19 fevereiro 2010

Neste sábado

Termina o Horário de Verão

Após 126 dias, termina à meia-noite deste sábado

quando os relógios devem ser atrasados em uma hora.

O Horário de Verão termina à meia-noite deste sábado (20), quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora. A medida, que começou a vigorar a zero hora de 18 de outubro passado, totalizando 126 dias de duração, sete a mais que a versão anterior, gerou uma redução na demanda máxima, ou seja, no pico diário da carga que ocorre no período das 18 às 22 horas, em Minas Gerais, de 3,5%, correspondendo a cerca de 250 MW, 0,3 ponto percentual a mais que no ano passado, de acordo com o balanço parcial da Cemig.

O Horário de Verão, que abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, segundo um técnico do setor, deverá gerar para o país uma redução do consumo em torno de 4,4%, devendo superar 2.270 MW, apesar das altas temperaturas e da retomada da atividade econômica em diversos setores da economia.

Os estados do Nordeste e do Norte não foram incluídos porque o Ministério de Minas e Energia (MME) avalia que os benefícios são inferiores. Desde o ano passado, foram fixadas datas para o início e término do Horário de Verão, sendo definido que, todos os anos, a medida entrará em vigor sempre a zero hora do terceiro domingo de outubro e se estenderá ao terceiro domingo de fevereiro. No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término e o domingo de carnaval, o encerramento será no domingo seguinte.

Nenhum comentário: