20 novembro 2013

Fragmentos da história de Raul Soares

Fatos Relevantes - 01
José Geraldo Leal
7 de setembro de 1923 - Emancipação do distrito de São Sebastião de Entre Rios e criação do município de Matipóo, na Categoria de Vila, Lei estadual nº 843 assinada pelo Presidente de Minas Raul Soares de Moura e o secretário Augusto Mário Caldeira Brant.

Dispõe a lei: “Art. 2º ... XXIV –  de Matipóo, constituído dos districtos de São Sebastião de Entre Rios, que terá aquella denominação (desmembrado de Rio Casca) e Vermelho Velho e Vermelho Novo (desmembrados do município de Caratinga), com as atuaes divisas desses districtos.”

A emancipação do distrito de São Sebastião de Entre Rios e a criação do município de Matipóo contou com o entusiástico apoio de importantes lideranças da região. O Cel. João Domingos da Silva, vereador especial na Câmara Municipal de Rio Casca, foi uma delas. Também aderiu á causa o Cel. Joaquim Milagres Sobrinho, forte liderança política, filiado ao Partido Republicano Mineiro, o P.R.M., fundado pelo político mineiro Artur da Silva Bernardes.

20 de janeiro de 1924 - Instalação da Câmara Municipal. Os vereadores Carlos Gomes Brandão, Francisco Costa Abrantes, João Domingos da Silva, Joaquim José da Silveira, Joaquim Milagres Sobrinho, José Maria de Souza e Raymundo Raphael Coelho, reunidos em assembleia geral, elegeram a Mesa Diretora Mesa Diretora da Casa: Carlos Gomes Brandão, Presidente e Vice-Presidente Raymundo Raphael Coelho.

Importante papel coube ao presidente Carlos Gomes Brandão, da Câmara Municipal de Matipóo e ao vice-presidente Dr. Armando Sodré, representando o Dr. Edmundo Rocha, presidente da Câmara Municipal de Rio Casca, fixando aos árbitros o prazo de 30 (trinta) dias para a apresentação do laudo de avaliação correspondente á emancipação.

Após exercer o cargo de presidente durante o primeiro semestre do ano de 1924  o vereador Carlos Gomes Brandão transferiu o cargo de presidente da Câmara Municipal ao vereador Raymundo Raphael Coelho, que o aceitou, exercendo o mandato com proficiência e dedicação até o ano de 1927.

19 de setembro de 1924 - A Lei nº 862 alterou a denominação do município de Matipóo para Raul Soares. Foi assinada pelo Presidente Olegário Dias Maciel e pelo secretário Sandoval Soares Azevedo.
Uma homenagem àquele que em 7 de setembro de 1923 criou o município de Matipóo, falecido prematuramente em 4 de agosto de 1924.

10 de setembro de 1925, Assinada pelo Presidente Fernando Mello Viana e pelos secretários Sandoval Soares de Azevedo e Djalma Pinheiro Chagas, a Lei nº 893, dispõe no artigo 3º: “Ficam elevadas á categoria de cidade as villas em que se installarem termos judiciários.”

Em sessão solene comemorativa do primeiro aniversário da instalação realizada em 20 de janeiro de 1925 o presidente da Mesa Raymundo Raphael Coelho comunicou aos presentes que recebera telegrama do Cel. Bejamim do Carmo, que se encontrava em Belo Horizonte, informando-lhe que o município de Raul Soares seria legalmente beneficiado alterando-se, em consequência, a categoria do município.

Cumpridas as formalidades legais a vila de Raul Soares passou a ser a cidade de Raul Soares.
 (José Geraldo Leal / josegeraldoleal@gmail.com)

Nenhum comentário: