21 agosto 2013

Governo garante emissão de certidões de
nascimento em maternidades de Minas
Na manhã desta terça-feira, 20 de agosto, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), deputado estadual Cássio Soares, inaugurou em Belo Horizonte, no Hospital Sofia Feldman, a primeira unidade interligada para a emissão de certidão de nascimento. O projeto para erradicação do sub-registro civil em Minas é realizado pela Sedese, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Corregedoria Geral de Justiça de Minas Gerais, cartórios e o Sindicato dos Oficiais do Registro Civil das Pessoas Naturais (Recivil).

“Nossa meta é levar essa iniciativa, até junho de 2014, a mais 33 unidades hospitalares em Belo Horizonte, Região Metropolitana e no Semiárido mineiro”, disse o deputado Cássio Soares, durante a inauguração da unidade, ao afirmar que o governo estadual está cumprindo um dever com o cidadão o direito à cidadania ao receber, antes mesmo de deixar a maternidade, a sua certidão de nascimento. “Em parceria com o Tribunal de Justiça, com a Recivil e as unidades hospitalares, estamos trabalhando para garantir o registro civil antes mesmo que o recém-nascido deixe o hospital”, disse, lembrando que a intenção da Sedese é tornar cada vez menor o índice de sub-registro civil em Minas.

O presidente do Tribunal de Justiça, Joaquim Herculano Rodrigues, salientou que é a partir do nome que o cidadão se torna referência para o mundo e garante o exercício dos seus direitos. Segundo ele, o investimento veio para cortar o mal pela raiz e garantir o registro civil aos recém-nascidos mineiros.  “Esta solução só está sendo adotada porque existem pessoas sérias que aderiram à causa. O cidadão precisa contar a sua história e ser reconhecido”, afirmou.

Números
De acordo com dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 12.157 mineiros, com até 10 anos de idade, não possuíam o registro civil naquele ano.  E a certidão de nascimento é a única maneira de garantir às pessoas o reconhecimento formal enquanto titulares de direitos, permitindo o pleno exercício da cidadania. Para isso, segundo Cássio Soares, a Sedese também vai realizar 88 mutirões em diversas comunidades tradicionais, como quilombolas, indígenas e ciganas, principalmente em municípios com alto índice de sub-registro civil de nascimento.

Nenhum comentário: