24 janeiro 2010

Prevenção no calor...

Bombeiros lançam
campanha contra afogamentos

Verão, sol a pino e muita água para se refrescar. Esta é combinação perfeita para combater o calor que assola Minas Gerais, com temperaturas que passam fácil a casa dos 30 graus. Entre o mês de dezembro até o fim do carnaval, o Corpo de Bombeiros do Estado, que tem um efetivo de 5,2 mil militares, realiza anualmente a Operação Veranico, justamente para prevenir acidentes e afogamentos em lagoas, rios e cachoeiras.

De acordo com o capitão Thiago Miranda, do Comando Geral da corporação, o ano de 2009 registrou 454 mortes por afogamento em Minas. Número pouco menor que 2008, quando 458 pessoas perderam a vida pelo mesmo motivo. De acordo com Miranda, no que diz respeito ao trabalho dos bombeiros, esses números perdem somente para as vítimas do trânsito.

O capitão afirma que entre os adultos, o consumo exagerado de bebidas alcóolicas é a causa mais determinante para as mortes, já que a pessoa tem os reflexos diminuídos e a respiração comprometida. Também as práticas de saltar na água desconhecendo o fundo do terreno, que pode ter pedras ou tocos acumulados, e nadar longas distâncias sem ter preparo ou prática para isso. Entre as crianças, a desatenção dos pais ou responsáveis é o maior fator.

Na manhã de sábado, 20 homens do 2º Batalhão de Bombeiros Militares de Contagem, fizeram operações de simulação de resgate, com carros, jet-ski, dois helicópteros da corporação e mergulhadores. O palco foi a Lagoa Várzea das Flores, entre os municípios de Betim e Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com o sol quente e, principalmente, nos fins de semana, milhares de pessoas ocupam suas margens e os bombeiros ficam a postos. Os lugares de maior aglomeração de pessoas na orla são as “praias” conhecidas como Betim, Tupã, Caieiras e um lugar conhecido, no linguajar dos bombeiros, como Perigoso, por motivos óbvios.

Prevenção
• Evite nadar sozinho e, se não souber nadar, use colete salva-vidas.
• Não ingira bebida alcoólica antes de entrar na água, pois a mesma inibe os reflexos
• Não salte de locais elevados para dentro da água, pois pode haver pedras ou galhos
• Evite brincadeiras como os conhecidos “caldos” ou fingir que está se afogando
• Não tente salvar pessoas em situação de afogamento sem estar devidamente habilitado. Prefira lançar objetos flutuantes, tais como bóias, isopores, bolas ou cordas e galhos
• Não superestime sua capacidade como nadador. Metadedas mortes por afogamento são de pessoas que sabem nadar
• Nunca deixe crianças sozinhas sem a presença de um adulto responsável
• Em casa, use redes sobre piscinas e construa muros em tornodas mesmas tomando a mesma precaução quanto a poços
• Quando chover saia da água, pois há o risco de raios.
(Fonte: Corpo de Bombeiros)
Estado de Minas/Alfredo Durães

Nenhum comentário: