31 março 2014

Minas registra primeira morte por dengue hemorrágica em 2014

Mulher estava internada desde quinta-feira (27) em Juiz de Fora e morreu na madrugada desse domingo. Em 2014 já foram registrados 5.132 casos de dengue clássica no estado

A Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, na Região da Zona da Mata, confirmou nesta segunda-feira a primeira morte por dengue hemorrágica em Minas Gerais neste ano. A vítima - uma mulher de 34 anos, que estava grávida - morreu no domingo. Ela havia sido internada no dia 27 de março, no Hospital Maternidade Therezinha de Jesus, com quadro de saúde de pneumonia. A Secretaria Estadual de Minas Gerais informou que ainda não foi notificada sobre o caso
Com a piora no estado de saúde, a paciente acabou perdendo o bebê na madrugada da última sexta-feira. Exames de sorologia do hospital confirmaram a doença e foram encaminhados à Vigilância Sanitária, órgão ligado à Secretaria de Municipal de Saúde.

A dengue hemorrágica é considerada o tipo mais grave da doença e tem os sintomas muito parecidos com a dengue clássica. Apenas no terceiro ou quarto dia surgem sangramentos de pequenos vasos da pele e órgãos. Geralmente, o paciente tem queda de pressão e tonturas.

No ano passado, Minas voltou a registrar expansão do número de casos da doença. No último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, em 20 de dezembro, foram contabilizados 346.735 casos de dengue e 112 mortes. Em 2014, já foram identificados 5.132 casos de dengue clássica em Minas Gerais.

Somente em Juiz de Fora já foram registradas 110 notificações da doença, sendo que 38 foram confirmadas, 41 descartadas e 31 estão aguardando o resultado, além da morte confirmada hoje. A prefeitura da cidade informou que realizará amanhã mutirões de limpeza e campanhas para a conscientização dos moradores. Serão realizados trabalhos para recolher lixos que possam oferecer risco de transmissão da dengue.

A subsecretária de saúde de Juiz de Fora, Magda Ferreira, vai dar uma coletiva de imprensa às 16h desta segunda-feira para explicar a situação da dengue no estado.

Nenhum comentário: