15 fevereiro 2010

O nosso carnaval

Carnaval em Raul Soares pode ser melhor...

A cidade de Raul Soares continua na frente em se tratando de carnaval; diuturnamente a presença de grande número de foliões tem sido registrada no Centro da cidade e periferia, em barzinhos, lanchonetes e restaurantes, nos clubes e mesmo na rua.


O sucesso, conforme já falamos, é porque o folião mesmo com pouco dinheiro, bebe e come o suficiente, namora muito e, ainda, se sente seguro pela polícia que faz um trabalho de proteção digno de parabéns. Os visitantes aproveitam do período para rever amigos, familiares e caem na folia e tem aqueles que vêm mesmo é para aproveitar do reinado de Momo.


O sucesso poderia ser maior e abrir divisas ao município em suas áreas de ação, principalmente o turismo. Para isso é necessário que se faça planejamento antecipado objetivando resgatar a cultura que o carnaval traduz, uma responsabilidade que há de se começar pelo Poder Público e Casa da Cultura.

O carnaval de Raul Soares não tem nada de cultura, falta enredo e o folião não conta com o fascínio de fantasias e ornamentação condizentes. A folia fica por conta da alegria de cada um, acelerada por bebidas e a orgia própria de cada participante.
Os blocos tem tido participação de grandeza e estão segurando a festa. Neste ano eles estão com mais força e em maior número de agremiações, fruto de organização desempenhada no decorrer dos meses.


Mas a ausência das escolas de samba deixa um buraco no carnaval de Raul Soares e é preciso que elas estejam presentes nos próximos carnavais. As escolas dão maior brilho à festa e mantém expectativa à sociedade que vem à avenida assistir aos desfiles.
O que não pode é o carnavalesco de escola de samba ficar só esperando pelo dinheiro da Prefeitura; precisa arregaçar as mangas e fazer como fazem os dirigentes dos blocos que realizam promoções e eventos durante o decorrer do ano.


Os dirigentes carnavalescos, com apoio da iniciativa pública, têm tudo para resgatar o bom carnaval de tempos passados. O folião vai gostar de participar de um carnaval de marchinha e samba, de cultura e história, de desfiles de fantasia, de bailes em recintos fechados, entre outros atrativos.


Os organizadores já podem ir pensando em tirar o carnaval do Centro da cidade e levá-lo para outro local que ofereça mais estrutura aos participantes (estrutura de palco, barzinhos, instalações sanitárias, facilidade à segurança, estacionamentos e espaço de folia).


Assim, o carnaval de Raul Soares poderá voltar a ser fascinante, de amor, de encontro e reencontro inesquecível. A cidade estará recebendo mais gente, fazendo divisas e exportando a sua cultura, mostrando o talento e o bom gosto dos raul-soarenses sempre em destaque nas Gerais.

3 comentários:

Anônimo disse...

Acho que é o melhor da região,uma pena que a prefeitura oferece uma infraestrutura que o povo merece.falta limpeza,banheiro e uma organização melhor.

Anônimo disse...

Gostaria muito de participar desse evento, mas infelizmente a cidade ainda não oferece boas condições, o que é uma pena. Quem sabe para os próximos carnavais as coisas melhorem, aí sim participarei com o maio prazer...

Anônimo disse...

Fiquei conhecendo a represa de raul, um lugar maravilhoso,é pena que a estrada ta horrível,queria conhecer o Pico Boachá,acabei desaninando.
Tem dar mais apôio ao turismo,que beleza tem de sobra.