22 agosto 2013

Oficina do Programa Melhoria
de Acesso da Atenção Primária

Aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de agosto no auditório do Sindicato Rural de Ponte Nova, um evento intitulado "Oficina do Programa Nacional de Melhoria de Acesso e Qualidade da Atenção Primária", promovido pela Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova.

O evento contou com a participação de 27 municípios pertencentes a jurisdição de Ponte Nova com a ausência de três deles.

A Coordenadora da Atenção Primária, Saskia Drumond, falou da importância do Programa de Melhoria da Qualidade (PMAQ) sendo um programa nacional implantado em alguns municípios e reimplantado o segundo ciclo em outros municípios da região.

O PMAQ é um programa que visa cuidados bem caracterizados dos processos de trabalhos nas Unidades Básicas de Saúde, da estratégias das famílias, da saúde bucal e cuidados da gestão municipal em atenção primária. É um programa que vai trazer muitos benefícios aos usuários de forma organizada.

O público alvo dessa capacitação foram os secretários municipais, coordenadores municipais da atenção básica, coordenadores da saúde bucal e técnicos que irão replicar toda a aprendizagem aos funcionários de cada município. Sendo 20% dos recursos financeiros podendo ser aplicados nas equipes, material de consumo e outras necessidades.

A facilitadora do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Magali Araújo, falou da importância dessa parceria em todas as iniciativas.

Foram realizados trabalhos em grupos durante a oficina, obtendo um balanço bastante positivo do evento.

Todos os funcionários da "Atenção Primária" contribuíram para o sucesso do evento.
(Wesley Moreira / Comunicação Social/SRS Ponte Nova)

Nenhum comentário: