03 fevereiro 2011

Volta às aulas

Tempo de preparar o lanche escolar


Uma grande dificuldade para as mães durante o ano letivo é a escolha do lanche escolar saudável. É complicado unir praticidade com qualidade e mais difícil é a criança aceitar o que a mãe escolheu.
Muitas vezes o prático não é o mais saudável, mas é o que as crianças mais adoram. E esses alimentos passam a ser consumidos com mais frequência. Hoje nós encontramos um grande crescimento da obesidade infantil. E com certeza a alimentação escolar influência muitos nisso.
Para conseguir que as crianças comam os lanches saudáveis é interessante seguir alguns passos.
• Negocie um dia na semana para a criança escolher o que preferir levar de lanche. De preferência no meio da semana para ficar distante do final de semana que já entram alguns abusos na alimentação.
• Evite monotonia de opções. Procure variar o máximo possível as opções de lanches e as cores para a criança sentir prazer e desejar comer.
• Sempre coloque uma fruta na lancheira. Mas deixe com que a criança participe da escolha de qual fruta ela quer levar no dia.
• Sempre pergunte dos lanchinhos dos colegas. Assim ficará mais fácil identificar quando o seu filho comeu algo do amigo. As trocas de lanches escolares são comuns, mas para crianças com obesidade isso pode agravar mais o ganho de peso.
• Sempre coloque uma garrafinha de água na mochila. As crianças esquecem de beber água. Avise a professora para lembrar o seu filho de tomar a água.
• Oriente a criança quando ela for consumir salgados da cantina, escolher os assados e evitar as massas folhadas. O pão de queijo, enroladinho e torta são boas opções.

É importante lembrar que cada criança tem uma necessidade energética diferente e em alguns casos patologias específicas que necessitam de alimentos diferentes. Sempre consulte um profissional Nutricionista para saber a melhor opção no caso do seu filho.


(FONTE: Portal Uai)

Nenhum comentário: