22 outubro 2013

As oportunidades para
Minas com o leilão do pré-sal

Somente um salto tecnológico pode aumentar a participação da indústria mineira nos investimentos multibilionários que serão realizados no setor de petróleo e gás nos próximos anos, e que teve ontem no anúncio do vencedor do leilão do Campo de Libra, um marco em seu desenvolvimento. Por outro lado, os tradicionais parceiros mineiros da Petrobras, como a Vallourec e a Georadar, devem engordar suas carteiras de contrato com o segmento.

Hoje, o grupo Georadar, que realiza serviços de levantamentos geofísicos e presta serviços onshore (em terra) e offshore (no mar), possui contratos de mais de R$ 1 bilhão com a Petrobras para os próximos oito anos, com possibilidade de prorrogação por mais oito. Sua controlada, a Geodata, possui encomenda para entrega de seis navios e negocia um novo contrato.

Com a exploração do pré-sal ganhando corpo, a demanda imediata é para o setor de serviços. “Teremos uma mudança sem precedentes no setor e isso vai acontecer rápido, como em três anos, com muitas fusões e aquisições. Os sócios poderosos que arremataram o campo de Libra podem acelerar isso”, disse o diretor de novos negócios do grupo Georadar, Celso Magalhães. Ele não descarta, inclusive, a fusão da Georadar com outros players.

O campo de Libra, o maior do pré-sal, pode atingir um pico de 1,4 milhão de barris ao dia. Hoje, a produção total da Petrobras é de cerca de 2 milhões/dia. É devido a este porte que o leilão de ontem é considerado gatilho para a transformação da cadeia de fornecedores.

Máquinas 
“O setor de máquinas e equipamentos de Minas Gerais será fornecedor em uma fase mais adiante, que começa na extração, de forma incipiente, e ganha força na industrialização do óleo com maior relevância, com equipamentos para o refino. Nossa demanda chegará daqui a 10 anos, e temos um enorme desafio tecnológico e de competitividade”, afirmou o diretor da regional mineira da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq-MG), Marcelo Veneroso. O fornecimento hoje é de estruturas metálicas, compressores, reatores, caldeirarias e outros.

O receio de Veneroso é que se repita aqui o ocorrido na Holanda durante o desenvolvimento da indústria de gás, com entrada de grande volume de capital estrangeiro e alta da inflação minando a competitividade do produto nacional. “De certa forma esse movimento já ocorre e a preocupação é que ele se acentue. Passaremos pela necessidade de uma avanço tecnológico imenso, especialmente na perfuração. Mas ocorre que hoje, mesmo em águas rasas, a grande maioria dos fornecedores são estrangeiros”, afirmou.

Construção pesada
O presidente do Conselho de Política Econômica e Industrial da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Lincoln Gonçalves Fernandes, destaca também o potencial de negócios que podem ser gerados para a construção pesada, e lembra da fatia pequena que Minas recebe do bolo de investimentos totais da Petrobras. “Tende a crescer (a fatia) pela escala dos investimentos. Mas é uma escala mundial, não fica restrita a Minas”, disse. 
(Hoje em Dia)

Nenhum comentário: