17 fevereiro 2009

Câmara Municipal de Rio Casca, a primeira reunião de 2009

Leidinha tem seu nome cravado na história da cidade

O dia 16 de fevereiro de 2009 fica registrado, na história do município de Rio Casca, como um grande avanço da sociedade rio-casquense que pôde ter o privilégio de testemunhar e assistir a uma reunião de vereadores presidida por uma mulher.

Aquela próspera e quase centenária cidade orgulha-se de ter, pela primeira vez, a presidência do Poder Legislativo ocupada por uma vereadora – Marleyde de Paula Mucida Miranda “Leidinha” - uma jovem senhora, guerreira, firme, política de caráter e comprometida com os interesses da sociedade.
Na histórica noite da segunda-feira 16, Leidinha ocupou aquela atraente e cobiçada cadeira de onde se ordenam providências e medidas, discussões e debates e as principais decisões que norteiam o destino da população. Daí é que surge uma simples questão: aquele lugar tem de ser ocupado por pessoas dignas, sérias e que bem sabem lidar com o bem público, bem sabem tratar e respeitar os cidadãos, conforme agora, felizmente, está acontecendo na cidade de Rio Casca. Essa questão haveria de ser regra a ser cumprida por todos os membros da edilidade.

O salão da Câmara, ainda improvisado no prédio da prefeitura, recebeu muita gente, o ambiente esteve superlotado de mentes esperançadas e sadias, entre adultos, homens e mulheres, jovens e até crianças, todos queriam ver a Leidinha conduzir a sua primeira reunião. Aquele ambiente só recebeu grande público em raras exceções ou em reuniões solenes e festivas.

Diante dum público especial e privilegiado e assistência de seus pares, funcionários e assessores, a presidenta Leidinha conduziu a primeira sessão ordinária de forma ética e brilhante, agiu com conhecimento, impôs disciplina e reafirmou seu propósito de que seu trabalho de vereadora resume-se em contribuir de forma grandiosa para o crescimento de Rio Casca.


Reunião Ordinária-

A primeira reunião ordinária dos vereadores rio-casquenses, na atual legislatura (2009 a 2012), foi realizada no salão de 2º andar da prefeitura, como vem acontecendo. A nova sede inaugurada, prédio próprio, foi entregue à população no final do ano passado com as obras em andamento e, por conseguinte, inacabada e sem o salão nobre de reuniões onde se abriga o plenário.

Estiveram presentes todos os vereadores que compõem o legislativo local, a presidenta Leidinha Mucida, o vice-presidente Wander Gualberto e o secretário Bigurrinho, formando a mesa diretora dos trabalhos; Jair Heleno, Agostinho Nogueira, Veneral Ribeiro, Bráulio Vieira, Marildo da Juma e Wilian do Pagode.

A reunião foi transmitida ao vivo pela emissora Transamérica de Rio Casca, estando presente a imprensa escrita através do Jornal de Raul Soares. Marcaram presença os advogados Mauro Bomfim e Leonardo Alves, que compõem a assessoria jurídica da Câmara Municipal. Um grande público compareceu para assistir a reunião dos vereadores; pessoas ilustres e interessadas nas ações legislativas entre elas o líder político Waldyr Alvarenga e o ex-vereador ferrense Reginaldo Moura.

Em transcurso normal de sessão legislativa os expedientes foram apresentados e despachados entre os vereadores, auxiliados pela secretária Gorete.

Usaram a palavra os vereadores Marildo da Juma, Agostinho Nogueira, Wander Gualberto e Jair Heleno que emitiram opiniões e puderam manifestar ao plenário, diante de grande assistência popular presente. Esses ilustres representantes do povo, dentro do direito que lhes cabe, utilizaram-se do espaço para saudações e fizeram solicitações dentro da normalidade, de forma cortês e obedecendo as normas regimentais da Câmara Municipal. Todos imbuídos da responsabilidade e dever capaz de propiciar dignidade à população de Rio Casca.

As indicações e solicitações feitas ao Poder Executivo e a própria Casa nessa sessão legislativa foram lidas, comentadas e serão encaminhadas e votadas na próxima reunião ordinária dentro do calendário de reuniões previamente estabelecido.

O assessor Mauro Bomfim usou a palavra dirigindo-se à platéia e aos edis, oportunidade primeira que discorreu aos rio-casquenses sobre a importância do trabalho dos vereadores, hoje valorizado e distinguido pela Constituição Brasileira que está completando 20 anos de existência.

Disse, com entusiasmo e ênfase, que valoriza em muito o trabalho dos vereadores, cidadãos a quem a sociedade em todos os segmentos deveria ter mais respeito. E que o exercício de verear é complexo, que o vereador é um pára-raio da sociedade que nele busca as mais difíceis e dificultosas tarefas. Completou dizendo que os vereadores têm um custo financeiro muito barato, apenas 8º do orçamento anual de um município, em sua maioria no país.

Mas, de forma estimulante de quem conhece à fundo do assunto, Bomfim disse que, felizmente, o vereador, a cada dia, vem buscando mais espaço e está conseguindo êxitos, alicerçado na própria Constituição da República e nas Leis de Diretrizes Orçamentárias/LDO que determinam as políticas públicas para todas as iniciativas que se executam no município como calçamento de ruas, revisão de IPTU, taxas bancárias, assistência social, saúde, educação e etc.

Finalizou o assessor, dizendo que é importante e necessário que os vereadores desempenhem papel de participação no plenário e nas comissões temáticas. É preciso que os poderes Legislativo e Executivo, mutuamente, se respeitem e que a Câmara, casa do povo, é a caixa de ressonância da sociedade. E que, pela experiência e propósito de cada um daqueles vereadores e a vontade de servir da presidenta Leidinha, ele tem a certeza de que a Câmara Municipal de Rio Casca vai sair na frente das demais.

E, ainda, que está à disposição dos vereadores no desempenho de suas funções, seja em Rio Casca ou em qualquer outra localidade, junto aos setores públicos ou aonde quer que ele se faça presente em busca de soluções com o fim da representação a qual, orgulhosamente, está assumido a convite da presidência do Legislativo.

Após as palavras do assessor Mauro Bomfim, a presidenta Leidinha agradeceu a presença de todos e encerrou a sessão, a primeira sob sua direção.

Clique na foto para ampliar

Nenhum comentário: