19 junho 2014

Explosões de caixas eletrônicos reduzem 17% em Minas

O número de explosões de caixas eletrônicos reduziu em 17% em Minas Gerais, de janeiro a abril deste ano, em comparação ao mesmo período de 2013. Nos quatro primeiros meses de 2013 foram registradas 156 ocorrências, enquanto que no mesmo período neste ano o número foi de 129. Os dados são da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

Segundo a Seds, em Belo Horizonte, de janeiro a abril de 2014 foram registrados duas explosões a caixas eletrônicos. O número é seis vezes menor do que o registrado em 2013, quando nos primeiros quatro meses foram feitas 12 explosões. 

Considerando toda a região Metropolitana de Belo Horizonte, a redução foi de 65%, já que de janeiro a abril de 2013 foram registrados 31 explosões de caixas eletrônicos, contra 11 em 2014 no mesmo período. 

Outro destaque é a região de Pouso Alegre, no Sul de Minas, onde foram feitas 18 ocorrências nos primeiros quatro meses de 2013. Em 2014, o número caiu para quatro explosões, o que representa uma queda de 78% no período. 

Na 13ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), com sede em Barbacena, região do Campo das Vertentes, nenhuma ocorrência foi registrada neste ano. Entre janeiro e abril de 2013, na 13ª Risp, três explosões de caixas eletrônicos foram registradas.

Nas regiões de Ipatinga e Teófilo Otoni a redução no número de explosões de caixas eletrônicos foi a mesma, de 43%. 

O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, afirma que a queda nos índices se deve a fiscalização de estradas e mineradoras realizada pela Polícia Rodoviária Federal e de órgãos como o Exército, além de ações de inteligência da Polícia Civil e da Polícia Militar. 

De acordo com a Seds, contribuíram ainda para a redução as operações Divisas Seguras, que tem a coordenação da Secretaria de Defesa Social e a parceria das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Receita Estadual, da Receita Federal, do Ministério Público, da Polícia Rodoviária Federal e dos Estados de São Paulo, Goiás, Espírito Santo e Mato Grosso.  

As operações tem por objetivo evitar que, em Minas Gerias, entre veículos roubados, explosivos, armas, drogas e outros materiais ilícitos. A Seds informou que durante as operações Divisas Seguras, foram apreendidos 300 quilos de material explosivo e três bobinas de cordel detonante.

Nenhum comentário: