13 fevereiro 2009

Carnaval em Raul Soares


Carnaval 2009

Veja a programação:
Dia 19, quinta-feira, Banda Olhos de Néon; Dia 20, sexta-feira, Central Parque; Dia 21, sábado, Me Chama; Dia 22, Domingo, Axé Music; Dia 23, Segunda-feira, Eça da Bahia; Dia 24, terça-feira e 4ª Dimensão.
Essas bandas estarão se apresentando no centro da cidade, durante à noite e mais dois shows matinês, domingo e terça-feira, dedicados ás crianças.

O concorrido carnaval de Raul Soares, promovido pela Prefeitura, oferece inúmeros atrativos aos foliões que, como em anos anteriores, vão superlotar o centro da cidade. Aliás, o centro urbano local está ficando menor a cada ano, está a cada carnaval ficando “mais pequeno”. É gente para todos os lados o dia inteiro até a manhã do dia seguinte.
Orgulhosamente, é o nosso grande fenômeno raul-soarense.

Acontecem, também, as apresentações, em desfile, das escolas de samba Unidos do Morro, Imperatriz Sonho Meu e Tradição da Rua Bom Jesus, na avenida Getúlio Vargas. É contagiante, todo mundo balançando o esqueleto!

E os blocos caricatos Bloco da Pelada, As Desesperadas, Chapadus, Tombados, Amigos do Juca, Terceira Idade e Cia. Olimpo estarão arrastando multidões pelas ruas da cidade. “... se arrastando feito cobra pelo chão!”. É divertido e imperdível!

A nosso ver, o carnaval de Raul Soares se constitui em outra dimensão, bem diferente daquela antiga, da moda caseira, de anonimato e romântica. Hoje já deixou o doméstico, se insere na dimensão das grandes realizações populares de avançados e turísticos centros urbanos, onde o romantismo é moderno e explícito, sem compromisso e gostoso de se ver, sem pandeiro e sem cuíca, com pouca melodia, com reduzida ginga no pé e muita corneta de grandes decibéis...

O carnaval daqui, também, já está se industrializando ou já está industrializado. Muitos aproveitam da festa, poucos saem ganhando e alguns querendo que ele passe bem depressa ou que nunca fosse realizado...
Pois, ao nosso carnaval raul-soarense está faltando carinho e dedicação, sobra carência à cultura e tradição folclórica, necessita de mais apoio e de gente qualificada ao ofício carnavalesco, tão importante e indispensável para que todos participem e saem satisfeitos, felizes à espera do próximo carnaval...

Quem sabe um dia!...

Um comentário:

Unknown disse...

eu fui e amei...
Raul soares melhor carnaval de minas
tudo de bom!!!!