10 janeiro 2014

Joaquim Barbosa, Presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil, determinou prisão de figuras notórias da cúpula dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT), entre outros, por crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e compra de votos. É o processo do Mensalão, objeto da ação penal 470, movida pelo Ministério Público envolvendo 40 suspeitos.

Vicente Barboza, ex-prefeito de Raul Soares, é Ficha Suja após ter as contas da prefeitura rejeitadas pelo legislativo raul-soarense, isso é realidade.

Além de ser Ficha Suja, algumas pessoas o acusam pela falta de respeito e zelo ao patrimônio público enquanto gestor do município; ao invés de defendê-lo o usou em benefício próprio. Pesam contra sua pessoa acusações de enriquecimento ilícito, imóveis e dinheiro em espécie em nomes de outras pessoas, conhecidas como ‘laranjas’.

“Laranja’ é um indivíduo, nem sempre ingênuo, cujo nome é utilizado por outro na prática de diversas formas de fraudes financeiras e comerciais, com a finalidade de escapar do fisco ou aplicar dinheiro de origem ilícita.”

Antes de ser prefeito, Vicente Barboza era açougueiro no Distrito de São Vicente da Estrela e professor de português. Sim, professor de português mesmo tendo escrito ‘Ciente’ com ‘s’ ao dar ciência numa intimação judicial...

Atualmente, a sociedade o acusa de abastado (opulento), de ter um patrimônio invejável, possuidor de imóveis e propriedades rurais em Raul Soares e Uberlândia, apartamentos de cobertura em Belo Horizonte e, no Vale do Aço, de ter lojas de materiais de construção e farmácias, entre outros bens. 

Vicente Barboza teve o último subsídio recebido como prefeito (dezembro de 2012) no valor de R$ 11.668,92 bruto e líquido R$ 9.039,94.

Terminado seu mandato, saiu e deixou um caos para a administração sucessora como dívidas com fornecedores, falta de pagamento do 13º salário e salário de dezembro do funcionalismo, máquinas quebradas e frota de veículos sucateada, uma série de compromissos administrativos assumidos e não cumpridos junto à Justiça e Ministério Público.

Ele é acusado de improbidade administrativa por promoção pessoal utilizando-se de publicação em revista, licitações, falta de cumprimento de TAC/Termo de Ajustamento de Conduta e adulteração de lei municipal, etc. 

Aí é que pode entrar o presidente do Supremo, juiz Joaquim Barbosa, que, com sua larga experiência de revelar e condenar criminosos, mandar investigar a veracidade de possíveis fraudes e crimes que muitas pessoas atribuem ao ex-prefeito Vicente Barboza, fazer julgamento e, se for comprovada sua culpabilidade, condená-lo a cumprimento de penas.

Quem sabe, podemos ver um embate entre o presidente do Supremo Tribunal, Joaquim Barbosa e Vicente Barboza, ex-prefeito de Raul Soares (?!)
Jonathan               

Nenhum comentário: