09 novembro 2010

Presidenta Dilma na frente...

Dilma é a 16ª personalidade
mais poderosa do mundo

Hu Jintao destrona Obama na lista dos poderosos; Dilma ficou
à frente de Stve Jobs, da Apple, e de Sarkozy, presidente da França.



O presidente chinês Hu Jintao lidera a classificação da revista americana Forbes das personalidades mais poderosas do planeta, destronando o americano Barack Obama, vítima da vitória republicana nas eleições legislativas de terça-feira (2). A presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, é a 16ª da lista de 68 personalidades.

Dilma está à frente de nomes como o presidente da Apple, Steve Jobs (17º lugar), o presidente da França, Nicolas Sarkozy (19º lugar) e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton (20º lugar).

O empresário brasileiro Eike Batista também apareceu na lista, em 58º lugar.

Em relação ao presidente da China, segundo a Forbes, Hu Jintao "exerce um controle quase ditatorial sobre 1,3 bilhão de pessoas, um quinto da população mundial". "Ao contrário dos líderes ocidentais, Hu pode desviar rios, construir cidades, pôr dissidentes na prisão e censurar a internet sem intromissão de burocratas irritados ou tribunais", diz a revista.

O presidente Obama acaba de sofrer "uma espécie de derrota" com a vitória republicana nas eleições de metade do mandato, considera a Forbes. "Após ter promulgado amplas reformas durante seus dois primeiros anos no poder, Obama vai, nos próximos, ser bloqueado no momento de aplicar seu programa", diz a revista.

O rei Abdullah da Arábia Saudita chega na terceira posição na lista dos mais poderosos, seguido pelo premier russo Vladimir Putin, do Papa Bento XVI e da chanceler alemã Angela Merkel. O líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, é o 57º.

Mês passada, a Forbes posicionou a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, na liderança das mulheres mais poderosas do planeta.

A revista, propriedade do bilionário Steve Forbes, um ex-candidato republicano à eleição presidencial americana, havia sido alvo da irritação da Casa Branca, em setembro, após a publicação de um artigo afirmando que Barack Obama estava corroído pelo "anticolonialismo" que herdou de seu pai queniano.

A seguir, a lista dos 20 mais poderosos segundo a Forbes:

1º - Hu Jintao
2º - Barack Obama
3º - Abdullah bin Abdul Aziz al Saud
4º - Vladimir Putin
5º - Papa Bento 16
6º - Angela Merkel
7º - David Cameron
8º - Ben Bernanke
9º - Sonia Gandhi
10º - Bill Gates
11º - Zhou Xiaochuan
12º - Dmitry Medvedev
13º - Rupert Murdoch
14º - Silvio Berlusconi
15º - Jean-Claude Trichet
16º - Dilma Rousseff
17º - Steve Jobs
18º - Manmohan Singh
19º - Nicolas Sarkozy
20º - Hillary Clinton
58º - Eike Batista

(FONTE: Hoje em Dia)

Nenhum comentário: