07 fevereiro 2014

Novos membros do Comitê de Integração
da Bacia do Rio Doce tomam posse

Durante a solenidade também foi escolhida a nova diretoria executiva

O auditório da Regional Rio Doce da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) foi palco da solenidade de posse dos novos membros do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce), no último dia 6. Tomaram posse os representantes do poder público, usuários e sociedade civil. Na ocasião também foi escolhida a nova diretoria, que passou a ser composta por seis membros, dois de cada segmento, com representatividade equitativa dos dois Estados que compõem a bacia, Minas Gerais e Espírito Santo. 

Leonardo Deptulski, prefeito de Colatina, é o novo presidente do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce). Ele já havia assumido interinamente o cargo, no final de 2013, por ocasião da renúncia da então presidente, Elisa Costa, prefeita de Governador Valadares. Leonardo foi reconduzido à presidência pelo plenário. “Reforçamos aqui o nosso compromisso com a gestão do CBH-Doce, certos de que há muito que ser feito em prol de nossa bacia”, afirmou o presidente. 

Além dele, a diretoria também será composta por Iusifith Chafith Felipe, representante da sociedade civil, como 1º vice-presidente; João Lages Neto, membro do comitê representando o segmento dos usuários, como 2º vice-presidente; Luiz Cláudio de Castro Figueiredo, também representante dos usuários, como secretário; Carlos Eduardo Silva, representante do poder público estadual, como secretário-adjunto; e Gilse Olinda Barbieri, representante da sociedade civil, como 2ª secretária-adjunta.
         
Antes da escolha da diretoria, tomaram posse os novos membros titulares e suplentes, para o mandato de 2014 a 2017. O processo eleitoral marcou uma mudança significativa para o CBH Doce, que reforça seu caráter de Comitê de Integração, segundo o novo Regimento Interno. Além da ampliação da diretoria-executiva, outra modificação foi a instituição de uma diretoria colegiada, constituída por representantes dos nove comitês de rios afluentes: os CBHs Piranga, Piracicaba, Santo Antônio, Suaçuí, Caratinga, Manhuaçu, Guandu, Santa Maria do Doce e São José.

Aos novos membros caberá definir sobre a gestão das águas na bacia, atuando em prol do desenvolvimento sustentável da região, principalmente no que se refere à aplicação dos recursos arrecadados com a cobrança pelo uso da água, implementada em novembro de 2011. A Bacia Hidrográfica do Rio Doce possui uma extensão territorial de 83.430 Km2, com 86% de sua área de drenagem em Minais Gerais e 14% no Espírito Santo, e abrange 230 municípios, sendo 202 mineiros e 28 capixabas.
(Prefácio Comunicação)

Nenhum comentário: