03 junho 2010

98º aniversário

Rio Casca recebe homenagem dos vereadores

Clique na foto para ampliar

O município de Rio Casca completou neste 1º de junho o seu 98º aniversário de emancipação política e administrativa.

Assim está inserido em sua história: “O distrito de Nossa Senhora da Conceição do Casca foi criado pela Lei provincial nº 867, de 14 de maio de 1858, confirmada pela Lei estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891. Em cumprimento à Lei estadual nº 556, de 30 de agosto de 1911, o mencionado distrito passou a dessignar-se Rio Casca.
Ainda por efeito dessa Lei, criou-se o município de Rio Casca, com território desmembrado de Ponte Nova. Segundo a divisão administrativa de 1911, o município, cuja instalação se verificou a 01 de junho de 1912, compunha-se de 3 distritos: Rio Casca, São Pedro dos Ferros e São Sebastião de Entre Rios.
A Lei estadual nº 663, de 18 de setembro de 1915, elevou à categoria de sede o município de Rio Casca, que nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-X-1920 permanece constituído pelos três distritos já citados.
Pelo disposto na Lei estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923, o município perdeu para o de Matipó, recém-criado, o distrito de Matipó (antigo São Sebastião de Entre Rios), tendo adquirido, em troca, o de Santo Antônio do Grama, do município de Abre Campo.
Ainda por força dessa Lei, o município de Rio Casca passou a abranger o novo distrito de Jurumirim, constituído com parte de seu território-sede. Assim, na divisão administrativa do Estado, fixada pela referida Lei estadual nº 843, Rio Casca figura subdividido em 4 distritos: o da sede (antigo Conceição do Casca), e os de Jurumirim, Santo Antônio do Grama e São Pedro dos Ferros.

Os vereadores de Rio Casca, em demonstração de civilidade e respeito para com os rio-casquenses, mais uma vez prestaram publicamente homenagem ao município, pelo transcurso de seu aniversário de emancipação política e administrativa.

A presidenta da Câmara Municipal, vereadora Marleyde de Paula Mucida “Leidinha”, presidiu a solenidade de aniversário em plena via pública, em frente o prédio onde se instala o Poder Legislativo. Na oportunidade se fizeram presentes os vereadores Bigurrilho, Jair Heleno, Veneral Ribeiro, Bráulio Vieira, Wander Gualberto, Marildo da Juma, Agostinho Nogueira e Willian do Pagode; o vice-prefeito Paulo César Couto; autoridades e pessoas ilustres como o Cónego José Maria de Almeida Bécho, policiais civis e militares, Dr. Ismael, presidente da OAB local, os ex-prefeitos Benito César Gomes e Waldir Alvarenga, advogado Leonardo Mouro e convidados como o advogado Dr. Mauro Bomfim, Expedito Pereira, ex-prefeito de Santo Antonio do Grama, o ex-vereador Lalá e o ilustríssimo rio-casquense Dr. Francisco Márcio Martins Miranda Chaves, Procurador da Justiça do Estado de Minas Gerais que, na oportunidade, prestou homenagem à Rio Casca.

Em sua pessoal homenagem o procurador Chico Márcio, como carinhosamente é chamado, deu uma aula de História Geral incluindo a memorável e vitoriosa trajetória do então distrito do Casca desde o difícil tempo de Bicudos, passando por áurea fase de progresso que se instalou graças ao empenho de dinâmicos rio-casquenses e que permanecem com seus fluídos positivos à geração atual.
Chamou a atenção da população de Rio Casca para o nefasto cenário político que está passando o País. Como exemplo citou os recentes escândalos e crimes praticados por representantes do povo na Assembleia Legislativa mineira e na Câmara dos Deputados.
Ele pediu aos rio-casquenses para que sejam responsáveis e decisivos (na próxima eleição) para afastar de seu município nomes de dois deputados que respondem na Justiça pela prática de crimes contra a economia popular e contra os brasileiros.
Francisco Márcio foi muito aplaudido e cumprimentado pelos presentes.


Em sequência o advogado Mauro Bomfim, assessor jurídico da Câmara Municipal, usou a palavra e discorreu sobre o município desde o aglomerado primórdio às seguidas edificações domiciliares e produtivas que ajudaram na independência administrativa e econômica que propiciou progresso, riquezas e a dentidade própria de um povo trabalhador, religioso que sempre se orgulhou do sentimento pátrio e de, consigo, carregar o gentílico ‘rio-casquense’.
No final de suas palavras Bomfim foi muito ovacionado ao afirmar que o povo de Rio Casca sempre terá um motivo para orgulhar de sua terra...

O Cônego José Maria de Almeida Bécho pelos mais de trinta anos dedicados à religiosidade católica em Rio Casca foi homenageado pelos vereadores. Ele recebeu da presidência uma placa de prata, com dizeres de agradecimento que enaltecem sua presença e a participação efetiva de apoio à comunidade.

Convidado pela presidenta Leidinha, em ato surpreso, o ex-prefeito César Gomes se colocou diante das autoridades para ser homenageado pelos vereadores que reconhecem-no como homem de grande importância para Rio Casca pela sua conduta ilibada como cidadão e como prefeito que promoveu progresso e realizou inúmeras obras.
O vereador Marildo da Juma, autor da proposição em favor de César, explicou aos presentes que sua intenção é a de prestar reconhecimento público a quem realmente merece e enfatizou que César Gomes foi o melhor prefeito que já passou por Rio Casca.

O ex-prefeito, emocionado, disse que não esperava aquela deferência à favor de sua pessoa e que não é merecedor de tal homenagem; agradeceu aos vereadores em especial à presidência da Casa e ao vereador Marildo.
Disse, ainda, que exerceu o mandato de administrador municipal com respeito e amor a Rio Casca trabalhando com seriedade e transparência e que, por isso, se sentia à vontade e feliz por estar no meio de amigos, sendo reconhecido pelos atuais vereadores.

A manhã do dia 1º de junho, por ocasião do aniversário de Rio Casca, se completou com a seguinte programação: Missa em Ação de Graças, abertura em frente à Câmara Municipal, Hasteamento de bandeiras e participação especial da Banda de Músicas Santa Cecília dirigida pelo maestro Gorazil






Nenhum comentário: