10 julho 2010

Mata Gramense

Observação de aves na Mata de Dona Zina

Muitos ainda não sabem, mas a Mata de Dona Zina foi tombada em 2006 pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Natural de Santo Antônio do Grama. Isso porque, além de ser um remanescente de Mata Atlântica com fauna e flora ainda preservados, a mata tem um significado histórico muito grande para o Grama.

Além de envolver a história da Dona Zina e do Capitão Mariano Gomes, foi por lá que, por muitos anos, passou o desenvolvimento de Santo Antônio do Grama (no início do século passado), através da estrada que cortava a mata. Lá também está a centenária árvore de arichichá (que hoje tenho convicção de que não se trata de um arichichá, mas de samaúma ou sumaúma).

O encanto da Mata de Dona Zina atraiu pra cá o observador de aves Ricardo Mendes, que veio de Conselheiro Lafaiete para fotografar as "nossas aves". E lá, segundo Ricardo vive uma espécie ameaçada de extinção, o popular "Cuitelão" (cujo nome científico é "Jacamaralcyon tridactyla").
Mais um motivo para cuidarmos de nosso patrimônio.

Segundo Ricardo, essa foi só a primeira saída para observação de aves na Mata de Dona Zina. Ele tem planos de voltar em setembro, segundo ele, época de maior atividade das aves, por causa do início da primavera.

Curiosidade: Segundo o site wikiaves, o Cuitelão também é conhecido em Minas Gerais como Cavadeira e Violeiro. Está ameaçado de extinção devido à destruição de seus habitats. Mede cerca de 18 cm de comprimento. Possui apenas 3 dedos, contra quatro da maioria das espécies de aves, o que lhe conferiu o nome científico (tridactyla significa três dedos) Fonte: http://www.wikiaves.com.br/cuitelao

Para ver todas as fotografias, acesse

http://ricardolsmendes.multiply.com/photos/album/89/89

Clique na foto para ampliar










Nenhum comentário: