27 outubro 2010

Editorial 394

Editorial do Jornal Regional que circulou no início desta semana

Falta liderança política em Raul Soares

O resultado das últimas eleições para deputado estadual e deputado federal dá para se ter uma noção sobre o quadro político em Raul Soares. Acima de tudo, dá para saber quem é quem quando se aponta quem é ‘o detentor de mais votos’ aqui na urbe.

Uns pré-candidatos à prefeitura raul-soarense em 2012 arregaçaram as mangas para obterem maior votação para seus candidatos. Mas o que se viu na contagem não somou em muito não, pois o quadro ficou conforme previsto senão uma ou outra exceção.

Também, depara-se com algumas surpresas no rol de vencedores e na lista de derrotados no resultado geral no Estado.

Agora, após os números na mesa, pode-se afirmar que determinadas surpresas agradáveis têm condições de alavancar um novo destino ao município de Raul Soares, por se tratar de gente ligada a área de renovação e mudanças; outras vão servir mesmo para tirar do caminho gente descompromissada com a iniciativa pública e que só pensa em si, esses agora estão na geladeira (esfriando e inertes da ação política, pelo menos por um bom tempo).

Pode-se afirmar mesmo é que quem saiu na frente foi o prefeito Vicente Barboza, pois (apoiados por ele) o deputado estadual, Zé Henrique, novamente, foi o mais votado e o desconhecido Zé Silva, candidato a deputado federal pela primeira vez, ficou em segundo lugar ou menos 139 votos do que o imbatível João Magalhães que está em seu terceiro mandato.

Neste pleito de 2010 mais de cem candidatos a deputado federal e mais de cem a deputado estadual obtiveram votos nas urnas raul-soarenses (isso sem contar aqueles abaixo de 5 sufrágios). O majoritário à Câmara Federal não alcançou 13% dos votos válidos e o majoritário à Assembleia Legislativa ficou abaixo dos vinte por cento.

Essa é uma triste marca. Contudo serve para uma reflexão dos políticos para que saibam que é preciso mais união do eleitorado que vem com trabalho sério e dedicação dos agentes políticos em favor das causas públicas.

Uma comunidade pode aspirar benefícios mais relevantes se tiver um representante eleito com votação acima de 30% dos votos. Caso contrário, mesmo o município de Raul Soares tendo quase 20 mil eleitores, vai estar na mesma fila de um outro com eleitorado abaixo de seis mil.

Enfim, está faltando liderança política.

Nenhum comentário: