07 março 2014

Informativo da Polícia Militar

PM de Raul Soares faz balanço positivo
da segurança durante o Carnaval 2014

O Carnaval de Raul Soares é uma das festas mais tradicionais na região, considerando estar entre os melhores carnavais de Minas Gerais. Este evento tem conquistado, nos últimos anos, público cada vez maior e tem obtido destaque na mídia pela tranquilidade e segurança.

À Polícia Militar coube a missão de executar o Policiamento Ostensivo Geral e de Trânsito nas imediações do local do evento, bem como atuar dentro do principio da universalidade, visando à preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio, durante todo o perímetro de realização do evento, tendo como ênfase a ação preventiva e, como alvo principal, a população ordeira que participaria direta ou indiretamente do Carnaval 2014 em Raul Soares.

O planejamento da Polícia Militar para atingir um patamar de eficiência na prestação de serviço de segurança pública no referido evento foi desencadeada em duas etapas.

A primeira etapa, de cunho repressivo qualificado, foi denominada “Operação Pré-carnaval”, na qual contaram com ações desencadeadas durante os vinte dias que antecederam o evento carnavalesco. Foram três operações blitz de trânsito e quatro operações de batida policial com foco na apreensão de armas e drogas, cujos resultados foram satisfatoriamente positivos:

Dez armas de fogo apreendidas; Quatorze buchas de maconha apreendidas; Quatro pedras de Crack apreendidas; Trinta e oito pinos de Cocaína apreendidos; Vinte gramas de pasta base de Cocaína apreendidos; Quarenta e seis veículos fiscalizados, dos quais 19 foram autuados por infrações administrativas de trânsito, sendo dois deles apreendidos por irregularidades insanáveis no teatro de operações e outros dois apreendidos pelo crime de direção perigosa e embriaguez ao volante.

Alguns Destaques
Na segunda etapa o foco foi exclusivamente na prevenção, onde a Polícia Militar apostou na ostensividade, ou seja, na presença real da Polícia no local do evento (segurança objetiva), o que de certa forma, contribuiu ainda para o aumento significativo da sensação subjetiva de segurança nas mediações do evento, o que garantiu a impressionante marca de nenhum registro de ocorrência de furto de veículo ou de arrombamento em veículos durante todo o período de realização do Carnaval 2014 em Raul Soares.  

O Comandante do Pelotão de Raul Soares, 2º Tenente Christófori, parabeniza todos os policiais militares empregados no policiamento do Carnaval 2014, pois, cada qual com suas atribuições específicas, apresentaram um altíssimo grau de profissionalismo e compromisso com o serviço. O resultado de tamanho empenho e compromisso foram os baixíssimos números de crimes contra a pessoa e contra o patrimônio registrados em decorrência do evento carnavalesco.

O balanço final com relação ao serviço de segurança pública prestado pela Polícia Militar no Carnaval 2014 é positivo, e os créditos vão para os responsáveis pela execução do policiamento que seguiram a risca o planejamento inicial que teve como ênfase a ação preventiva, o que de fato refletiu em inúmeros benefícios ao público alvo principal do evento – a população ordeira que trouxe para as ruas o verdadeiro espírito carnavalesco abrilhantando ainda mais o Carnaval 2014 realizado em Raul Soares, conclui o Comandante do Pelotão da Polícia Militar local, 2º Tenente PM Christófori.

Nenhum comentário: