20 outubro 2012

Horário de verão começa
à meia-noite deste sábado

Boa parte dos brasileiros vai precisar adiantar o relógio em uma hora, a partir da meia-noite deste sábado (20), quando começa o horário de verão. A medida vale para todos os estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, além do estado de Tocantins, único da região Norte que participa. O novo horário fica em vigor até 17 de fevereiro. Adotado pela primeira vez no Brasil no início da década de 30, o horário de verão é defendido pelo governo como forma de economizar energia. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), a economia deve chegar a R$ 280 milhões neste ano,superior aos R$ 130 milhões do ano passado.

Para a maioria dos brasileiros, a grande dificuldade será acordar quando ainda está escuro. Os endocrinologistas avisam que a adaptação ao novo horário leva, em média, de nove a 15 dias e o ideal é começar a ir dormir mais cedo gradativamente.

Os médicos acrescentam que quem sempre dorme pouco e mal pode ter problemas de pressão e na taxa de glicose, pois existem alguns hormônios que têm uma queda na produção durante a noite e podem interferir. Dessa forma, uma pessoa que não dorme bem vai ter uma produção maior desses hormônios, que podem interferir no controle da pressão e da glicose. Quem tem diabetes ou é hipertenso pode ter problemas. Três propostas no Congresso para extinguir por vez o horário especial tramitam atualmente.
(HD)

Nenhum comentário: