26 julho 2013

Prefeitura de Raul Soares inicia
processo de castração de cães

“Do ponto de vista veterinário, a castração é o único meio de evitar a reprodução que previne, ao mesmo tempo, tumores no aparelho reprodutivo, muito comuns nos cães com idade madura e mais avançada. O problema resulta de um processo de multiplicação exagerada de células em órgãos do aparelho reprodutor, estimulado pelos hormônios sexuais. Castrar a fêmea antes dos 8 meses também é recomendado. Nas cadelas que fazem a cirurgia depois de entrar na puberdade, os casos de tumores na mama diminuem, mas não se tornam quase nulos, como acontece quando a castração é precoce.”

"Cão castrado é mais propenso a problemas de saúde”. Falso: a probabilidade de pegar doenças não aumenta com a castração. Antes pelo contrário: a retirada de útero e dos ovários, ou testículo, acaba com a possibilidade de infecções e tumores naqueles órgãos, e de complicações ligadas à gravidez e ao parto. Sem acasalamentos, as doenças sexualmente transmissíveis deixam de representar risco. Cai a incidência de tumores da mama.”

A prefeitura de Raul Soares, através da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, em busca de minimizar o problema de excesso de cães soltos pelas vias públicas e suas consequências, iniciou o processo de controle de castração e vacinação desses animais.

No último sábado (13jul) os técnicos daquela coordenadoria visitaram o Distrito de Bicuíba onde se deu início a essa tarefa que será realizada em todo o município. Nessa oportunidade 56 cães receberam ação direta, sendo utilizado o método de castração propriamente dita ou castração por meio de injeção de hormônio e vacinação.

Trata-se de cães dos donos: Celsa Maria dos Reis, Sérgio Raigo de Sousa Lima, Francisco Rodrigues de Oliveira, Hélio Bárbara de Sousa, Kionara Cristina Maximo, Neli Rosa de Oliveira, Jesus Lopes da Silva, Sebastião Lopes Ferreira, Edmar Júnior Teixeira de Almeida, Roberto Mauro Ferreira, Maria da Penha Sousa, José Aleixo Ferreira Germano, Maria Consolação Nunes Silva, Cleusa Conceição de Araújo, Rosângela Maria Fernandes Oliveira, Ilda Maria de Jesus Oliveira, Gabriel Martins de Souza, Eurico Antonio de Oliveira, Laudinei Ferreira de Lima, Joaquim Araújo de Lima, Alessandra Aparecida de Oliveira, Pedro Antero de Oliveira, Maria Oliveira de Barros, Milton Faustino de Sousa, José das Graças, Alício Prudêncio de Sousa, Luciano Rocha de Sousa, Norival Xavier de Sousa, Cristina Abreu Clemente, Mariana Vidal Dias, Neusa Xavier da Paixão, Maria Aparecida Mônica de ousa, Sebastião Caetano da Paixão, Maria de Paiva Silva, Juscilei José da Silva e Iremar Brás Mendes.

Nos próximos dias o controle deverá continuar em outro distrito até chegar na sede do município. 

Nenhum comentário: