19 outubro 2011

Abre Campo participa ativamente
do Programa Minas Sem Fome

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais em parceria com a Prefeitura Municipal de Abre Campo e Câmara Municipal realizaram do período de abril a outubro de 2011, sete cursos na área de processamento de alimentos na zona rural do município.

Os cursos são recursos do Programa Minas Sem Fome um dos projetos estruturadores do Governo de Minas Gerais voltado para o combate a fome, que tem como objetivo estratégico a busca da segurança alimentar e nutricional, com redução da pobreza, resgate da cidadania e inclusão produtiva, através de implementação de projetos que contribuam para a inclusão da população em situação de risco social no processo produtivo, com ações voltadas para produção de alimentos, agregação de valor e geração de renda com a venda dos excedentes. 

Os cursos foram ministrados pela Extensionista de Bem-Estar Social da Emater-MG de Abre Campo Sheily da Silva Milagres. As mulheres tiveram participação expressiva durante os cursos, totalizando 87 mulheres dos córregos do Ingá, Serra Queimada, Barroso, Barreira, Bomfim, Granada, Flechas, Boa Vista, Calundu, Areia Branca, e povoado Cachoeira do Livramento.

Nos córregos do Ingá, Serra Queimada e Barroso o vereador Celinho de Paiva teve participação expressiva na mobilização das mulheres. No curso as mulheres aprenderam boas práticas de manipulação de alimentos, tecnologia de produção de alimentos, custo de produção, comercialização, associativismo e resgate da autoestima.
Os cursos já apresentaram resultados significativos, pois muitas das mulheres estão comercializando os produtos realizados nos cursos, obtendo assim uma complementação de renda para a família na zona rural.








Nenhum comentário: