02 fevereiro 2010

Perda de documentos

Receita para quem perdeu
documentos: rezar uma “Salve Rainha”

Todo dia antes de dormir fico pensando em vários assuntos para escrever no meu blog no dia seguinte. Alguns temas se impoõem naturalmente, estão nas manchetes da internet, da TV e dos jornais, ocupam todos os espaços de opinião, blogs e colunas. Como procuro fugir deles, às vezes fico na dúvida sobre o que pode interessar ou ser útil aos leitores.

Abrir a tela do computador em branco e escrever todos os dias, chova (e como tem chovido!) ou faça sol, dia útil ou dia santo, não é fácil. Nos jornais e nas revistas onde já trabalhei, não precisava me preocupar: recebia pautas com os assuntos escolhido pelas chefias e tratava de cumprí-las. Mas escrevia reportagens apenas uma vez por semana, em média; em alguns casos, levava até um mês ou mais para entregar o texto.

Às vezes, calha de contarmos para os amigos uma história banal que aconteceu com a gente, e eles próprios sugerem: “Por que voce não escreve sobre isso no teu blog?”.

É o que vou fazer. Ao voltar das férias, minha mulher não conseguia encontrar nossos documentos _ todos eles: carteira de identidade, CPF, certidão de casamento, etc. Só de pensar em enfrentar as filas do Poupa Tempo, da Receita Federal, dos cartórios, para tirar tudo de novo, me deu um frio na espinha, um desalento danado. Penso que isso acontece com todo mundo. Fazer o quê?

Depois de revirar o apartamento e o carro, já desistindo de encontrar os ditos cujos, minha mulher, a Mara, resolveu ligar para o cartório onde fomos no final de novembro para passar uma escritura. Foi a última vez que usamos os documentos originais, que sempre ficam guardados com ela num arquivo.
Muito simpático, o escrevente Juliani, que tinha nos atendido naquele dia, garantiu que com ele os documentos não ficaram, mas deu um santo conselho: rezar uma “Salve Rainha”, até o trecho que fala ”deste desterro mostrai-nos…”. Depois, assegurou ele, é só procurar novamente os documentos, que eles serão encontrados.

Se isso acontecer, a pessoa deve então rezar a oração até o final. Pois o milagre aconteceu! Mara procurou novamente nos mesmos lugares que já havia vasculhado antes e acabou encontrando todos os documentos num lugar onde ela não costumava guardar.

Se deu certo para nós, pode dar também para outras pessoas com os mesmos problemas, antes que elas enfrentem as filas para tirar novos documentos.
Já tinha ouvido falar numa outra simpatia, a de São Longuinho, aquela em que você tem que dar três pulinhos acompanhados de três gritinhos, caso teu pedido seja atendido. Mas esta da “Salve Rainha” para mim foi novidade.

Vivendo e aprendendo… Se os caros leitores conhecerem outros meios, orações, simpatias ou santos para nos tirar do sufoco, por favor escrevam na área de comentários. Uma coisa boa da internet é justamente que aqui um sempre pode ajudar o outro.

Autor: Ricardo Kotscho - Categoria(s): Blog

Nenhum comentário: