17 março 2009

Santana do Tabuleiro na prevenção ao câncer de próstata



O Câncer de Próstata é uma doença que provoca o crescimento anormal e incontrolado das células da próstata. Próstata é uma glândula que somente os homens possuem, estando localizada abaixo da bexiga, sendo responsável pela produção de parte do sêmen (líquido que contém os espermatozóides).

O Câncer de Próstata é curável quando detectado no início. Caso contrário, pode se espalhar para outras partes do corpo (metástases), tornando-se incurável.
Não se sabe ainda com exatidão a causa do câncer de próstata. Pesquisas sugerem uma combinação de fatores hormonais e genéticos. Alguns hábitos alimentares e condições ambientais também são fatores de risco.

A maior parte dos cânceres de próstata cresce lentamente e sem apresentar sintomas. Com o decorrer do tempo pode surgir dificuldade para expelir a urina, jato urinário fraco ou aumento do número de micções. Estes sintomas são comuns nos casos de crescimento benigno, de modo que a presença deles não indica, necessariamente, a existência de câncer, mas exige, no mínimo, uma avaliação médica.

Com objetivo de orientar e informar ás pessoas sobre essa doença, a Sociedade de Prevenção e Assistência aos Canceros/Sopac de Raul Soares, cumprindo sua série de eventos dessa natureza no município, realizou, no último dia 14 de março, no distrito de Santana do Tabuleiro, uma palestra de prevenção a essa terrível doença que se agrava com grande proliferação por entre os brasileiros.

A palestra foi ministrada por Dr. Humberto Bernardes, médico experiente e renomado na região, urologista e cirurgião do Hospital Arnaldo Gavazza da cidade de Ponte Nova. Ressalta-se que ele estará atendendo em Raul Soares dentro dos próximos quinze dias.
Ele discorreu sobre o assunto para uma platéia de mais de 100 pessoas, reunidas no salão da Escola Padre Júlio Maria, que teve participação efetiva fazendo perguntas, tirando dúvidas e recebendo orientação do urologista que, durante todo o tempo, esteve à disposição da comunidade santanense.

Esse evento teve apoio de Célio Nesce, voluntário do Núcleo do Câncer de Raul Soares e da diretora daquela escola, Irmã Antonia.



Um comentário:

Unknown disse...

Obrigado pela cobertura do evento em Santana! Isso é muito importante.
Gostaria de ver mais matérias de lá!
Um grande abraço
Marcelo
marcelopcg@yahoo.com.br