25 fevereiro 2014

Vereadores de São Pedro dos Ferros
aprovam projeto de prevenção da
obesidade infantil

A Câmara Municipal de São Pedro dos Ferros, cumprindo calendário de reuniões ordinárias deste ano de 2014, realizou mais uma reunião em sua sede, na noite do último 18 de fevereiro, com presença de todos os vereadores. 
Na oportunidade foram discutidos e votados assuntos de interesse da população ferrense.

Projeto de Resolução nº 01/2014
O Projeto de Resolução nº 01/2014, de autoria da Mesa do Legislativo Ferrense, presidente Pedro Moreira da Silva, vice-presidente Antonio Couto de Assis e José Roney da Costa, secretário, dispõe sobre aplicação de reajuste ao subsídio dos vereadores e da remuneração dos servidores da Câmara Municipal para o exercício de 2014 no percentual de 5,56% referente ao INPC de 2013.
Fica garantido aos servidores o piso mínimo definido pelo Governo Federal para o salário mínimo nacional.

Projeto de Lei nº 01/2014
De autoria dos vereadores Bolivar Batisteli, José Soares Caldas e Wanderlei Magalhães Mendes esse projeto institui o Plano de Prevenção da Obesidade Infantil na Rede Municipal de Educação do município.
O poder público deverá prover os estabelecimentos de ensino de material didático para utilização nas atividades sobre a obesidade infantil; deverá, também, estabelecer conteúdo programático mínimo a ser abordado em sala de aula, carga horária e atividades específicas para educar e prevenir a obesidade infantil; fomento à prática de atividades físicas adequadas a cada faixa etária incluindo, dentre as aulas a serem ministradas, matérias sobre a importância da alimentação equilibrada; cessão, conforme disponibilidade, de espaço para realização de palestras ou outras atividades na rede municipal de ensino, com objetivo de informar e conscientizar os alunos, pais e responsáveis sobre as causas e consequências da obesidade; à Secretaria Municipal de Educação caberá a elaboração de atividades físicas destinadas a garantir as crianças e adolescentes a prática de esportes, entre outros.
Cabe ao Poder Executivo, através de regulamentação, definir e editar normas complementares necessárias à execução da presente no prazo de noventa dias a contar da data de sua publicação.
Justificativa: A obesidade é a doença crônica nutricional que mais cresce no mundo, atingindo todas as faixas etárias e todas as camadas da população, deixou de ser considerada como problema individual e passou a ser tratada como problema de saúde pública.
A prevenção continua sendo o melhor caminho para evitar os problemas de obesidade infantil e a escola é um local importante onde esse trabalho de prevenção pode ser realizado, pois as crianças fazem pelo menos uma refeição nas escolas, possibilitando um trabalho de educação nutricional das crianças em quantidade e qualidade e ser um agente formador de hábitos saudáveis.
Requerimento nº 01/2014
De autoria dos vereadores Bolivar Batisteli, José Soares Caldas e Wanderlei Magalhães Mendes, os quais requerem seja encaminhado ao Poder Executivo Municipal para providências urgentes a melhoria e/ou adequação do horário de transporte escolar da Comunidade da Casa Rosa e Fazenda Brasília para a Escola do Lajão.
Justificativa: O objetivo é a facilidade de acesso, uma vez que o veículo de transporte inicia o seu percurso na Casa Rosa, por volta de 5h30 e com retorno por volta de 12h45, o que obriga os alunos (crianças e adolescentes) a acordarem muito cedo e, ainda, aguardarem por um longo tempo até o início das aulas, 7h; e, também, a aguardarem por muito tempo para o retorno aos seus lares, após o término das aulas, 11h30.

Requerimento 02/2014
De autoria dos vereadores Bolivar Batisteli, José Soares Caldas e Wanderlei Magalhães Mendes que requerem seja encaminhado ao Poder Executivo Municipal solicitando informações e envio de documentos relativas ao cumprimento da exigências estabelecidas na Lei nº70/2013 que dispõe sobre a contratação de pessoal por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, em especial sobre: a obediência aos prazos estabelecidos para as contratações temporárias; a obediência à proibição das contratações temporárias; a obediência ao prazo legal estabelecido para realização do Processo Seletivo Simplificado e ao atendimento quanto ao envio para Câmara Municipal das informações pendentes sobre as contratações efetivadas.
Justificativa: O objetivo da presente propositura é a garantia do cumprimento de disposições legais pertinentes e do direito ao acesso de informação.
Requerimento 03/2014
De autoria dos vereadores Bolivar Batisteli, José Soares Caldas e Wanderlei Magalhães Mendes que requerem seja encaminhado ao Poder Executivo Municipal solicitando dados da frota de veículos, inclusive das máquinas com suas respectivas caracterizações, contendo principalmente as cópias dos livros pertinentes aos lançamentos das informações sobre os abastecimentos e das cópias das respectivas notas, relativas ao exercício de 2013 e mensalmente neste exercício de 2014.
Justificativa: O objetivo da presente propositura é a garantia do cumprimento de disposições legais pertinentes e do direito ao acesso da informação.

Requerimento 04/2014
De autoria dos vereadores Bolivar Batisteli, José Soares Caldas e Wanderlei
Magalhães Mendes que requerem seja encaminhado ao Poder Executivo Municipal que seja encaminhado ao Poder Executivo Municipal solicitando informações quanto à previsão do cumprimento com as obrigações para com os servidores públicos municipais aposentados e em gozo de outros benefícios previdenciários, na forma da Lei nº 053/2002 e de legislação que dispõe sobre sua alteração.
Justificativa: O objetivo da presente propositura é a garantia do cumprimento de disposições legais pertinentes e do direito ao acesso da informação e, principalmente, para evitar que os servidores continuem tendo prejuízos financeiros, os quais dedicaram anos de suas vidas em prol da municipalidade mediante a prestação de serviços.



Nenhum comentário: