Pedágio
na BR–262 vai custar
até R$ 7,82 com privatização
Motorista gastará até R$ 31,28 no trecho
entre João Monlevade e o
litoral do Espírito Santo
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Luz
verde para o início das privatização das rodovias BR–050 e BR–262. O processo
de licitação foi aprovado sem ressalvas pelos ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília. Nas
duas rodovias, o vencedor das licitações terá que construir pelo menos 10% da
obra de duplicação, antes de começar a cobrar os pedágios. O modelo seguido,
previsto para acontecer na segunda quinzena de setembro, será o de leilão público,
considerado o vencedor aquele que cobrar os menores valores para os pedágios.
As
duas estradas são manchetes frequentes nos jornais do país. A BR–262, que liga
Minas Gerais ao Espírito Santo, é considerada uma das mais perigosas do país.
Só no primeiro semestre deste ano, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 226 acidentes, com sete
mortos e 139 feridos. Na BR–050, o perigo fica nas proximidades de Uberlândia.
No trecho conhecido como curva do Parque Sabiá foram registrados 38 colisões e
17 feridos, apenas nos primeiros cinco meses do ano. Esses números eram mais
altos quando a pista que ligava Uberaba a Uberlândia era simples.
Diálogo.
A aprovação pelo TCU foi considerada uma referência de diálogo entre a Agência
Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e os ministros do tribunal, que já
haviam reprovado o processo de licitação das duas rodovias anteriormente. Segundo declaração do
ministro-relator em substituição, Augusto Sherman
Cavalcanti, “a melhoria notada pela auditoria nos estudos de viabilidade
técnica e das soluções de engenharia adotadas nos projetos foi resultado de um
amplo debate entre a ANTT e o TCU”.
O
objetivo das atuais concessões é a duplicação total dos trechos leiloados até o
quinto ano do contrato. E
10% das obras devem estar prontas antes de início da cobrança de pedágio: 19
meses após a privatização. Em etapas anteriores do programa, houve grandes
deságios da tarifa básica de pedágio na fase de licitação, proporcionados pelos
ajustes propostos pelo TCU e pela competitividade dos leilões.
Na
BR–262, o leilão ocorrerá entre as cidades de João Monlevade (MG) e Viana (ES),
num total de 376,9 quilômetros. O prazo para a concessão é de 25 anos,
renováveis por mais 25 anos em caso de necessidade pública. Haverá quatro
postos de pedágio.
Na
BR–050, que liga a divisa de Minas com São Paulo à Cristalina (GO), passando
por Uberaba e Uberlândia, o prazo de concessão também é de 25 anos, renováveis
pelo mesmo período. Serão seis praças de pedágio. Nas duas rodovias são
prioridades iniciais a melhoria dos acostamentos e o fim dos buracos no
asfalto. Na estrada, também haverá suportes para motoristas, tanto para a parte
mecânica como para o socorro
em acidentes.
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