Mais de 70 cidades de Minas Gerais estão sofrendo pelo grande volume de chuvas dos últimos oito dias dando um saldo de enormes prejuízos, além de centenas de desalojados e desabrigados que terão que relutar e reconstruir suas vidas.
A população de Raul Soares passou por momentos de apreensão, cuidados e alerta máximo nos últimos dias. Não tivemos notícia de registros graves, senão de águas invadindo residências, lojas de comércio, etc.
A administração pública esteve aliada às dificuldades dos atingidos disponibilizando abrigos, homens e máquinas para auxiliar nas mudanças e na retirada de lama, entre outros.
O serviço de água da cidade – Saae – correspondeu aos anseios de sua finalidade não deixando faltar água própria para o consumo humano.
O contingente das polícias Militar e Civil se manteve em sentinela e em diuturna vigília informando, orientando e à postos para não deixar a cidade desamparada e insegura.
O trabalho dos técnicos da Usina do Emboque (Brascan Energética) muito contribuiu para que os danos não fossem piores. A barragem do lago que dista 8 quilômetros da área urbana da cidade, após controle intensivo de abertura de comporta, pôde impedir que grande volume de águas do Rio Matipó se superlotasse (represando o Rio Santana) e invadisse os inúmeros ribeirinhos.
Enfim, por enquanto, a situação está controlada e a população mais tranqüila.
Clique na foto para ampliar
Nenhum comentário:
Postar um comentário