25 fevereiro 2009

Carnaval brilhante e tranquilo



O Carnaval 2009 de Raul Soares aconteceu de forma brilhante, ordeira, tranquila e sem maiores registros que venham macular essa realização de responsabilidade da Prefeitura Municipal, à frente o entusiasta Altivo de Melo, vice-prefeito, que não mediu esforços para que essa festa, que durou seis dias, se realizasse com sucesso, com muitas emoções, muita alegria, vibração e folia em todos os dias, recheada de música de primeira linha e memoráveis desfiles de blocos de rua e de escolas de samba.

Da redação do Jornal de Raul Soares podemos afirmar, sem receio de errar, que o Carnaval deste ano, mais uma vez, foi satisfatório, se manteve no patamar de cima e deixa saudades aos foliões. Um fator que merece ser registrado, com destaque, foi a segurança feita por policiais que bem souberam por ordem e garantir a integridade dos foliões e da população em geral.

As falhas (comuns em eventos) não comprometeram a realização. Contudo, achamos que o carnaval raul-soarense precisa de maior estrutura, ser melhor estudado e que tenha planejamento para todos os itens envolvidos. É necessário que tenha uma pessoa, ou até mais de uma, para cuidar dos shows musicais, outras para cuidar dos desfiles dos blocos de rua, outras mais para cuidar dos desfiles das escolas de samba e mais outras para ordenar a instalação das barracas com incumbência de fiscalizar a limpeza e higiene.

Algumas barracas de bebidas e alimentação seriam reprovadas e impedidas ao comércio, se inspecionadas, principalmente pela vigilância sanitária; outras se mantiveram dentro do melhor propósito de servir. Que bom seria se todas elas fossem edificadas dentro do mesmo padrão, bonitas, limpas e higiênicas, como aquela de feijão tropeiro e macarrão na chapa!

É preciso uma equipe para evitar fatores negativos que podem afugentar o folião e ele não voltar mais. Por exemplo, o palco foi montado por debaixo de uma rede de alta tensão propiciando perigo iminente. O som do palco muito acima dos decibéis permitidos, impedindo diálogo entre os presentes, incomodava e fazia mal às pessoas a um raio fora dos parâmetros (parece que o controlador de volume queria ser ouvido em S.P.Ferros). A ornamentação deixou a desejar, foi fraquíssima, já teve melhores adornos e enfeites em outras oportunidades. A iluminação da avenida foi “terrível”... exatamente aonde aconteceu os desfiles das escolas de samba que são a maior atração do carnaval de Raul Soares. Acreditamos, também, que já é tempo de pensar na criação de um ambiente só com samba e marchinhas, a essência carnavalesca que move o coração do Rei Momo e dos foliões.

Com certeza, o bom gosto do Altivo somado às idéias e suporte de outras pessoas, pode melhorar em muito a realização do próximo ano e Raul Soares continuará ostentando o título de ter o melhor carnaval do Leste de Minas.

Clique na foto para ampliar


Um comentário:

Hard Times Cafe disse...

Jonathan,

parabéns pelo blog. Gostei de ter noticias do Carnaval de Raul, já que infelizmente não pude comparecer este ano. As fotos traduzem a riqueza alegórica da Imperatriz Sonho Meu. Raul Soares tem certamente tradição e seu povo o espírito da Festa de Momo. Um pouco de boa vontade e bom gosto político perpetuara’ a nossa RS como a melhor folia da região.

Abraços

Antonio J. S. Ramos (Pite’)
Barcelona, Espanha