30 junho 2014

PM realiza operação batida policial em Raul Soares

Informativo da Polícia Militar

Data: 27/06/2014                            Hora: 06:00
Local: Córrego dos Mafras, S/N, Zona Rural de Raul Soares/MG
Autor: Edivaldo Gonçalves Dias, 22 anos, Zona Rural de Vermelho Velho, Raul Soares/MG.
Autor: Sérgio Marciano Bertoldo, 37 anos, Centro, Raul Soares/MG.
Material Apreendido: 01 dichavador, 01 revólver Cal.32; 07 cartuchos Cal.32; 01 cartucho vazio Cal.32; 01 cartucho vazio Cal.38; 02 cartuchos picotados Cal.32; uma motocicleta removida por Infração de trânsito administrativa; 02 automóveis removidos por infração de trânsito Administrativa; uma motocicleta produto de roubo, localizada e apreendida.

Na manhã de sexta-feira (27/06) a Policia Militar em Raul Soares realizou mais uma Operação de combate ao porte, a posse de arma de fogo, em busca de veículos furtados e a ordem no trânsito, denominada “Cidade Segura”.

A operação teve um resultado positivo com a apreensão de 01 dichavador, 01 revólver Cal.32; 07 cartuchos Cal.32; 01 cartucho vazio Cal.32; 01 cartucho vazio Cal.38; 02 cartuchos picotados Cal.32; uma motocicleta removida por infração de trânsito administrativa; 02 automóveis removidos por infração de trânsito administrativa; uma motocicleta produto de roubo, localizada e apreendida.

Dois homens foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil em Raul Soares. 

Jovens presos acusados de roubo em Pingo D’Água

Data:  27/06/2014                             Hora:   10:41
Local: Praça da Legislação, nº 177, Centro, Pingo D'água/MG.
Vítima: Raquel Barbosa da Silva Araujo, 33 Anos, Pingo D'água/MG.
Vítima: Cristiane Barbosa da Silva, 21 Anos, Pingo D'água/MG.
Autor: Weslei De Andrade Silva, 21 Anos, Pingo D'água/MG.
Autor: Thiago Batista da Silva, 20 anos, Acampamento Chico Mendes S/N, Pingo D'água/MG.
Veículo localizado/recuperado: Honda CBX 250 Twister, Vermelha, placa HCE- 3048 – Ipatinga/MG.

Material Apreendido:
Uma bermuda branca com listras cinzas, duas tocas ninja preta e uma chave mixa.
Materiais roubados: R$ 11.254,99 e um aparelho celular Samsung Galaxy Windows Phone de cor Branca, Juntamente com um Chip.

A Policia Militar recebeu a informação de um roubo no comércio deposito de construção Araujo. Uma Equipe da Policia Militar esteve no local, contudo os dois infratores já tinham fugido sentido zona rural em uma Honda Bros de cor vermelha sem placa, estando ainda de posse de uma arma de fogo e com o dinheiro roubado.

Através das imagens feitas pelo sistema de câmeras do estabelecimento, foi observado as características dos infratores, sendo um deles identificado pela Policia Militar. Foi desencadeada uma operação para localizar e capturar os autores, sendo que o jovem de 20 anos, foi encontrado em sua casa e outra equipe cercava a casa do pai do jovem de 20 anos (identificado nas filmagens) ele também foi preso.

Durante as buscas foi encontrada uma motocicleta que foi furtada na data do dia 23/06/14 na cidade de IpatingaMG. Foram encontradas também com o jovem de 20 anos duas toucas ninja. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto.

A motocicleta foi apreendida e removida para o pátio credenciado. Os jovens foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil em Caratinga, onde foram autuados.


PM registra tentativa de homicídio em Santa Bárbara do Leste

Data:   29/06/2014                          Hora:    20:00
Local: Rua Carmina de Assis Ataíde, 37, Morro da Antena, Santa Bárbara do Leste/MG.
Vítima: Willian Oliveira Fonseca, 22 anos, bairro Morro da Antena, Santa Bárbara do Leste/MG.
Material apreendido: 2 projéteis (possivelmente calibre .38).

A Policia Militar recebeu a denúncia anônima informando que alguém havia sido baleado no Bairro Morro da Antena. Uma Equipe da Policia Militar foi até o local e verificou a veracidade dos fatos, contudo a vítima já havia sido socorrida ao PAM - Pronto Atendimento de Caratinga.

A esposa da vítima informou que eles estavam na cozinha, quando ouviram alguém chamar seu marido pelo nome, tendo ele ido até a janela da sala, que estava aberta, para atender ao chamado, sendo alvejado por dois disparos, um no pescoço e outro no braço esquerdo.

Os projéteis foram apreendidos. A esposa da vítima acredita que a tentativa de homicídio se deu por dívidas de drogas, mas não soube informar à quem a vítima deve e não conseguiu ver o autor.

Compareceu ao local dos fatos, a perícia que realizou os trabalhos de praxe. A vítima foi transferida para o hospital Márcio Cunha, em Ipatinga.

A Policia Militar segue em intenso rastreamento.

Dois presos por tráfico

Informativo da Polícia Militar

Ação da PM

RIO CASCA (MG) - Dois homens foram presos pela Polícia Militar de Rio Casca acusados de tráfico de drogas no bairro Nossa Senhora das Graças, na noite de quinta-feira, 27/06.

A Polícia Militar fazia patrulhamento e abordou um Celta por conta de frenagens e manobras bruscas que o motorista estava fazendo na região central da cidade.

A PM encontrou no porta-luvas do veículo quatro pinos de cocaína, três buchas de maconha, bem como quatro pedras de crack embaladas e prontas para o comércio.
O motorista negou envolvimento, enquanto o passageiro assumiu que era dono da droga. Ele disse que comprou de um caminhoneiro na BR-262.

O Celta está com documentação atrasada desde 2012. O motorista não tinha habilitação.

Os dois foram encaminhados para a delegacia em Rio Casca.

Igreja Católica produz cartilhas para eleitor não perder o voto

Cartilhas e vídeos educativos produzidos pela CNBB e o Nesp da PUC Minas dão um panorama das mazelas que precisam ser solucionadas pelos políticos eleitos

"Não adianta os cristãos pensarem
que o Brasil vai se transformar
 por intervenção divina. O país se
 transforma pela ação concreta dos
 cidadãos no cotidiano",
Robson Sávio, coordenador
do grupo gestor do Nesp/PUC-Minas
Partiu do maior líder da Igreja Católica, o papa Francisco, a orientação de que “envolver-se na política é uma obrigação de todo cristão” e coube às congregações religiosas no Brasil munirem seus seguidores de material para levar a cabo a missão de se preparar para irem às urnas em outubro. Muito além de temas espirituais, as cartilhas e vídeos educativos produzidos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) da PUC Minas dão um panorama das mazelas que precisam ser solucionadas pelos políticos eleitos, pedem aos cristãos que votem em quem tem ficha limpa e que fiscalizem a atuação dos seus escolhidos depois do pleito.
Os clérigos fazem uma reflexão sobre as manifestações de junho do ano passado e apontam a má qualidade dos serviços públicos, especialmente no transporte, saúde e educação como os principais problemas a serem resolvidos. “Destaca-se no discurso das ruas a insatisfação com a maneira como os políticos eleitos vêm exercendo o poder distanciados das necessidades da população, fazendo da política um balcão de negócios onde se barganham bens da coletividade como se fossem particulares”, prega a CNBB.

A temática parte do documento da CNBB “Pensando o Brasil – Desafios diante das eleições de 2014”, aprovado em conferência geral dos bispos em maio deste ano, que traz 29 pontos. Entre eles, a Igreja coloca o financiamento privado das campanhas eleitorais como principal fonte de corrupção dos eleitos. Por isso, a orientação aos cristãos é ver quem está financiando o candidato antes de votar nele. “Não é raro que o candidato eleito já chegue ao poder refém de negociatas que o levam a agir apenas em consonância com os interesses de quem o financiou.”

O cidadão é chamado a ser parte ativa na vida política do país. O primeiro ponto é “julgar” uma realidade em que, de acordo com a cartilha da Igreja, houve avanços, como o fato de nos últimos 10 anos 28 milhões de brasileiros terem saído da pobreza, mas também há desafios, como a redução dos gastos com a dívida pública e a diminuição da desigualdade social e violência. Nenhuma instância de governo é citada como responsável pelo quadro. Os eleitores são chamados a fazer uma significativa pesquisa na vida dos candidatos para descobrir se pesam processos ou condenações contra eles.

Cidadania A Lei da Ficha Limpa, conquistada a partir de uma grande mobilização popular que teve como um dos pilares a ação da Igreja, é um dos pontos fortes das cartilhas, que colocam a legislação como possibilidade efetiva de renovação dos políticos “acostumados a usar cargos eletivos como profissão e a se beneficiarem do exercício de suas funções para proveito próprio e não como serviço público”. Com este gancho, eles são chamados também a conhecer e chancelar o projeto de reforma política defendido pela CNBB e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

“Há muitos anos existem na Igreja os grupos de fé e política trabalhando nessa perspectiva de inserção na política como formação para a cidadania. O recado é que não adianta os cristãos pensarem que o Brasil vai se transformar por intervenção divina. O país se transforma pela ação concreta dos cidadãos no cotidiano”, explica o coordenador do grupo gestor do Nesp/PUC-Minas, Robson Sávio. Neste sentido, ele destaca como um dos pontos das cartilhas a instrução aos fiéis de que não basta estar de olho na corrupção dos políticos. Segundo os bispos, é preciso lutar contra as pequenas corrupções do dia a dia, como furar filas de banco ou tentar subornar policiais para se livrar de multas de trânsito.

Os católicos são orientados a participar da vida política do país mesmo depois das eleições, fortalecendo e integrando associações de bairro, sindicatos e partidos. Mesmo com toda essa tentativa de introduzir os fiéis na política, os bispos mantêm a orientação aos padres, diáconos e bispos de não se candidatem a cargos eletivos. As cartilhas estão sendo vendidas a um preço simbólico de R$ 1,50 para as paróquias, que distribuem o material gratuitamente aos fiéis.


Delegacia virtual de Minas registra perda de documentos

A segunda fase de implantação da Delegacia Virtual da Polícia Civil de Minas Gerais entra em funcionamento hoje. O registro de perda e extravio de documentos e de objetos pessoais vai poder ser realizado via internet, sem a necessidade de ir a uma delegacia ou acionar a Polícia Militar para confecção do boletim de ocorrência. Desde o fim de abril, o sistema registra acidentes de trânsito sem vítimas. 

O endereço é www.delegaciavirtual.sids.mg.gov.br.

No site, tem links para as páginas do Detran e Polícia Civil de Minas Gerais. Podem ser registrados agora a perda de documentos como CPF, identidade, título de eleitor, carteira de trabalho, cartões de crédito, cheques, objetos pessoais como relógio, celular, equipamento eletrônico e animal, entre outros. 

29 junho 2014

Café garante saldo positivo do emprego em Minas

A colheita de café gerou mais
de 19 mil empregos em Minas
Apesar das muitas dificuldades enfrentadas pelos cafeicultores de Minas Gerais, principal produtor do país, o setor continua sendo um grande gerador de emprego. Com a colheita nas lavouras em maio, o café respondeu por 19.432 novas vagas das 22.925 que foram criadas no Estado.

Foi graças a ele que Minas liderou a geração de emprego, vindo o Estado a responder por 38,96% das vagas criadas no País em maio, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta semana pelo governo. Na divisão por municípios é possível notar a importância da cultura cafeeira no mapa do emprego.

De acordo com o Caged, em MG lideram a lista na criação de vagas os municípios de Três Pontas (892), Ipatinga (843), São Sebastião do Paraíso (665), Machado (634) e Guaxupé (578), todas eles com tradição na produção de café.

Por outro lado, sem ter relação com o produto, a capital Belo Horizonte aparece em penúltimo no ranking, com saldo negativo de 1.600 vagas em maio, seguida por Contagem, na região metropolitana, que viu 1.982 empregos desaparecerem.

Com esses números contrários em cidades grandes, apesar de fechar com alta de 0,5% em relação ao mês anterior, o resultado foi o pior maio desde 2010 para os mineiros. Puxado justamente pelo café, este mês no Estado as contratações costumam ser bem maiores; Em maio do ano passado foram criados 25.916 postos de trabalho, 11,5% a mais que agora.

Cenário
No País a cafeicultura criou em maio 44,1 mil vagas, mas este número já esteve bem mais alto. Os motivos para isso são a crise no setor e a mecanização que avançou muito nas lavouras do Sudeste. Um exemplo disso é a cidade de Cabo Verde (MG), onde o número de pessoas que trabalhavam na safra do café caiu de 6,5 mil para 1,5 mil. Isso em razão da máquina conhecida por "mãozinha", um equipamento portátil e de custo baixo que faz o trabalho de quatro pessoas.

Situação parecida se repete em outros municípios onde a meta é reduzir custos para enfrentar o preço baixo do café e a seca, que prejudicou as lavouras. Em Minas, a expectativa, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), é produzir na safra de 2014 cerca de 22,9 milhões de sacas de 60 quilos de café. O volume é 16,88% inferior ao registrado na safra passada. E a estiagem é apontada como a grande vilã.

Inversão
No País todo a previsão é colher 44,57 milhões de sacas de 60 quilos de café beneficiado. Se for mantida essa quantidade, será encerrado o ciclo de crescimento registrado safra após safra desde 2005, com a queda de 9,33% no comparativo com os números do ano passado (49,15 milhões de sacas).

Paquistanesa de 18 anos é queimada viva por rejeitar proposta de casamento

Sidra Shaukat recusou pedido de Fayyaz Aslam, 22; pai da vítima afirma que rapaz perseguia sua filha

Uma jovem paquistanesa morreu queimada no sábado, em um vilarejo na cidade de Toba Tek Singh, no Paquistão, por ter recusado um pedido de casamento, informou a polícia neste domingo, acrescentando que o homem rejeitado jogou gasolina e ateou fogo na vítima. A jovem Sidra Shaukat, de 18 anos, estava em casa sozinha, quando Fayyaz Aslam, de 22, entrou, jogou gasolina e ateou fogo nela, disse à AFP o oficial de polícia Mohammad Akram.

"Ela foi levada para um hospital local, que a transferiu para o hospital principal da cidade. Mas ela morreu antes de chegar lá", acrescentou Akram. Aslam foi preso e será processado. "O rapaz a amava e enviou uma proposta de casamento para ela. Só que ele foi rejeitado pela família dela", confirmou o policial.

O pai de Sidra, Shaukat Ali, confirmou o assassinato e acusou Aslam de perseguir sua filha. "Ele costumava perseguir minha filha. Ontem, veio aqui à tarde e fez ameaças terríveis, depois que pedimos a ele que não viesse novamente", contou Ali à AFP. Esse foi o segundo assassinato brutal na província paquistanesa de Punjab nos últimos dias.

Na última quinta-feira à noite, 26 de junho, a jovem Maafia Bibi, de 17, e seu marido, Muhammad Sajjad, de 31, foram mortos na cidade de Daska. O casal foi assassinado pelo pai de Maafia, pelos dois tios, pelo avô e pela mãe dela, todos contrários ao casamento.

28 junho 2014

Lei "Menino Bernardo" entra em vigor a partir desta sexta-feira

A lei “Menino Bernardo” foi publicada no Diário Oficial da União e entra em vigor a partir desta sexta-feira (27), proibindo o uso de castigos físicos e tratamento cruel como formas de correção, disciplina e educação de crianças e adolescentes.

Conhecida também como a Lei da Palmada, ela determina que pais, responsáveis ou quaisquer integrantes da família que descumprirem a norma recebam encaminhamento para um programa oficial de proteção à família, tratamento psicológico ou psiquiátrico.
O projeto recebeu este nome no Senado em homenagem ao garoto morto recentemente no Rio Grande do Sul. O pai e a madrasta dele foram indiciados pelo crime.

O texto da lei define castigo como a “ação de natureza disciplinar ou punitiva com o uso da força física que resulte em sofrimento físico ou lesão à criança ou ao adolescente”. Já o tratamento cruel ou degradante é definido como “conduta ou forma cruel de tratamento que humilhe, ameace gravemente ou ridicularize a criança ou o adolescente”.

Segundo a publicação, a União, os estados e os municípios deverão atuar de forma articulada na elaboração de políticas públicas e na execução de ações destinadas a coibir os maus tratos às crianças e adolescentes.

De acordo com o ‘Mapa da Violência 2012 – Crianças e Adolescentes do Brasil’, estima-se que 500 mil crianças são vítimas de violência doméstica de diferentes tipos no Brasil.

26 junho 2014

Assistir a três horas diárias de televisão dobra o risco de morte prematura

A causa mais comum de morte foi o câncer, que matou 46 pessoas. Trinta e duas morreram de outras causas e 19 mortes foram ligadas a problemas cardiovasculares

O estudo não provou que assistir à televisão causou as
mortes prematuras, apenas que uma associação
poderia ser encontrada entre ficar mais
horas diante do aparelho e o risco aumentado
As pessoas que assistem à televisão por três horas ou mais por dia podem ser duas vezes mais propensas a morrer prematuramente do que as que ficam menos tempo na frente da TV, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira. O estudo, publicado no Jornal da Associação Americana do Coração, é o mais recente a descrever os riscos potenciais da vida sedentária, que inclui pressão alta, obesidade, câncer e doença cardíaca.

"Nossas descobertas são consistentes com uma série de estudos anteriores, onde o tempo gasto assistindo TV estava vinculado à mortalidade", disse o autor principal do estudo, Miguel Martinez-Gonzalez, diretor do departamento de Saúde Pública na Universidade de Navarra em Pamplona, Espanha. A pesquisa se baseou em registros de mais de 13 mil pessoas, que se formaram em universidades espanholas. A idade média dos entrevistados era de 37 anos e 60% eram mulheres.
Os cientistas queriam descobrir se havia algum vínculo entre a morte precoce e o tempo passado em frente à TV. Eles também analisaram quanto tempo as pessoas passaram diante de um computador, dirigindo e se estes fatores influenciavam o risco de morte. Os participantes do estudo eram saudáveis quando começaram a ser analisados e foram acompanhados por 8,2 anos, em média.

Aqueles que assistiram à televisão mais de três horas por dia eram duas vezes mais propensos a morrer jovens do que os que viam por uma hora ou mais, destacou o estudo. A causa mais comum de morte foi o câncer, que matou 46 pessoas. Trinta e duas morreram de outras causas e 19 mortes foram ligadas a problemas cardiovasculares.

A pesquisa não descobriu uma associação entre o tempo gasto no computador e a morte prematura ou entre dirigir e morrer jovem. Tampouco provou que assistir à televisão causou as mortes prematuras, apenas que uma associação poderia ser encontrada entre assistir mais TV e um risco maior de morrer, mesmo quando os cientistas ajustaram a pesquisa para outros fatores potencialmente correlatos.

"Nossas descobertas sugerem que os adultos podem considerar aumentar sua atividade física, evitar períodos de sedentarismo longo e reduzir o tempo assistindo à televisão para não mais que uma a duas horas por dia", disse Martinez-Gonzalez. A Associação Americana do Coração recomenda às pessoas que façam algum tipo de exercício moderado durante quase duas horas por semana.

25 junho 2014

Raul Soares / Expô-Raul Espetacular


Goiabal / Sensacional Cavalgada


Operação “Chumbo Grosso” realizada pela PM de Raul Soares resulta na apreensão de armas, munições e droga

Informativo da Polícia Militar

A fim de combater os crimes de Porte, Posse e Comércio Ilegal de armas de fogo, munições e acessórios, a Polícia Militar de Raul Soares, depois de um criterioso planejamento, desencadeou na manhã do dia 24/06 a Operação denominada Chumbo Grosso compreendendo a zona rural e perímetro urbano do município.

Armas, munições, cartuchos vazios e 
droga apreendida no Córrego da Areia
Os acompanhamentos das denúncias anônimas levaram à identificação de denunciados e, considerando que dentro da missão constitucional a Polícia Militar adota diversas modalidades de policiamento para a prevenção criminal, dentre elas a solicitação e o cumprimento de medidas cautelares de urgência, nesta data, três foram os alvos de cumprimento de mandados de buscas e apreensão.

No Córrego da Areia, L.M.M, 47 anos, foi preso em flagrante por Posse Ilegal de Arma de Fogo e Munições. Na residência do referido autor foram encontradas duas armas de fogo (espingardas) e munições intactas e deflagradas. Durante as diligências foi encontrado ainda um tablete prensado de maconha, momento que E.M, 48 anos, funcionário da Fazenda, assumiu a propriedade da droga, sendo preso em flagrante e conduzido como usuário de droga.

Dando sequência à Operação, já no perímetro urbano da cidade, outro alvo foi verificado e as diligências levaram à apreensão de grande quantidade de apetrechos de caça (chumbos, espoletas e pólvoras) e munições intactas em situação irregular. O proprietário do estabelecimento comercial alvo da denúncia, J.P.F, 60 anos, assumiu que há algum tempo vem comercializando tais produtos de forma ilegal. Foram encontrados ainda vários frascos do veneno conhecido por “chumbinho”. Tal produto também foi apreendido, uma vez que sua comercialização é proibida. J.P.F foi preso em flagrante pelo crime de Comércio Ilegal de Munições e Acessórios.

A Polícia Militar no município agradece a participação da população e a confiança depositada na Polícia Militar de Raul Soares, o que, segundo o Tenente Christófori, vem contribuindo e muito com a Segurança Pública local. “A denúncia anônima é uma importante ferramenta no combate a criminalidade, por isso, está sendo devidamente registrada e acompanhada diariamente, sendo assim, reafirmamos que é nosso dever e compromisso dar credibilidade a elas”, acrescentou o referido Oficial de Polícia.

TSE decide que minirreforma eleitoral não vale para eleições 2014

A maioria dos ministros entendeu que a lei não pode valer por ter sido aprovada há menos de um ano

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que a minirreforma eleitoral, aprovada em 2013, não deverá valer para as eleições deste ano. A decisão foi tomada em sessão administrativa nesta terça-feira após consulta feita pelo senador Sérgio de Souza sobre aplicação da lei.

O ministro Gilmar Mendes, que liderou a posição de adiamento, argumentou que a lei não pode valer por ter sido aprovada em dezembro - menos de um ano antes das eleições presidenciais de outubro. A base do argumento está no artigo 16 da Constituição Federal. Segundo ele, "A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência". A decisão teve apoio da maioria do plenário, quatro contra três.

“Estou me manifestando no sentido contrário [ao do relator, ministro João Otávio de Noronha], entendendo que, no caso, as alterações que envolvam procedimento eleitoral têm que estar jungidas aos princípios da anterioridade e anualidade do artigo 16 [da Constituição]”, destacou o ministro Gilmar Mendes em seu voto. Ele foi acompanhado pelo presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, e pelos ministros Luiz Fux e Luciana Lóssio.

A minirreforma se restringiu a questões menores. O texto sancionado proíbe, em vias públicas, propagandas eleitorais em cavaletes e afixação de cartazes, mas libera o uso de bandeiras e de mesas para distribuição de material, contanto que não dificultem o trânsito de pessoas e veículos. A proposta também proíbe a substituição de candidatos a menos de 20 dias das eleições e obriga a publicação de atas de convenções partidárias na internet em até 24 horas.

A nova lei também limita – a 1% do eleitorado em municípios com até 30 mil eleitores – a contratação de cabos eleitorais. Acima disso, será possível empregar uma pessoa a cada mil eleitores a mais.


Fica pronto texto de projeto para população modificar Constituição de Minas

Atualmente, a Constituição estadual permite à população apenas a apresentação de projeto de lei, mediante 10 mil assinaturas de eleitores

Já está pronto para o plenário o projeto que permitirá aos mineiros modificar a Constituição por meio da apresentação de emenda popular à Assembleia Legislativa. A comissão especial criada para analisar o texto aprovou ontem o relatório do deputado Bosco (PTdoB) que traz como requisito a assinatura de pelo menos 10 mil eleitores – com o limite de 25% da capital. O texto original estabelecia a necessidade da adesão de 0,5% dos eleitores, o que representa hoje cerca de 75 mil assinaturas.

Atualmente, a Constituição estadual permite à população apenas a apresentação de projeto de lei, mediante 10 mil assinaturas de eleitores. Por isso, o relator optou por reduzir o número mínimo para a proposição de emendas à Constituição. “Não comparece, no ponto, razão para distinguir entre proposição de lei e de emenda constitucional para fins de tornar o processamento dessa última mais dificultoso, ao menos no pronto vestibular da elaboração legislativa”, argumenta o relator no documento aprovado.

A alegação de Bosco se deve ao fato de que, para a votação de projetos de lei, são necessários pelo menos 39 deputados em plenário e a aprovação de 20 deles. Já para aprovar uma PEC, é preciso o mínimo de 48 votos. Atualmente, outro mecanismo para a apresentação de propostas se dá por meio da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa.

A proposta restringe a apresentação de PEC apenas para temas de iniciativa privativa do Legislativo ou de matérias indelegáveis, como a criação de cargos ou reestruturação de órgãos públicos. Ainda não foi definida a data para a entrada do projeto no plenário da Casa. 

Caminhoneiro é detido por obstruir passagem de viatura dos bombeiros em Contagem

O caminhoneiro Edvaldo Pereira de Souza, de 43 anos, foi detido por direção perigosa, no fim da noite de segunda-feira (23), no bairro Cinco, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito obstruiu a passagem de uma viatura do Corpo de Bombeiros, que seguia para atender ocorrência de incêndio.

O motorista da viatura foi quem acionou a PM e disse que o caminhoneiro estava trafegando na avenida Geraldo Rocha em baixa velocidade. Ele teria reduzido a velocidade para ver um acidente ocorrido na via. O condutor da viatura, que estava com a sirene ligada, relatou que exigiu que o caminhoneiro aumentasse a velocidade ou mudasse de faixa.

No entanto, ele desacatou a ordem, desceu do caminhão e parou na frente a viatura, fechando a passagem. O caminhoneiro ainda teria dito: "Vocês não são polícia, por isso não vou parar". A PM foi acionado e deteve Souza, que confirmou ter dito a frase. Ele falou que se assustou com a sirene da viatura.

O caminhoneiro foi levado para a Delegacia de Plantão de Contagem para o registro da ocorrência. O caminhão Volvo, que estava carregado de tubos de ferro, foi removido para a empresa responsável.

24 junho 2014

Arraiá do Bonja de 2014

Realização: Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Galho
Data: 21 de junho de 2014
Local: Praça Padre Dionísio

Apresentações de Projetos e Programas Sociais do Cras... Projeto Balé, Programa Projovem Adolescentes e Grupos de Convivência da Melhor Idade com a tradicional dança de quadrilha.

Shows de Celinho do Acordeon e Brálio e Ricardo.

Galeria de Fotos

23 junho 2014

Gol da solidariedade: partida reúne ídolos e ex-jogadores

Reinaldo Lima – ex-jogador do Atlético/MG e Adílio de Oliveira - ex-jogador do Flamengo marcaram presença

Craques que fizeram e ainda fazem história no futebol se uniram por uma causa nobre. Ajudar o caratinguense Lucas Batista Alves, de 16 anos. O futebol beneficente organizado pelo treinador Cláudio Rogério Alves, o ‘Maguila’, aconteceu na tarde de ontem (22/06), no Estádio Doutor Maninho.

Entraram em campo os jogadores do Master União dos Rodoviários e do Master do Clube de Regatas do Flamengo. Entre os másters presentes, o craque Reinaldo Lima – ex-jogador do Atlético – MG – e Adílio de Oliveira, que atuou no Flamengo entre 1975 e 1987.

A partida de futebol não teve o público esperado, mas cumpriu o objetivo que era ajudar o garoto Lucas, que ficou com graves sequelas depois de sofrer um acidente de moto em setembro de 2013, na comunidade do Suísso, zona rural de Caratinga. O treinador Maguila agradeceu a todos que prestigiaram o evento e já planeja outro grande jogo.
(TVSuperCanalCaratinga)

























Agricultor ganha na Mega-Sena e faz doação a hospitais

Homem quer continuar vida simples e pede anonimato. Lotérica e amigos também foram contemplados com dinheiro do prêmio

Um agricultor de 70 anos ganhou sozinho na Mega-Sena, mas resolveu continuar levando uma vida simples no sítio onde mora, sem carro ou muito conforto, na zona rural de Figueirão, cidade de Mato Grosso do Sul com menos de 3 mil habitantes. Dos R$ 37.626.306,90 que ganhou com uma aposta no final de abril, o dinheiro foi liberado agora e parte ele já doou a amigos, parentes e hospitais que tratam do câncer, como o de Barretos (SP).

O ganhador, que pediu para não ser identificado, conta que doar dinheiro para o tratamento contra o câncer foi uma promessa que fez para o seu pai, que morreu vítima dessa doença, assim como outro familiar. Por isso, há 30 anos ele jogava na loteria e sempre os mesmos números. Sem carro, ele caminhava quase 10 quilômetros a pé toda semana para fazer uma única aposta.

Segundo ele, dessa vez abriu uma exceção e fez outras duas apostas, ambas com números aleatórios gerados pelo próprio caixa, sendo uma delas a contemplada. Por sinal, o primeiro presente foi para a casa lotérica, que ganhou um climatizador de mais de R$ 8 mil. O motivo é que, segundo o apostador, os funcionários enfrentavam muito calor no trabalho.

Para os hospitais ele doou R$ 3,7 milhões neste domingo, 22, sendo R$ 1 milhão para o Hospital do Câncer de Barretos (SP), R$ 1 milhão para o Hospital de Câncer Alfredo Abrão (Campo Grande-MS) e R$ 1,7 milhão para o Hospital Municipal de Figueirão (MS). O doador não descarta novas ajudas, pois diz que vai manter sua vida simples de morador da roça.

Importância
De acordo com o presidente do Hospital Alfredo Abrão, Carlos Alberto Coimbra, o valor recebido é muito significativo, pois no total por mês as doações recebidas não chegam a R$ 170 mil. Com esse dinheiro da loteria a instituição vai construir um local adequado para instalar o serviço de radioterapia.

Já o hospital da cidade onde mora o agricultor usará o dinheiro para adquirir um aparelho de raio X digital de última geração. O Hospital do Câncer de Barretos ainda está definindo os equipamentos a serem comprados. Diretores da instituição contaram que toda doação é muito comemorada, uma vez que a unidade opera com déficit mensal de R$ 8 milhões.

Rotina
O novo milionário não quer aparecer por motivos de segurança e porque garante que não quer ser obrigado a mudar muito sua vida. Por enquanto, pretende apenas melhorar um pouco a propriedade rural onde reside, talvez com a construção de uma piscina e uma represa para criar peixes.

O agricultor não quer contratar seguranças e alega não saber ainda o que fará com o restante do prêmio. "Deus vai cuidar", afirma. Separado da mulher e com os dois filhos morando longe há anos - um deles na Costa Rica -, ele segue usando o tradicional chapéu de palha e a botina.

Indagado se ficou mesmo muito feliz por ganhar na Mega-Sena, ele garante que sim. E diz que a prova foi o ato que fez pouco depois. Como lembrança, correu na lotérica e comprou a caixa registradora que imprimiu o volante sorteado.

20 junho 2014

Denúncia leva à prisão traficante no Bairro Tarza

Informativo da Polícia Militar

O Combate ao Tráfico de Drogas em Raul Soares Continua

Dando sequência aos trabalhos de combate ao tráfico de drogas, uma denúncia anônima levou à prisão de A.R.P, 42 anos, morador do Bairro Tarza e apontado em diversas denúncias como um dos chefes do tráfico naquele Bairro. O denunciado estava levando drogas para serem comercializadas nas proximidades do estabelecimento comercial conhecido por “Bar do Pepe”.

Com uma ação rápida e estratégica dos Policiais Militares que estavam realizando Operação Batida Policial o denunciado foi interceptado e abordado. Durante a abordagem A.R.P tentou engolir um invólucro plástico contendo uma pedra grande de crack e uma porção de maconha, contudo foi impedido de concluir seu intento e foi preso em flagrante pela prática de tráfico ilícito de drogas. O veículo utilizado por A.R.P para a prática da ação delituosa foi apreendido.

Segundo informações da Polícia Militar, não é a primeira vez que A.R.P é preso pela prática de tráfico de drogas, pois já consta em sua extensa ficha criminal quatro inquéritos pela prática de tráfico de drogas datados nos anos de 2003, 2009, 2012 e 2013, além de outros crimes.

O Comando do policiamento local agradece mais uma vez a confiança depositada na Polícia Militar de Raul Soares e a importante participação da população nas denúncias que constantemente vem contribuindo com a Segurança Pública na cidade.



Projeto de Lei beneficia 500 não-concursados em Minas

Uma década depois do fim do apostilamento, uma emenda vai garantir a cerca de 500 servidores do governo de Minas os mesmos direitos e vantagens daqueles que prestaram concurso público. O Projeto de Lei do Executivo 5.206, no qual a emenda foi anexada, foi aprovado em segundo turno na Assembleia e vai à sanção do governador Alberto Pinto Coelho (PP).

A nova regra premia com o apostilamento servidores sem concurso público que foram efetivados pela Lei 10.254, de 1990, em seus cargos ou funções de confiança. Na prática, se o servidor entrou no governo como auxiliar administrativo e, por um tempo determinado, ocupou um cargo de chefia, ele passa a receber o salário dessa última função. Mesmo que ele volte à função inicial.

Autor da emenda, o deputado estadual Lafayette de Andrada (PSDB) afirma que o objetivo é dar isonomia aos servidores. “Quando o então governador Aécio Neves (PSDB) acabou com o apostilamento, em 2004, ele concedeu um último. Esses de agora não receberam, então a proposta é dar isonomia”, explicou. Segundo ele, esses servidores estão, na maioria, lotados no Executivo.

De acordo com a assessoria de imprensa da Assembleia, os efetivados exerceram cargos de confiança ou função gratificada entre 1990 e 2004. Pela nova regra, eles podem “manter a remuneração do cargo ou função desde que cumpram os requisitos legais: terem ficado no cargo ou função por mais de quatro anos e terem sido exonerados por decisão do órgão, e não a pedido próprio”.

Em 2004, uma das medidas do governador Aécio Neves foi a substituição do apostilamento por vantagens pessoais e de carreira, como a avaliação de desempenho.

19 junho 2014

Sancionada Lei que autoriza arma para agente prisional fora de serviço

A presidente Dilma Rousseff sancionou lei que permite o porte de arma de fogo por agentes e guardas prisionais mesmo fora de serviço. Segundo a lei, publicada no Diário Oficial da União, a arma pode ser de propriedade particular ou fornecida pela corporação ou instituição de trabalho.

Dilma vetou, no entanto, trecho do projeto de lei aprovado pelo Congresso que estendia a concessão também a integrantes de guardas portuárias. "A medida original pretende autorizar o porte de arma a categorias específicas, em razão das características de suas atividades, com base em dados concretos que comprovaram a necessidade de sua autorização.

A extensão proposta nesses dispositivos não tem amparo equivalente, o que poderia resultar em aumento desnecessário do risco em decorrência do aumento de armas em circulação, em afronta à política nacional de combate à violência e ao Estatuto do Desarmamento", argumentou a presidente em mensagem ao Legislativo com as razões do veto.

Deputado Bonifácio Andrada é detido com arma sem documentação

O deputado federal Bonifácio de Andrada (PSDB) foi detido hoje pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Confins por porte irregular de arma. O parlamentar estaria carregando um revólver calibre 32 sem a documentação.

A Polícia Federal, por meio de nota, informou que instaurou inquérito para apurar a ocorrêmcia e comunicou o ocorrido à Câmara dos Deputados e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A assessoria de imprensa do parlamentar confirmou a ocorrência e disse que Andrada havia esquecido de levar a documentação da arma. Segundo a nota, ele costuma andar com a arma e estava viajando em campanha pelo interior de Minas.

Médico é condenado a pagar R$ 100 mil a mãe que perdeu o filho no parto

Um médico foi condenado pela justiça a pagar R$ 100 mil de indenização por danos morais a uma mãe que teve o filho morto por asfixia durante o parto. A decisão é da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e confirma, parcialmente, sentença do juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Manhumirim.

Segundo o TJMG, os autos dizem que o médico, identificado como F.F.P.S., tem responsabilidade na adoção de procedimentos durante o parto.  Com a inicial, foram reunidas cópias dos autos do processo criminal, cuja sentença o condenou pela responsabilidade na morte do feto. Também foram reunidas as cópias do procedimento administrativo perante o Conselho Regional de Medicina, que concluiu pela aplicação das penalidades previstas no Código de Ética Médica, diante do reconhecimento de que o médico não utilizou os recursos disponíveis para o atendimento à gestante.

A ação civil foi contestada pelo médico, que negou ter responsabilidade pela ocorrência da morte da criança. Em recurso de Apelação Adesiva, a autora L.C.G requer a reforma da sentença, no sentido de que seja aumentado o valor da condenação a título de indenização por danos morais, considerando a dor e o sofrimento por ela suportados. O recurso foi negado pelo relator do processo, o desembargador Moacyr Lobato, que considerou que o valor da indenização não precisa de reparos. (*Com TJMG).

Explosões de caixas eletrônicos reduzem 17% em Minas

O número de explosões de caixas eletrônicos reduziu em 17% em Minas Gerais, de janeiro a abril deste ano, em comparação ao mesmo período de 2013. Nos quatro primeiros meses de 2013 foram registradas 156 ocorrências, enquanto que no mesmo período neste ano o número foi de 129. Os dados são da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

Segundo a Seds, em Belo Horizonte, de janeiro a abril de 2014 foram registrados duas explosões a caixas eletrônicos. O número é seis vezes menor do que o registrado em 2013, quando nos primeiros quatro meses foram feitas 12 explosões. 

Considerando toda a região Metropolitana de Belo Horizonte, a redução foi de 65%, já que de janeiro a abril de 2013 foram registrados 31 explosões de caixas eletrônicos, contra 11 em 2014 no mesmo período. 

Outro destaque é a região de Pouso Alegre, no Sul de Minas, onde foram feitas 18 ocorrências nos primeiros quatro meses de 2013. Em 2014, o número caiu para quatro explosões, o que representa uma queda de 78% no período. 

Na 13ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), com sede em Barbacena, região do Campo das Vertentes, nenhuma ocorrência foi registrada neste ano. Entre janeiro e abril de 2013, na 13ª Risp, três explosões de caixas eletrônicos foram registradas.

Nas regiões de Ipatinga e Teófilo Otoni a redução no número de explosões de caixas eletrônicos foi a mesma, de 43%. 

O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, afirma que a queda nos índices se deve a fiscalização de estradas e mineradoras realizada pela Polícia Rodoviária Federal e de órgãos como o Exército, além de ações de inteligência da Polícia Civil e da Polícia Militar. 

De acordo com a Seds, contribuíram ainda para a redução as operações Divisas Seguras, que tem a coordenação da Secretaria de Defesa Social e a parceria das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Receita Estadual, da Receita Federal, do Ministério Público, da Polícia Rodoviária Federal e dos Estados de São Paulo, Goiás, Espírito Santo e Mato Grosso.  

As operações tem por objetivo evitar que, em Minas Gerias, entre veículos roubados, explosivos, armas, drogas e outros materiais ilícitos. A Seds informou que durante as operações Divisas Seguras, foram apreendidos 300 quilos de material explosivo e três bobinas de cordel detonante.

18 junho 2014

Lei que proíbe máscaras em protestos começa a valer nesta quarta

Lei que restringe uso de disfarces em manifestações já está valendo. Quem descumprir pode ser preso e pagar multa

Já está valendo a lei que restringe o uso de máscaras em manifestações de rua nas cidades mineiras. A nova norma foi publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial de Minas Gerais. Aprovado na segunda-feira em reunião extraordinária na Assembleia, o texto foi sancionado nessa terça-feira pelo governador Alberto Pinto Coelho (PP) e já passa a valer, gerando punição para quem for flagrado cobrindo o rosto nos protestos e em casos de suspeita de iminente risco para terceiros e para o patrimônio público. Quando o policial suspeitar de que o mascarado traz risco ao livre exercício de manifestação e ao caráter pacífico dos protestos, poderá ordenar a retirada imediata dos disfarces que encobrem seu rosto.

Pela legislação, ficam restritos o uso de máscaras, vendas ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face nos grandes eventos. A exigência se aplica nos casos em que haja suspeita que a camuflagem seja usada para a prática de depredações ou de outros crimes. Os mascarados são obrigados a apresentar documentos e seguir orientações de como proceder nos eventos. Quem enfrentar a autoridade policial e se recusar a mostrar o rosto está sujeito ao encaminhamento para identificação criminal e a ser monitorado em eventos da mesma natureza. Também pode ter de pagar multa que varia entre R$ 1.319,1 e R$ 26.382.

O governador afirmou que a intenção da norma é que todos tenham os direitos preservados e respeitados e com o poder público agindo em consonância com os anseios da população. “Essa lei é mais um instrumento de proteção da sociedade e do cidadão. Ao dar ao agente público um instrumento de identificação de pessoas que buscam o anonimato para praticar atos ilícitos, como vandalismo e depredação do patrimônio público e privado, a lei também garante ao manifestante o direito de saber quem está ao seu lado e quem o aborda”, disse.

O uso de máscaras nos protestos, especialmente por pessoas que promovem quebradeiras nas ruas, se tornou comum  durante a Copa das Confederações, em junho do ano passado. Na ocasião, somente nas avenidas do entorno do Mineirão, em Belo Horizonte, concessionárias, bancos e postos de gasolina contabilizaram um prejuízo de R$ 17 milhões. Depois disso, alguns estados, como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, mesmo sob críticas, editaram leis proibindo tapar o rosto nos eventos. Este ano, a maioria dos estabelecimentos optou por cobrir suas fachadas com tapumes, chapas de zinco e até contêineres.

Em 12 de junho, dia da abertura da Copa do Mundo em São Paulo, houve novas quebradeiras em Belo Horizonte. Mascarados percorreram as ruas da capital quebrando janelas de lojas e até prédios residenciais. Eles chegaram a virar uma viatura da Polícia Civil em frente ao prédio do Detran, na Avenida João Pinheiro, Centro.

17 junho 2014

Raul Soares sediará etapa do Campeonato Mineiro de Canoagem

Vista parcial do Lago do Emboque
Nos dias 6 e 7 de setembro a cidade de Raul Soares, em Minas Gerais, receberá uma Etapa Campeonato Mineiro de Canoagem Velocidade, Maratona e Paracanoagem (Olimpíadas de Raul Soares) e acontecerá na Apavama que tem sua sede às margens do lago da usina hidrelétrica cachoeira do Emboque, local tradicional da cidade localizada no Rio Matipó.

A Etapa acontecerá durante as tradicionais Olimpíadas de Raul Soares que esse ano completa 41 anos de existência, onde os canoístas começaram as disputas pelo título.  A competição é organizada pela Federação Mineira de Canoagem (FEMIC) e Confederação Brasileira de Canoagem com total apoio da Prefeitura através de sua Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Nos dias 13 e 14 de junho recebemos a visitas de Helmer Cândido Nogueira, presidente da Federação Mineira de Canoagem (Femic) e o diretor social Lucas que estiveram em nossa cidade para os primeiros contatos em vista dessa realização; o prefeito Célio Nesce os recebeu na prefeitura e, após, visitaram o lago em companhia dos secretários Marco Antonio (Markim) e Alan Argentino.

O prefeito Célio Nesce disse que esse evento terá total apoio e que, ainda, vai pleitear junto àquela confederação que Raul Soares seja, também, sede da equipe paraolímpica de canoagem da seleção brasileira já que essa se encontra sem local definido para sua sede definitiva.
(Raul’Efi’Soares)

Alan, Markim, Lucas e Helmer

16 junho 2014

Mulher é presa por tráfico de drogas em Raul Soares

Informativo da Polícia Militar

Data: 14/06/2014                                  Hora:  20:10
Local: Praça Padre José Domingos, 39, Centro, Raul Soares-MG.
Autora: Amanda Barbara da Costa Amado, 23 anos, São Pedro dos Ferros-MG.
Material apreendido: 01 pedra de crack, 04 bucha de maconha e R$25,00.

Durante patrulhamento no centro de Raul Soares uma Equipe da Policia Militar avistou a jovem de 23 anos, já conhecida no meio policial por envolvimento com o tráfico de drogas na cidade de São Pedro dos Ferros e ao realizar abordagem, foi encontrada em sua pochete uma pedra de crack, 04 bucha de maconha e R$ 25,00.

Ela confirmou na presença de testemunhas que realmente vendia a droga. A jovem foi conduzida para a Delegacia de Polícia Civil em Caratinga juntamente com a droga apreendida, sendo autuada em flagrante.

Operação “Sexta-Feira 13”: PM de Raul Soares ocupa o Morro do Carrapato e retira traficantes e drogas de circulação

Informativo da Polícia Militar

Objetos ilícitos apreendidos
Com base nas denúncias e nos relatos das últimas prisões e apreensões de drogas na Vila Barbosa e no Bairro Novos tempos (morro do carrapato), a Polícia Militar em Raul Soares, através de uma análise qualitativa deu início a um criterioso serviço de monitoramento e acompanhamento dos “modus operandi” dos infratores denunciados por “chefiar” o tráfico de drogas no referido local. Tal acompanhamento subsidiou um requerimento de medidas cautelares junto ao Ministério Público da Comarca de Raul Soares resultando na expedição de mandados de busca e apreensão, dos quais resultou no desencadeamento, nesta data, da Operação denominada “Sexta-Feira 13”.

O plano de ação contou com o emprego de 29 Policiais Militares e o brilhante apoio do Canil da SUAPI de Abre Campo. O Agente Wendel conduzindo a Cadela farejadora “Pretinha” foi primordial para a localização das drogas e, consequentemente, para o sucesso da Operação. Ao todo foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão na Vila Barbosa e Bairro Novos Tempos, dos quais se destacam os seguintes resultados:

Prisão de cinco indivíduos pelo cometimento dos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas e posse ilegal de munição;
Apreensão de um tablete prensado de maconha (aproximadamente 200g);
Apreensão de 61 buchas de maconha (embaladas prontas para a venda);
Apreensão de 83 pinos de cocaína;
Apreensão de 09 pedras grandes de crack (aproximadamente 60g);
Apreensão de 52 pedras de crack (embaladas prontas para a venda);
Apreensão de 09 munições intactas no calibre .38;
Apreensão de 01 munição intacta no calibre .32;
Apreensão de um veículo motocicleta.
Equipe que participou da operação

12 junho 2014

Homem é preso em Bom Jesus do Galho por atear fogo em casa

Informativo da Polícia Militar

Local: Rua Coronel Pedro Lucas, 101, Centro Bom Jesus Do Galho/MG.
Autor: Welby Moreira Da Silva, 43 Anos.

A Policia Militar compareceu à casa do senhor. Joaquim, pai do acusado de 43 anos que disse aos policiais militares que seu filho chegou em casa bastante agressivo retirou o colchão de casal do quarto, colocou-o na cozinha juntamente com uma televisão e uma máquina de costurar e ateou fogo, destruindo-os completamente e que a intenção dele era colocar fogo na residência e que anteriormente sua esposa já havia sido agredida por ele, com socos, chutes e
Empurrões.

O pai do infrator socorreu sua esposa ao Hospital, onde foi medicada. Em contato com a mãe do infrator, ela confirmou a versão de seu esposo, acrescentando que seu filho chegou a cortar a mangueira do botijão de gás, porém não conseguiu incendiá-la. Uma testemunha presenciou quando o homem agrediu a sua mãe.

O homem foi preso pela Policia Militar em flagrante delito por lesão corporal e conduzido a Delegacia de Polícia Civil.