14 dezembro 2009

Joana D'Arc

Raul-soarense é homenageada no Paraná

Clique na foto para ampliar

A raul-soarense Joana D’Arc Faria de Souza e Silva, radicada na cidade de Toledo, Oeste do Paraná, recebeu homenagem do povo toledense, através dos Poderes Legislativo e Executivo que a outorgaram a Medalha Willy Barth.

Willy Barth nasceu em Santa Cruz do Sul/RS onde trabalhou como balconista e caixeiro viajante; em 1949 passou a residir em Toledo assumindo a direção da empresa industrial Madeireira Rio Paraná/Maripá.
Foi um grande benfeitor no desenvolvimento da cidade, seu dinamismo e espírito de empreendedor o fizeram prefeito no ano de 1960, mas não concluiu o mandato, pois veio a falecer em abril de 1962.
O povo toledense, em suas várias gerações, mantém gratidão ao colonizador Willy Barth nomenclaturando o seu nome em via pública e praça, rodovia e museu histórico, entre outros bens públicos.

Por isso o diploma e medalha Willy Bart constituem num reconhecimento de grandeza e gratidão do município de Toledo a determinadas pessoas ilustres que prestam relevantes serviços ao seu povo.

A cerimônia de entrega dos títulos aconteceu no último dia 11 de dezembro, no salão nobre do Teatro Municipal de Toledo, em sessão solene da Câmara de Vereadores, durante as comemorações de 57 anos de emancipação política e administrativa do município e de 63 anos da chegada das primeiras famílias colonizadoras.

Durante a solenidade, estiveram presentes representantes da sociedade, o presidente da Câmara Municipal, vereador Renato Reimann que dirigiu a sessão extraordinária e o prefeito José Carlos Schivinato, vereadores, o deputado federal Dilceu Sperafico e os deputados estaduais Ademir Bier, Elton Welter e Duílio Genari e demais homenageados.

Receberam o título de Cidadania Honorária o vice-governador do Estado, Orlando Pessuti e o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Forte Neto; Waldemar R. Vieira, Celso Prati e Ivo Ilário Riedi.
A medalha Willy Barth foi entregue a José Hermeto Kuhn, Joana D’Arc, Robert G.Hickson e Giovarni Ferri.

Nenhum comentário: