10 fevereiro 2009

Quem é José Horta Valadares

O professor da Universidade Federal de Viçosa/UFV, José Horta Valadares, é nascido em Raul Soares, filho de Argentino Valadares “Tinim Pio” e Dona Edith, já falecidos. Tem dois irmãos Geraldo Afonso “Gato” e Antonio Augusto.

Ainda jovem, antes mesmo de completar 20 anos de idade, se destacava com grande talento na sociedade raul-soarense, especialmente na educação e nas artes culturais; músico, compositor e intérprete com memoráveis participações em festivais de música e no teatro como artista e diretor de peças contemporâneas.

Foi professor na Escola Regina Paccis, no tempo do Padre Sérgio e Dona Elza Bacelar, lecionando Ciências e Biologia, oportunidade que, usando de métodos ultra-modernos, realizou experiências, na área da Botânica, bem avançadas para aquela época. Uma façanha que lhe rendeu o título de Melhor Professor de Raul Soares e o de estar (orgulhosamente) sempre acompanhado de muitos estudantes.

Em 1969 mudou-se para Belo Horizonte, viveu por quase dois anos nos Estados Unidos. Fixou residência na cidade de Viçosa, no ano de 1975, onde estudou Cooperativismo e suas capacitações de Doutorado e Mestrado.

Sua atuação como educador, professor e mestre é relevante em todo o Brasil tendo participado ativamente de muitas iniciativas cooperativistas em vários Estados do país, com apoio dos governos Estadual e Federal e do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa, instituição educacional reconhecida e respeitada em todo o mundo.

Com pouco mais de 60 anos, bem-vividos, experiência de sobra, muita bagagem e grande vontade de servir, José Horta está dedicando seu valioso ofício em pról de resgatar os bons tempos da Fábrica Tarza e de poder contribuir para o desenvolvimento da cidade de Raul Soares e participar da dignidade de seus “irmãos” raul-soarenses.

2 comentários:

Unknown disse...

MEU GRANDE AMIGO JONATHAN, PARABÉNS PELA DESTAQUE PARA A SITUAÇÃO DA TARZA. JÁ VIMOS MUITAS EMPRESAS SE EXTINQUIREM EM NOSSA TERRA, QUAL PODERIA ESTAR BEM DESENVOLVIDA EM TERMO DE EMPREGOS PERMANENTES. PARABÉNS A TODOS QUE SE ESFORÇAM PARA QUE ESTA EMPRESA SEJA ERGUIDA NOVAMENTE E QUE ELA VÁ ALÉM COM MUITO SUCESSO, POIS ACREDITO NESTA POSSIBILIDADE.
ISRAEL (ZINHO) soisrael@gmail.com

Anônimo disse...

Esse é Meu pai.. um grande homem que em palavras não se resume.... ASS: THIAGO SABIONI VALADARES