21 fevereiro 2009

Motoristas: aposentadoria especial pode sair em 2009


FABRICIANO - Em audiência com representantes dos trabalhadores rodoviários de todo o país, na última terça-feira (17), em Brasília, o ministro da Previdência Social, José Pimentel, anunciou que o governo federal vai conceder aposentadoria especial para todo trabalhador exposto a agentes nocivos à saúde, independentemente da categoria profissional.


O presidente do Sindicato dos Rodoviários do Vale do Aço (Sinttrocel), José Célio Alvarenga (foto), informou que está sendo elaborado um relatório técnico sobre os danos provocados aos motoristas ao longo da sua vida profissional. “Após comprovarmos os danos à saúde do trabalhador neste estudo técnico, que já está praticamente pronto, a Previdência regulamentará o direito através de decreto”, acredita Alvarenga.


Outro assunto abordado na reunião entre os sindicalistas e o ministro foi a contagem de tempo para aposentadoria e acesso aos benefícios do INSS dos trabalhadores de empresas que fizeram o desconto da contribuição dos empregados mas não o repassaram à União. Agora, todos os períodos, desde janeiro de 1976, mesmo que as empresas não tenham repassado a contribuição, serão contados como tempo para a aposentadoria, e o INSS vai acionar as empresas na Justiça.
(FONTE: Jornal Diário do Aço)

Nenhum comentário: