Currículo pode ser
criativo, mas
exageros prejudicam o candidato
Se o recrutador não compreender seu currículo
rapidamente, há grandes chances de ele descartá-lo
Quem está em busca de uma nova colocação no mercado de trabalho sabe que é preciso se sobressair perante os concorrentes. Investir em um currículo criativo pode ser um importante instrumento de ataque nessa batalha. Mas o excesso de ousadia não é bem visto. Principalmente, se a vaga for para um setor conservador.
"Antes de enviar seu currículo, imagine como
você se sentiria se ele fosse lido em voz alta pelo diretor da área, em uma
reunião com toda a equipe. Se você ficaria envergonhado, é porque ultrapassou o
limite da ousadia para aquele cargo", afirma Ruy Bilton, sócio da
consultoria de treinamento e desenvolvimento Atingire.
O excesso de criatividade, segundo Bilton, pode
dificultar a seleção. "Muitos candidatos esquecem que se trata de um
processo complexo. O conteúdo ou formato pode dificultar o trabalho do
recrutador, que muitas vezes simplesmente ignora o candidato", afirma.
"Por isso, em praticamente todas as situações, os currículos tradicionais
serão melhor recebidos do que os criativos".
Diretora da empresa de recrutamento Mariaca
InterSearch, Daniele Riêra concorda que um currículo com estrutura convencional
é mais certeiro. Mas ressalta que pequenas mudanças podem ser feitas sem
problemas, como a fonte e o papel (se for entregue impresso).
Veja os 7 erros mais comuns durante uma entrevista
de emprego
Querer conduzir a entrevista: alguns candidatos
costumam não responder às perguntas dos selecionadores, comentando só aquilo
que estão interessados em destacar. Evite esse tipo de conduta e procure ser
claro e objetivo em todas as respostas.
A regra do "menos é mais", porém, pode
ser deixada de lado por quem trabalha com comunicação e artes. "Para um
designer, por exemplo, é até melhor ousar na formatação do currículo. Se ele
for muito convencional, não vai pegar bem", diz a gerente de
relacionamento do site Vagas.com.br, Fernanda Diez. Como esses profissionais
lidam com a criatividade no dia a dia, é importante que já se apresentem
criativos.
Mas a ousadia somente surte efeito quando acompanhada de conteúdo. "Um currículo com muito enfeite, mas pouca informação, só atrapalha. Ele até mostra que o candidato sabe fazer, mas também mostra que ele não sabe falar sobre si mesmo", diz Fernanda.
Mas a ousadia somente surte efeito quando acompanhada de conteúdo. "Um currículo com muito enfeite, mas pouca informação, só atrapalha. Ele até mostra que o candidato sabe fazer, mas também mostra que ele não sabe falar sobre si mesmo", diz Fernanda.
Uma solução ainda mais eficiente, na opinião de
Ruy Bilton, é enviar dois documentos distintos. "Os profissionais de
áreas criativas, como publicitários, arquitetos e designers em geral, deveriam
criar um currículo e um portfólio. O primeiro deve privilegiar a simplicidade e
a legibilidade. O segundo pode ter um formato diferente. Isso vale para
documentos impressos ou digitais", explica.
(Uol)
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