28 outubro 2011

Pingo D'Água lança programa
'Modernizar para Crescer'

Inhame, a nova arma contra a Dengue
(Sugestão do amigo Geraldo Magalhães/Matipó-MG)
Escrito por Sonia Hirsch

Do interesse de todos, diante das circunstâncias

DENGUE Infecção virótica que faz doer o corpo inteiro, especialmente as juntas, e dá muita febre; deixa a pessoa fora de combate por algum tempo, mas raramente mata. É transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e A. albopictus, que se infectam sugando sangue de algum humano ou macaco infectado nos três primeiros dias da febre. Depois de 8 a 11 dias de incubação, o mosquito começa a transmitir vírus infectantes a humanos no almoço e macacos no jantar (???) – eles saem nas minúsculas gotinhas de saliva que o mosquito usa como anticoagulante durante a picada . Atualmente se diz que há quatro variedades de dengue; quem teve uma pode ter as outras três.

O TRATAMENTO MÉDICO é paliativo – descanso, muita água, banhos mornos, compressas de batata crua ou tofu na cabeça para puxar o calor.
O TRATAMENTO NATURAL é comer inhame. Comer inhame em vez de batata, duas ou três vezes por semana, previne contra dengue. Em situações de epidemia, comer um inhame por dia é mais que bastante – em sopa, purê, ensopadinho, pastinha com alho ou qualquer das outras receitas que você encontra em www.correcotia.com/inhame (transcrito abaixo). Mesmo já estando com dengue, comer inhame – ou tomar o elixir de inhame, vendido em qualquer farmácia (!!!) – costuma acelerar muito a recuperação. Também é importante usar o inhame depois da dengue, para eliminar os resíduos do sangue que tornam mais dramática a recaída.

O inhame limpa o sangue
É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis.

Fortalece o sistema imunológico
Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. Curioso que a forma do inhame seja tão semelhante à dos gânglios…

Evita malária, Dengue, Febre Amarela
A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios.

É mais poderoso que a batata
E tem a vantagem de ser nativo, enquanto a semente da batata é importada. Inhame dá com fartura em qualquer lugar úmido. Em vez de apodrecer na cesta, como a batata, ele brota e produz mais inhames.
Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após.

Medicina é o pequeno, cabeludo
Marronzinho por fora, com a pele variando de roxo a branco. Existem ainda o inhame do norte e o cará, maiores e mais lisos, que são muito bons para comer mas não têm o mesmo poder curativo do inhaminho (também chamado de inhame chinês).

A folha parece com a taioba
É da mesma família; ao contrário do que se pensa, a folha do inhame também serve para comer, cozida ou refogada. Às vezes pica muito, como a taioba.
Os outros nomes do Inhame
Em latim, infelizmente, é colocasia esculenta. Na África e na América do Norte se chama taro, na América Central é ñame ou otoe, na França é igname, na Índia albi, no Japão sato-imo, no Caribe malanga ou yautia. E cará, em inglês, é yam .
Receitinhas de inhame (Cru – coma e ame!)

Salada de inhame
Rale e tempere com sal marinho e limão ou com molho de soja. É muito forte. Um leproso que se escondeu no mato e só tinha inhame cru para comer ficou inteiramente curado depois de alguns meses. (Se der coceira nas mãos na hora de descascar, passe um pouco de óleo ou lave com água bem salgada.)

Vitamina com inhame
Ponha no liquidificador um inhame, uma cenoura, alguns ramos de salsa (ou outra folhinha verde, como coentro ou hortelã) e o suco de duas laranjas, com mais água se desejar. Tudo cru. Dá para dois copos.

De cuscuzeira
Cozido no vapor
Ponha alguns inhames com casca e tudo na parte superior da cuscuzeira, ou numa peneira sobre uma panela com água fervendo, e tampe. Depois de meia hora espete com o garfo para ver se estão macios. Nessa altura a casca solta com muita facilidade, basta puxar que sai inteirinha. É aí que o inhame tem o sabor mais simples e gostoso.

Purê de inhame
Depois de cozinhar os inhames no vapor ou na água, solte a casca e amasse com um garfo; junte um pouquinho de manteiga e de sal marinho, ou molho de soja, e misture bem. Só precisa ir ao fogo de novo se for para esquentar.

Pastinhas de inhame
São ótimas para passar no pão e substituem muito bem as pastas de queijo nas festas. A base é um purê de inhames cozidos e amassados, ao qual se acrescentam azeite ou manteiga, folhas verdes picadinhas (salsinha, manjericão, coentro, cebolinha) ou orégano; uma beterraba cozida e batida no liquidificador com inhame e um tantinho de água vai produzir uma pasta rosada; inhame batido com azeite, alho, água e sal faz uma delícia de molho tipo maionese. Use a criatividade e ofereça aos amigos uma coisa nova de cada vez!

Inhame sauté
Depois de cozidos e descascados, corte os inhames em rodelas ou pedaços; esquente manteiga ou azeite numa frigideira; ponha os inhames, e sobre eles bastante folhas verdes picadinhas (salsa ou cebolinha ou manjericão ou coentro ou orégano ou…); umas pitadinhas de sal marinho; mexa rapidamente, baixe o fogo e deixe grudar um pouquinho no fundo para ficar crocante.

Inhame frito
É muito mais gostoso do que batata. Faça exatamente como faz com ela: corte em rodelas finas ou palitos, frite em óleo bem quente e deixe escorrer sobre um papel que absorva a gordura.

Pizza de frigideira
Rale inhames crus, misture com farinha de arroz ou de milho, tempere a gosto; achate a massa numa frigideira antiaderente e deixe assar dez minutos de um lado, dez do outro. Com alguma prática dá para fazer isso numa chapa bem quente, levemente untada. O ponto da massa não deve ser nem seco nem aguado.

Inhoque de inhame
Faça exatamente como faz inhoque de batata: cozinhe os inhames, descasque, amasse com farinha de trigo e uma pitada de sal marinho até a massa ficar com a consistência do lóbulo da orelha. Enrole em cordões, corte, ponha para cozinhar de pouco em pouco numa panela com água fervendo. Quando os inhoques subirem é que estarão cozidos. Se puder, substitua parte da farinha de trigo comum por outra que seja integral. E o molho? Ao gosto do freguês…

Engrossando o caldo
Cozinhe um ou dois inhames junto com o feijão, que eles desmancham e o caldo fica bem grosso.

Bolinhos de inhame
Cozinhe, descasque e amasse ligeiramente os inhames com um pouco de cebola ralada, cebolinha verde picadinha ou alho-porró em fatias fininhas, umas pitadas de cominho e outras de sal; junte farinha de trigo para dar liga, pincele com gema de ovo e asse no forno até a superfície secar. Ou frite.

Forminhas de inhame
Descasque e rale os inhames crus na parte mais fina do ralador, para obter uma papa líquida. Junte fubá de milho ou farinha de arroz integral (que se faz tostando o arroz e batendo aos pouquinhos no liquidificador) até conseguir uma consistência boa, mas ainda úmida.
Tempere a seu gosto: com sementes de cominho ou de erva-doce, umas pitadinhas de sal, talvez um queijo ralado ou uma azeitona. Unte forminhas, encha com a massa e ponha em forno bem quente durante cinquenta minutos.

Pizza de sardinha
Cozinhe, descasque e amasse os inhames; unte um tabuleiro, achate com as mãos bocados do inhame amassado e vá cobrindo com eles o fundo e os lados do tabuleiro. Asse quinze minutos em forno alto. Numa panela, refogue bastante cebola e ponha por cima sardinhas frescas pequenas, abertas, sem espinha, temperadas com alho socado, sal e limão. Deixe cozinhar com tampa por quinze minutos. Tire a massa do forno, despeje o recheio, enfeite com rodelas de tomate ou de pimentão, pique bastante cheiro-verde e espalhe por cima. Leve novamente ao forno por mais dez minutos. Como variação desta receita, você pode não assar a massa antes de colocar o recheio; pode também reservar parte da massa para tampar a pizza, que aí vira um pastelão.

Bolo salgado de inhame
Deixe de molho duas xícaras de triguilho durante duas ou três horas e esprema; junte a duas xícaras de inhame cozido e duas de farinha de arroz. À parte, refogue alguns legumes com um pouco de tempero, mas não deixe cozinhar. Tire do fogo e misture à massa. Ponha numa fôrma untada, espalhe queijo ralado por cima e leve ao forno alto por quinze minutos; aí ponha a chama em ponto médio e deixe mais quinze minutos.
Cheirou, está pronto. Acrescente ovos cozidos se quiser um prato mais forte.

Torta de inhame em camadas
Cozinhe, descasque e amasse os inhames; cozinhe e amasse a terça parte de abóbora; refogue uma verdura picadinha tipo espinafre, acelga, agrião, chicória, folhas de nabo ou de cenoura, etc. Unte um pirex com manteiga, ponha uma camada de inhame e sobre ela uma de abóbora; outra de inhame e sobre ela a verdura refogada; mais uma de inhame. Pincele ou não com ovo, enfeite com rodelas de cebola, leve ao forno para secar durante 20 minutos.

Sopa de inhame com misso
O misso, que é desintoxicante, é um alimento tradicional japonês muito usado como tempero, feito de soja fermentada com cereais e sal. Vem em forma de pasta. É muito rico em enzimas, proteínas e vitamina B12, devido ao seu processo de fermentação. Limpa o pulmão dos fumantes, restaura a flora intestinal, e acima de tudo dá um gosto todo especial à sopa. Portanto cozinhe os inhames descascados com o mesmo tanto de água, uma ou duas folhinhas de louro e alguns dentes de alho inteiros; depois bata no liquidificador para obter um creme fino. Acrescente o misso, na base de uma colher de chá cheia por pessoa, ou dissolva com um pouco d’água numa tigelinha e deixe que cada um se sirva como quiser. (Algumas pessoas vão preferir sal.) Cebolinha verde picada, por cima, combina muito.

Creme de inhame com agrião
Faça como na receita anterior; depois de bater no liquidificador devolva ao fogo, ponha sal se for o caso, espere ferver e junte um bom punhado de agrião cru, lavado e cortado. Deixe cozinhar um minuto, apague o fogo e sirva. Com misso, se não tiver posto sal.

Torta de inhame com abacaxi
Cozinhe os inhames, descasque, amasse e forre com essa massa uma assadeira untada; espalhe por cima uma compota de abacaxi feita com sementinhas de erva-doce e cravo-da-índia, quase sem água, pois o abacaxi solta caldo. Leve ao forno quente durante meia hora. Substitua por outra compota, se desejar.

Bolo doce de inhame
Misture duas xícaras de inhame cozido com duas de aveia em flocos e duas de farinha de arroz integral (toste o arroz, bata no liquidificador em pequenas porções); meio litro de suco de laranja (ou outro líquido doce, como chá de estévia, ou leite de coco adoçado com melado); uma colher de sopa de manteiga, se quiser; umas pitadas de noz-moscada e canela em pó; frutas secas e castanhas picadas, ou banana madura em rodelas. A consistência da massa deve ser pastosa, nem aguada nem dura. Unte uma fôrma e leve ao forno quente durante meia hora, mais ou menos, mantendo a chama alta durante quinze minutos e baixando então para um ponto médio. Você sabe que o bolo está no ponto quando cheira. A partir daí ele vai secando, e quanto mais
tempo ficar no calor, mais firme será sua consistência. Se quiser um bolo mais fofo, junte uma colherinha de café de bicarbonato de sódio dissolvida em suco de laranja no final do preparo da massa. Esse bolo dá um ótimo panetone quando leva frutas cristalizadas e é assado em fôrma alta.

Biscoitos de inhame
A massa é a mesma do bolo. Unte um tabuleiro e despeje com a colher pequenas porções. Asse em forno alto até chegar ao ponto desejado. Como todo biscoito que leva aveia, este também só endurece depois que esfria.

Mousse de inhame com ameixa
Ponha no liquidificador uma parte de inhames cozidos com uma parte de ameixas-pretas, sem caroço, cozidas com canela; aproveite a calda para bater a massa. Repita a receita usando maçãs ou bananas em compota em vez de ameixas. Para fazer a compota, não é necessário adoçar, pois essas frutas já têm bastante açúcar natural. Basta que estejam bem maduras. Leva-se ao fogo baixo, em panela tampada, com uma pitadinha de sal e só um dedinho de água. Quanto mais cozinharem, mais doces ficam.
Piso + Vantagens

O governo mineiro, pensando em economia e também no meio ambiente, não enviará mais aos funcionários públicos, o contracheque impresso. Tudo bem que passe o contracheque impresso para eletrônico, mas o que os professores desejam, merecem e esperam, é ver nele registrado um valor maior a receber! Piso + vantagens !
                                                                 (Transcrito do Jornal de Luz)
Informativo do 4º Grupamento de Meio Ambiente de Raul Soares

Piracema

As normas fixam o dia 1º de novembro de cada ano como início das restrições de pesca e o dia 28 de fevereiro como final.

Com as portarias, a pesca de espécies nativas está proibida em todo o Estado a de espécies exóticas (com origem em outros países) e alóctones (com origem em outros estados) está restrita a três quilos diários, ou por jornada de pesca, por pescador. A pesca amadora e de subsistência, embarcada e desembarcada, são permitidas desde que observadas as restrições constantes nas portarias e demais legislações em vigor. 

A palavra piracema é de origem tupi e significa "subida do peixe que ocorre até as cabeceiras dos rios para realizarem a desova, e assim, se reproduzirem. Todos os anos, de novembro a fevereiro, algumas espécies de pescado fazem esse longo percurso, vencendo os obstáculos naturais, como as corredeiras e cachoeiras, no intuito de perpetuar suas espécies. Tal evento é fundamental para a preservação da piscosidade (abundância de peixes) nas águas de rios e lagos eles tem de vencer também a pesca predatória, feita clandestinamente com armadilhas, redes, tarrafas, puçás, e outros artifícios por pescadores sem a devida preocupação com o futuro dos peixes de nossas águas.
A pesca é uma atividade de subsistência e os pescadores amadores devem portar a carteira de pesca, que pode ser obtida nas unidades de atendimento do IEF em todo o Estado, ou pelo site do Instituto. A carteira deve ser renovada anualmente. 

As pessoas físicas e jurídicas que comercializam, exploram, industrializam, armazenam e fabricam produtos e petrechos de pesca devem se registrar junto ao SEMAD (IEF). Os estoques de peixe in natura, congelados ou não, provenientes de águas continentais, existentes nos frigoríficos, peixarias, colônias e associações de pescadores devem ser informados ao IEF. A exigência também incide sobre os estoques armazenados por pescadores profissionais, entrepostos, postos de venda, depósitos e câmaras frias, em posse de feirantes, ambulantes, bares, restaurantes, hotéis e similares
Acir/CDL realiza Campanha de Natal 2011

A Associação Comercial e Indústria de Raul Soares e Clube de Diretores Lojistas de Raul Soares/Acir-CDL, através de sua direção, está preparando a esperada Campanha de Natal 2011.

Por isso conta com apoio de seus associados para fechamento de contratos e pedido de cupons, o mais rápido possível evitando assim atraso que venha comprometer a realização.

Estamos entrando na reta final para o fechamento da campanha de natal 2011.

26 outubro 2011

STF libera para julgamento
ação da Ficha Limpa
Supremo vai analisar validade de todos os pontos da lei,
que pode entrar em vigor nas eleições municipais de 2012

BRASÍLIA – O Supremo Tribunal Federal (STF) deve voltar a analisar, em breve, a legalidade da Lei da Ficha Limpa. O ministro Luiz Fux liberou para julgamento a ação em que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pretende que seja declarada a legalidade de todos os pontos da lei, a fim de que ela seja aplicada sem restrições já nas eleições municipais de 2012.

A validade da lei começou a ser analisada no ano passado, mas foi só em 2011 que o STF decidiu que a norma não poderia ter eficácia para as eleições do ano anterior porque alterava o processo eleitoral e deveria esperar um ano para produzir efeitos. Vários políticos que tiveram o registro negado foram liberados e puderam tomar posse.

Desta vez, a OAB quer que os ministros do Supremo analisem todos os pontos da Lei da Ficha Limpa para que os julgamentos não se limitem ao caso de cada político. Entre os pontos controversos que serão analisados, estão a retroatividade da lei – se ela pode atingir casos que ocorreram antes de a norma entrar em vigor – e o princípio de presunção de inocência, ou seja, se a condenação por crimes em segunda instância é suficiente para tirar um político da disputa eleitoral.

Em entrevista recente, Fux disse que vai analisar todas as questões sobre o caso e que as eleições do próximo ano correrão com regras claras sobre o assunto. “Eu vou julgar todas as questões, não vai ficar nenhuma dúvida. Não vai ficar pedra sobre pedra. As eleições vão se realizar com pleno esclarecimento da população sobre o que pode ou não pode fazer, quem pode se candidatar e quem não pode se candidatar".

A ação da OAB corre em conjunto com outros dois processos ajuizados pelo PPS – também para garantir a validade da lei – e pela Confederação Nacional das Profissões Liberais, que quer que o artigo que trata de inelegibilidade por perda de registro profissional seja considerado ilegal.
(Hoje em Dia)

25 outubro 2011

Boa vista realiza Torneio Leiteiro

Na noite de sábado, dia 14 de outubro, foram anunciados os vencedores do 1º Torneio Leiteiro da Comunidade da Boa Vista e convidados, na propriedade de Davi Hudson.
         
Foram premiadas duas categorias: Individual e Conjunto.
Na categoria Conjunto, os vencedores foram: 1º lugar: Edmar Egídio Rafael, com a produção de 120,9 kg de leite das vacas Riqueza, Sereia e Avenida.
2º lugar: Charles Amorim, com a produção de 84,0 kg de leite das vacas Curitiba, Maravilha e Andorinha.
3º lugar: João Batista Fernandes, com a produção de 83,2 kg de leite das vacas 020, Traíra e Daiane.
         
Além dos três primeiros lugares, o produtor José Fábio Teixeira, quarto lugar, foi premiado com um saco de uréia.
         
Já na categoria individual, os vencedores foram: 1º lugar: Edmar Egídio Rafael, com a vaca Riqueza - produção: 52,5 kg.
2º lugar: Edmar Egídio Rafael, com a vaca Sereia - produção: 41,9 kg.
3º lugar: Olendino Hudson Amorim, com a vaca Amazona - produção: 36,0 kg.
         
O quarto lugar, Toninho Salgadinho, foi premiado com um balde.
         
O torneio leiteiro foi realizado pela Comunidade da Boa Vista, com apoio da Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Grama, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
Na festa em que foram anunciados os vencedores, aconteceu grande confraternização com a presença de toda a comunidade e de muitos convidados.









24 outubro 2011

   Informativo da Polícia Militar 

Caputira - Homicídio

No dia 23 de outubro, por volta das seis horas da manhã, após informação que havia um homem caído à Rua Sebastião Batista de Carvalho, Policiais Militares compareceram ao local e depararam com o corpo do cidadão Clayton da Silva Ovídio, 28 anos, já sem sinais vitais.

O corpo de Clayton apresentava uma perfuração no tórax, provavelmente causado por faca. Compareceu ao local a perícia que realizou os trabalhos, liberando o corpo para a funerária.

Durante levantamentos a PM recebeu informações dos possíveis suspeitos do crime e informaram também que Clayton havia discutido com um individuo no interior de um bar na cidade.

A ocorrência foi encaminhada para Delegacia de Polícia para demais providências.
(Assessoria de Comunicação Organizacional 11º BPM)
Últimos resultados da Copa
Raul Soares de Futebol

A Copa Raul Soares de Futebol teve prosseguimento no final de semana.

No sábado dia 22/10/2011, Santa Rita  x  Bicuíba, jogo não realizado devido a muita chuva, partida adiada com data a ser marcada.
Domingo dia 23/10/2011 - preliminar - Minas 3 x 2 Cachoeira; Principal - Minas  3  x 2 Cachoeira.

23 outubro 2011

Morre Mônica Noronha Vieira


Morreu hoje à tarde em Curitiba (PR), a raul-soarense Mônica Noronha Vieira, aos 52 anos de idade. Mônica estava internada em um hospital da capital paranaense para um transplante de medula e, por infelicidade, não resistiu ao pós-operatório, vindo a óbito...

Leia a notícia completa Aqui

22 outubro 2011

Morre Cyro de Aguiar Maciel

O advogado e ex-deputado estadual, Cyro de Aguiar Maciel, faleceu no dia 3 de outubro em Belo Horizonte, aos 92 anos.

Ele nasceu em Guaraciaba, então distrito de Piranga, em 2 de setembro 1919, estudou no Seminário de Mariana e no Ginásio Dom Helvécio, de Ponte Nova, bacharelando-se em Direito pela Universidade do Brasil (RJ), em 1946.

Atuou como líder estudantil e dirigente do Centro Acadêmico Cândido de Oliveira. Retornando a Minas, foi aprovado em primeiro lugar em concurso para Promotor de Justiça, foi nomeado para a comarca de Cabo Verde, mas desistiu da investidura para dedicar-se à política.

Elegeu-se deputado estadual em 1950 e atuou em diversas comissões técnicas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Suplente de deputado federal exerceu o mandato entre 1965 e 1966. Elegeu-se novamente deputado estadual em 1967 e exerceu, ao todo, nove mandatos.

Foi Secretário Estadual de Educação e Cultura de 1959 até 1961, quando terminou o mandato do Governador José Francisco Bias Fortes.

Trajetória acadêmica e política
Fez o curso de Humanidades no Seminário de Mariana e graduou-se em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, em 1946.

Na sua passagem pela ALMG, ocupou os cargos de secretário da Mesa (1951); presidente das comissões de Constituição e Legislação (1952-1954), de Educação e Cultura (1961-1962) e Assuntos Municipais e Planejamentos Regionais (1973; 1979-1984); e foi vice-líder de Governo (1973-1975).

No governo Bias Fortes, foi secretário Estadual de Educação (1959-1961); e no governo Magalhães Pinto, vice-presidente da Caixa Econômica do Estado de Minas Gerais.

Presença em Raul Soares
Ele era filho de Amantino Ferreira Maciel e Regina de Aguiar Maciel, casou-se com Íris Maciel de Carvalho (nascida em Ponte Nova, MG), e teve os irmãos Cleveland Ferreira Maciel (1908), José Aguiar Maciel (1909), Amantino Maciel Filho (1911), Geraldo Maciel (1913), Maria Aparecida Maciel (1915), Walter Maciel (1916), Murilo Maciel (1918), Valdir Maciel (1919), Sebastião Ferreira Maciel (1921 - 1994) e Teresinha Maciel (1923).

O coronel Amantino Maciel residiu por um longo tempo em Raul Soares, no povoado de Cornélio Alves quando ostentou o título de ser um dos maiores fazendeiros da região, homem respeitado pela austeridade e valentia e pela visão nos negócios e empreendedorismo.
Predicados que lhe rendeu ser nome da principal rua daquele povoado.  

Em Cornélio Alves o ilustre Cyro Maciel viveu parte da juventude junto de seus irmãos entre eles o (também) saudoso Murilo Maciel que foi vereador em Raul Soares.
Lobista dá golpe milionário em Minas
Nilton Monteiro, apontado como o responsável pela Lista de
Furnas, documento com nomes de 156 políticos que teriam
recebido recursos da empresa em 2002, é acusado de nova fraude

Um esquema de falsificação de assinaturas em uma série de documentos envolvendo diversos políticos e empresários foi o motivo da prisão do lobista Nilton Monteiro. De acordo com o delegado Márcio Nabaki, o lobista confeccionava títulos de crédito fraudulentos, que somados passam de R$ 300 milhões, e tem como vítimas o secretário de governo de Minas Gerais, Danilo de Castro; o ex-presidente de Furnas, Dimas Fabiano Toledo; o ex-governador e senador Eduardo Azeredo; o presidente do PSB, Walfrido dos Mares Guia, além de meios de comunicação, empresários e advogados ligados a políticos. Monteiro é apontado como o responsável pela elaboração da Lista de Furnas, com nomes políticos que teriam recebido recursos da empresa para a campanha eleitoral de 2002.

Nabaki, que apresentou o preso à imprensa nessa sexta-feira, relata que a investigação começou em 2008 a pedido do Ministério Público Estadual (MPE) e que só foi possível expedir o mandado de prisão quando a polícia conseguiu provar que uma assinatura de Monteiro estava falsificada. O lobista cobrava uma dívida de mais de R$ 3 milhões do advogado Carlos Felipe Amadeu. “Na data em que Amadeu assinou ele estava internado, em estado grave, no Rio de Janeiro”, detalha o delegado. Dias depois Amadeu morreu. “Fizemos a perícia técnica e descobrimos que a assinatura não era dele. Outra perícia também constatou que na situação em que Amadeu estava não seria possível que ele assinasse o documento. Amadeu atuou como advogado de Dimas Fabiano Toledo, que foi presidente de Furnas.

Além desses fatos, Nabaki afirma que quando os peritos da Polícia Civil comprovaram a fraude na assinatura, o documento “sumiu” da Sexta Vara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), onde tramitava. O delegado também pediu a prisão preventiva de outras duas pessoas, Alcy Monteiro, que é procurado pela polícia, e Maria Maciel, presa nessa sexta-feira. Os dois assinavam como testemunhas em todas as cobranças, que foram forjadas por Monteiro, segundo a polícia.

O delegado destaca que a técnica utilizada por Monteiro para falsificar os documentos é “muito sofisticada” e que pedirá a Corregedoria da Justiça para investigar os cartórios, pois existe possibilidade de fraudes nos reconhecimentos de firmas das assinaturas. Ainda de acordo com o delegado, as falsificações serviam para “ludibriar” a Justiça e dessa maneira Monteiro conseguiria a execução das ações de cobrança. Entretanto, o delegado não deixou claro se algum político ou empresário chegou a pagar alguma quantia ao lobista. O delegado afirma que todas as vítimas de Monteiro alegam que nunca tiveram contato com ele, que será enquadrado em três tipos de crimes: estelionato, falsificação de documentos e formação de quadrilha.

Calado
Monteiro foi preso na quinta-feira, na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte. O advogado Willian dos Santos, ligado aos deputados estaduais petistas Durval Ângelo e Rogério Correia, estava com Monteiro no momento da prisão. Porém, o advogado diz que não representa o acusado e que apenas o acompanhava quando Monteiro levava uma denúncia à Corregedoria de Polícia Civil contra o delegado Márcio Nabaki, do Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp).

Monteiro não respondeu à maioria das perguntas e disse ser vítima de perseguição política. Contou que começou a carreira de lobista há mais de 30 anos e é formado em um curso técnico de análise química. Também não explicou a origem de todo o dinheiro que cobra, mas diz que muitas ações se referem a serviços de consultoria que fez para os “figurões”.

Na Lista de Furnas, da qual Monteiro é conhecido como o autor, há nomes de 156 políticos de 12 partidos (PDT, PFL, PL, PMDB, PP, PPS, Prona, PRTB, PSB, PSC, PSDB e PTB). No total, R$ 39,6 milhões teriam saído da estatal para irrigar as campanhas. A lista foi divulgada em outubro de 2005, mas nunca teve a autenticidade comprovada.
(Estaminas)
Prefeito é condenado por
se promover com verba pública

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul condenou o prefeito de São Borja, Mariovane Weis (PDT), que também é presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), à perda do cargo público, à suspensão de direitos políticos por cinco anos e a dois anos e 11 meses de reclusão, em regime aberto, pena que foi convertida em prestação de serviços à comunidade e multa de dez salários mínimos.

Como tem direito a recurso, o administrador não será afastado de suas funções e nem precisará cumprir a condenação enquanto o caso não chegar à última instância e não receber uma sentença definitiva. O caso iniciou em 2007, quando Weis foi acusado pelo Ministério Público de usar R$ 7,5 mil da prefeitura para promoção pessoal. Um boletim editado na época fazia alusões elogiosas à administração e continha 25 fotos do prefeito, que estava em seu primeiro mandato. Na defesa apresentada à Justiça, Weis alegou que o informativo era institucional, prestava contas à população e não visava à promoção pessoa.
(Agência Estado)

21 outubro 2011

Cantora Ivete Sangalo recebe
título de cidadã honorária de Minas

Ivete Sangalo literalmente parou os trabalhos da Assembleia. Cantou,
chorou e distribuiu beijos a deputados e funcionários do Legislativo mineiro

O gabinete da presidência da Assembleia de Minas se transformou nessa quinta-feira em camarim e a tribuna virou palco, com direito a muita gritaria vinda das cadeiras do plenário e das galerias. Isso tudo por causa da cantora Ivete Sangalo, que recebeu o título de cidadã honorária de Minas, indicação do deputado estadual Bruno Siqueira (PMDB). E ele não foi o único que demonstrou verdadeira adoração pela baiana. Pelo menos 20 parlamentares fizeram questão de ir à sala do presidente Dinis Pinheiro (PSDB) tietar a cantora, que distribuiu beijos e tirou fotografia com os deputados e seus familiares.

O deputado Carlin Moura (PCdoB) fez questão de colocar no seu Twitter imagens ao lado de Ivete. “Linda demais! A mineira” tUitou. O deputado Fred Costa, que assentou nas primeiras cadeiras do plenário, disse nunca ter visto a Casa tão cheia em dias de título e ressaltou a importância da cantora para o fomento do turismo em Minas. O deputado Adelmo Carneiro (PT) também não perdeu a oportunidade de ver Ivete. Ao lado de sua mulher, nas cadeiras, mais ao fundo, ele acompanhou o discurso dela. “Quem não é fã de Ivete Sangalo?”, questionou.

E não foram só deputados estaduais que tiraram o dia para prestigiar a baiana. Deputados federais e vereadores também deram um jeitinho de marcar presença na Assembleia. Assentaram à Mesa para representar os Legislativos, além do presidente da Casa, o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Léo Burguês (PSDB), e o deputado federal Domingos Sávio (PSDB). Também no plenário, o governador em exercício, Alberto Pinto Coelho (PP), que disse estar muito feliz pela “oportunidade desta homenagem com título de cidadania mineira a uma cantora de que todos nós nos orgulhamos, pelo que ela representa, pelo que ela carrega de brasilidade, onde quer que esteja, através da sua melodia”. “É uma tarde-noite muito expressiva para todos nós”, observou.

Tão expressivo que a Casa parou ontem para a organização da festa. Às 12h funcionários começaram a fazer o cercado em frente à Assembleia. Apenas convidados puderam entrar para receber a cantora. Os fãs tiveram de se contentar em ver a homenageada do lado de lá das grades. A baiana chegou por volta das 18h. No salão nobre ela foi recebida pelos familiares dos deputados e funcionários da Casa. Até a chefe de gabinete do Secretário de Estado Wander Borges, Carla Elias, levou suas duas filhas para ver a cantora. Teve gente que conseguiu entrar porque a mãe é amiga de deputado. Foi o caso da estudante de 17 anos Carolina Gontijo. A mãe dela pediu ao deputado Dilzon Melo (PTB) para colocá-la para dentro.

A homenageada agradeceu o título e exagerou ao dizer que já cantou em todas as cidades de Minas Gerais. Esquecendo-se de que o estado tem 853 municípios. Ela cantou e até chorou na tribuna. Durante seu discurso agradeceu, além de Bruno Siqueira, Marcelo Generoso, o assessor parlamentar que distribuiu convites para homenagem em troca de “seguidores no Twitter”. “Não foram convites, as pessoas ganharam a chance de tirar foto com ela do lado de fora da Casa. Não tem nada a ver com a Assembleia”, tentou se justificar.
(Portal Uai)

Estudo garante que celular
não aumenta risco de câncer

PARIS, França - O uso a longo prazo de telefones celulares não aumenta o risco de câncer no cérebro, afirma um vasto estudo realizado durante 18 anos na Dinamarca, cujos resultados saem nesta sexta-feira no site do British Medical Journal.

No final de maio passado, o Centro Internacional de Investigação do Câncer (CIRC), uma agência da Organização Mundial de Saúde, estimou que o uso de celulares "talvez fosse cancerígeno para o homem", após analisar todos os estudos sobre o tema, incluindo alguns que apontavam maior risco de câncer cerebral.

Mas o estudo dinamarquês, realizado com 358.403 clientes de uma operadora de telefonia móvel, descarta qualquer relação entre câncer e o uso de celular.

A equipe dirigida por Patrizia Frei, da Sociedade Dinamarquesa do Câncer, prorrogou até 2007 uma investigação que seria concluída em 2002 e que não apontava qualquer aumento no risco de câncer para usuários de celular.

Entre as 358.403 pessoas analisadas, ocorreram 10.729 casos de tumores no sistema nervoso central (5.111 homens e 5.618 mulheres), o que equivale à média geral.

O estudo não incluiu os usuários que utilizam o celular de forma profissional, e também não estabeleceu média de tempo de uso do celular.

Assim, os cientistas não descartam um aumento do risco entre os usuários mais assíduos em um período superior a 15 anos, algo que poderá ser objeto de estudos posteriores.

Em 2010, havia mais de 5 bilhões de usuários de celulares no mundo e as autoridades de saúde já recomendam o uso de fones de ouvido para reduzir a exposição.
(Portal Uai)
Caputira inaugura unidade
do Farmácia de Minas

Programa do Governo de Minas humaniza atendimento aos
usuários do SUS e garante acesso gratuito a medicamentos


Mais uma unidade do programa Farmácia de Minas começa a funcionar na região do Caparaó. Nesta segunda-feira (24/10), será aberta a unidade na cidade de Caputira. A população do município passa a contar com o acesso gratuito a medicamentos distribuídos pelo SUS, além do atendimento de profissionais qualificados e de maneira humanizada.

A unidade Farmácia de Minas de Caputira fica na avenida Ferreira Rios, ao lado do posto de saúde, na região central da cidade.  A inauguração está marcada para 9h e o atendimento já será iniciado após a solenidade. A expectativa é de que sejam atendidas entre 60 e 70 pessoas por dia. “É uma conquista para a cidade. O projeto do prédio deixa o local muito agradável. Além disso, a quantidade e, principalmente, a qualidade dos remédios oferecidos vão melhorar muito o atendimento à população”, disse Samuel Alves, secretário municipal de Saúde de Caputira.

Foram investidos, em parceria com a prefeitura, R$ 90 mil, sendo R$ 55 mil na construção e outros R$ 35 mil para a montagem do estabelecimento. Além disso, o governo do Estado garante R$ 1.200 por mês como complementação salarial do farmacêutico responsável.

Entre os meses de agosto e setembro, o Governo de Minas inaugurou 100 novas unidades, entre elas as de Santana do Manhuaçu e Alto Jequitibá, chegando a 207 em funcionamento em todo o Estado. Até o final do ano, outras 100 devem ser inauguradas, incluindo cidades como Taparuba, Santa Margarida, Reduto, Pedra Bonita e Conceição de Ipanema. Até 2014, o Governo de Minas espera chegar a 700 unidades em todo o Estado.

“Esse é um programa muito interessante, porque sabemos que, além da assistência à saúde, ou seja, atendimento médico, é muito importante que o cidadão possa receber o medicamento. Isso se dá gratuitamente através desse sistema, o Farmácia de Minas. Até o final do nosso mandato queremos ter todo o Estado coberto. O objetivo é ter, além do acesso ao medicamento, orientação médica e orientação do farmacêutico. O paciente vai saber como tomar o remédio, quais são as condições, ou seja, vai ter um tratamento humanizado, acolhido, como se diz tecnicamente”, destaca o governador Antonio Anastasia.

Investimento
Entre 2007 e 2011, o Governo de Minas investiu R$ 70 milhões na rede, na adequação da infraestrutura e custeio do programa. O investimento do Tesouro do Estado nestas 100 novas unidades farmacêuticas é de R$ 9 milhões.

“Constituímos uma estratégia que é a estruturação de farmácias que tenham um arranjo arquitetônico que favorece a assistência farmacêutica, com acondicionamento dos medicamentos de forma adequada. É um investimento muito expressivo que tem dado um resultado muito interessante, com reconhecimento da população em relação à adequação das condições físicas”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques.
(Agência Minas)

19 outubro 2011

Signet busca melhoria de
sinal através de cabeamento

Provedora de Internet investe em mais agilidade e estabilidade em
seus sinais de transmissão por meio de cabos diretos aos usuários

Atuando em Raul Soares e região nos últimos 13 anos a Signet, através da prestação de serviços de conexão à rede de Internet, vem buscando diminuir distâncias e aproximar pessoas, proporcionando aos seus usuários a oportunidade de discutir ideias, compartilhar conceitos, realizar pesquisas e estudos, fortalecer relacionamentos e participar de modo ativo e atual de tudo o que acontece no mundo.

Operando com 14 colaboradores que se empenham em oferecer soluções com qualidade e rapidez, a Signet segue agora ampliando seu ramo de atuação e conquistando mais e mais famílias para a sua rede de atendimento.
Tudo isto com acolhimento diferenciado que garante a satisfação aos seus milhares de usuários.

Novas medidas estão sendo tomadas e novos planos traçados para que, bem mais que um provedor de internet, a Signet possa ser, também, o seu canal de informação.

Nesta semana um grande passo está sendo firmado para consolidar ainda mais esta filosofia.
A praça principal da cidade já está recebendo cabeamento para a transmissão de internet. O mesmo acontecerá em vários pontos da cidade oferecendo mais estabilidade para o sinal e rapidez nas conexões.
Abre Campo participa ativamente
do Programa Minas Sem Fome

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais em parceria com a Prefeitura Municipal de Abre Campo e Câmara Municipal realizaram do período de abril a outubro de 2011, sete cursos na área de processamento de alimentos na zona rural do município.

Os cursos são recursos do Programa Minas Sem Fome um dos projetos estruturadores do Governo de Minas Gerais voltado para o combate a fome, que tem como objetivo estratégico a busca da segurança alimentar e nutricional, com redução da pobreza, resgate da cidadania e inclusão produtiva, através de implementação de projetos que contribuam para a inclusão da população em situação de risco social no processo produtivo, com ações voltadas para produção de alimentos, agregação de valor e geração de renda com a venda dos excedentes. 

Os cursos foram ministrados pela Extensionista de Bem-Estar Social da Emater-MG de Abre Campo Sheily da Silva Milagres. As mulheres tiveram participação expressiva durante os cursos, totalizando 87 mulheres dos córregos do Ingá, Serra Queimada, Barroso, Barreira, Bomfim, Granada, Flechas, Boa Vista, Calundu, Areia Branca, e povoado Cachoeira do Livramento.

Nos córregos do Ingá, Serra Queimada e Barroso o vereador Celinho de Paiva teve participação expressiva na mobilização das mulheres. No curso as mulheres aprenderam boas práticas de manipulação de alimentos, tecnologia de produção de alimentos, custo de produção, comercialização, associativismo e resgate da autoestima.
Os cursos já apresentaram resultados significativos, pois muitas das mulheres estão comercializando os produtos realizados nos cursos, obtendo assim uma complementação de renda para a família na zona rural.








Pneu estoura em
borracharia e atinge homem

A vítima sofreu ferimentos pelo corpo e foi encaminhada ao HPS em estado grave

O borracheiro José Augusto dos Santos, 57 anos, ficou gravemente ferido após a explosão de um pneu. Um aro atingiu a cabeça da vítima, que foi atirada há alguns metros de distância.

O acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira (19), no Bairro Jardim Canadá, às margens da BR, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem desmaiou na hora por causa do impacto. A vítima foi socorrida e conduzida ao Hospital de Pronto Socorro João XXIII.
(Hoje em Dia)
Padre cancela casamento de noiva
sem calcinha e totalmente depilada

Religioso ainda afirmou que o vestido era 'indecente' e toda
a situação contrariaria o manual da Paróquia Sagrada Família

Um padre de Maceió cancelou um casamento com a noiva no altar porque, segundo ele, a mulher estava sem calcinha na "casa do senhor".
Após a grande repercussão que o caso ganhou no município, o religioso Jonas Mourinho fez um vídeo na Paróquia Sagrada Família em que defendeu sua posição.

Conforme o padre, a noiva chegou ao altar com um vestido considerado indecente por ele. "Me chega uma noiva mostrando todas as costas no pecado da carne. Todo mundo viu que a profana estava sem calcinha na casa do senhor", declarou ele no vídeo.

O religioso ainda afirmou ter mandado conferir a situação e que, além de estar sem calcinha, a mulher estava toda depilada. Para padre Jonas Mourinho, isso também é considerado pecado, profanação e contra o rito sagrado.

"O pêlo pubiano marca a transição entre a infância e a vida adulta. Portanto, retirá-lo é realizar pêlo pedófilo (sic) para a prática sexual", disse.
(Hoje em Dia)
Copa Raul Soares de Futebol

Resultados dos jogos realizados no último final de semana, no Estádio Sant’Ana.

Sábado dia 15/10/2011
Categoria Preliminar- Operário 2 x 1  Cachoeira
Categoria Principal- Operário 2 x 3  Cachoeira

Domingo, dia 16/10/2011
Categoria Preliminar- União 5 x 5 Bicuíba
Categoria Principal- União 2 x 1 Bicuíba