07 julho 2010

Saúde em Abre Campo

Primeiro Encontro de PSF’s e Saúde Bucal

Clique na foto para ampliar

O Programa Saúde da Família/PSF foi criado no ano de 1994 pelo Ministério da Saúde com o propósito de reorganizar a prática da atenção à saúde levando-a para mais perto da família e, assim, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.
Como estratégia o programa prioriza ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas de forma integral e contínua com atendimento prestado na unidade básica de saúde ou até mesmo no próprio domicílio por profissionais que compõem as equipes de Saúde da Família (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários).

A Saúde Bucal integrante do contexto saúde, cada dia mais desponta como uma preocupação, tanto no enfoque da promoção e prevenção, quanto assistencial.
O texto constitucional que formula o Sistema Único de Saúde (SUS) propõe um direito básico acessível a todos os cidadãos, pautado na universalidade, na equidade, na integralidade, compondo um sistema descentralizado, hierarquizado em diferentes níveis de complexidade e, ainda, que esteja regulado através do controle social.

Com este conceito a Prefeitura Municipal de Abre Campo, através da Secretaria de Saúde, realizou, no dia 1º de julho, o Primeiro Encontro das equipes PSF’s e Saúde Bucal. O encontro foi realizado no salão nobre da Câmara Municipal onde cada enfermeiro fez uma explanação à comunidade sobre as ações de saúde realizadas no município, através dos PSF’s da sede e das localidades de Granada, Pouso Alto, Barroso e Flechas.
Na oportunidade, a Dra. Fabiana proferiu palestra sobre as medicações da farmácia básica e a Dra. Juliana discorreu sobre a atuação da vigilância no município.

O primeiro PSF de Abre Campo foi implantado pelo Dr. Davis Cardoso (médico) e, por isso, durante o encontro, foi homenageado com uma placa gravada com dizeres de agradecimento do povo abre-campense. Também, foram homenageados com medalhas de reconhecimento pela dedicação profissional no município, os médicos Dr. Marco Raminho, Dr. Lorivaldo Marques e Dr. Diógenes Aguiar.



Estiveram presentes Dra. Emmannuelle Cardoso, secretária municipal de saúde; a enfermeira Maria Izabel Pereira, ora coordenadora dos PSF; Jussara, secretaria de cultura; Ana Crystina, assistente social; Vicentina Moreira, presidenta do Conselho Tutelar; José Geraldo, assessor da secretaria de saúde, entre outros ilustres abre-campenses.

Nenhum comentário: