, o Estado vai participar de um mercado que, em 2008, possibilitou ao Brasil uma receita da ordem de US$ 1,2 milhão, com o embarque de 152,6 toneladas de ovo em pó. Os dados são do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e foram organizados pela Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

O projeto pioneiro de exportação de ovo em pó, no Estado, é do Aviário Santo Antônio (ASA), que tem indústria em Nepomuceno, na região Sul de Minas, a 240 quilômetros de Belo Horizonte. Segundo o diretor administrativo da empresa, Aulus Sávio Assumpção, “para iniciar as exportações, a empresa fez contrato com um grupo europeu sediado em Luxemburgo, na Europa Ocidental, que destinará o produto principalmente aos países asiáticos.”

Assumpção informa que a indústria montada pelo ASA para fazer a desidratação dos ovos de galinha opera com matéria-prima das granjas da própria empresa e está preparada para oferecer o produto de várias formas. “Vamos atender aos compradores que preferem o ovo desidratado integral e também àqueles que buscam apenas a clara ou a gema em pó”, explica. “Além disso, podemos processar o ovo em diversas misturas, de acordo com a solicitação dos compradores, para atender a necessidades específicas das fábricas de alimentos.”

Produto versátil - Entre as vantagens do ovo em pó sobre o produto comum estão a praticidade, a eliminação dos resíduos e o prazo de validade. Enquanto um ovo comum, devidamente refrigerado, dura até 30 dias, a versão desidratada dispensa refrigeração e pode ser armazenada por um período de até 12 meses, o que possibilita fazer embarques para os países mais distantes sem perda de qualidade do produto.


Além de ser totalmente higiênico, o produto exige pouco espaço para armazenagem. Outras vantagens do ovo desidratado são a facilidade de uso, a inexistência de risco de perdas por quebras e trincagem, e a redução no tempo e custo no processamento dos alimentos, com a eliminação das etapas de quebra de casca e separação da gema e clara.

Nenhum comentário: