23 setembro 2014

Prazo para pedir 2ª via do título de eleitor termina quinta-feira

O prazo para os eleitores solicitarem a segunda via do título no cartório eleitoral termina na quinta-feira. Para isso, é preciso estar quite com a Justiça Eleitoral e comparecer ao cartório portando um documento oficial de identificação (carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão).

Vale lembrar que, na hora do voto, não é necessário que o eleitor esteja com o título, apenas apresente um documento oficial com foto. Mas o título ajuda a orientar melhor no local de votação, facilitando a localização da zona e seção.

No caso da justificativa no dia da eleição, todos os eleitores devem preencher o formulário a ser entregue ao mesário com o número do título.

Os cartórios da capital atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Contorno, no Barreiro e em Venda Nova, e os do interior, das 12h às 18h. O Disque-eleitor – 148 ou (31) 3291-0004 – atende de segunda a domingo, das 7h às 19h.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que, com a proximidade das eleições, hackers costumam enviar e-mails falsos em nome da Justiça Eleitoral.

Com assuntos diversos, como cancelamento de título de eleitor, convocação de mesários e regularização de cadastro, entre outros, as mensagens possuem links que, ao serem acessados, podem conter vírus de computador ou qualquer outro software malicioso.

O TSE informa que não envia e-mails a eleitores. Portanto, mensagens dessa natureza, em nome do TSE, devem ser apagadas. O órgão informou que também não realiza visita à residência de eleitor.

Nenhum comentário: