02 fevereiro 2011

Eleição de direção do Legislativo Mineiro

Deputados elegem novos
integrantes da Mesa da Assembleia

Clique na foto para ampliar

FOTO - Eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais para o 1º biênio da 17ª Legislatura no Plenário Presidente Juscelino Kubitschek - Palácio da Inconfidência - ALMG - Rua Rodrigues Caldas, no dia 1º de fevereiro de 2011.
Jayro Lessa (3º-Secretário da ALMG - DEM/MG), Paulo Guedes (3º-Vice-Presidente da ALMG - PT/MG), José Henrique (1º-Vice-Presidente da ALMG - PMDB/MG), Dinis Pinheiro (Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais - PSDB/MG), Inácio Franco (2º-Vice-Presidente da ALMG - PV/MG), Dilzon Melo (1º-Secretário da ALMG - PTB/MG), Alencar da Silveira Júnior (2º-Secretário da ALMG - PDT/MG).
Fotógrafo: Vagner Antônio


Os deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais elegeram, nesta terça-feira (1º/2/11), no Plenário, os integrantes da Mesa para o biênio 2011-2013. A nova composição da Mesa é a seguinte: deputado Dinis Pinheiro (PSDB), presidente; deputado José Henrique (PMDB), 1º vice-presidente; deputado Inácio Franco (PV), 2º vice-presidente; deputado Paulo Guedes (PT), 3º vice-presidente; deputado Dilzon Melo (PTB), 1º secretário; deputado Alencar da Silveira Jr., 2º secretário; deputado Jayro Lessa (DEM), 3º secretário. Os eleitos integraram uma chapa única. O deputado Sebastião Costa (PPS), que havia registrado candidatura avulsa à 1ª vice-presidência, desistiu de concorrer ao cargo antes da votação.

Logo após a eleição, os novos componentes da Mesa tomaram posse e o deputado Dinis Pinheiro fez seu primeiro pronunciamento como presidente. Ele disse que a bandeira de sua gestão será identificar o Legislativo mineiro "com as causas, as necessidades e aspirações dos mais pobres e dos mais humildes". Afirmou, ainda, que a Assembleia é "o mais fiel retrato de nossa terra e de nossa gente".

Dinis Pinheiro destacou, no discurso, que a primeira grande realização da 17ª Legislatura, instalada nesta terça-feira, será o Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais, de 15 a 24 de fevereiro. O evento vai definir os principais temas da agenda de debates da Assembleia. Também reforçou o compromisso da nova Mesa com o Direcionamento Estratégico da ALMG, um conjunto de diretrizes e metas para os próximos dez anos. O Direcionamento foi iniciado em junho de 2010.

O presidente da ALMG fez uma série de agradecimentos em seu pronunciamento, aos eleitores, familiares e colegas de Parlamento, entre outros. Destacou, ainda, o papel político no Estado do governador Antonio Anastasia, do senador Aécio Neves e de seu antecessor no cargo de presidente da Assembleia, o vice-governador Alberto Pinto Coelho.
A eleição da Mesa foi parte da Reunião Preparatória de Plenário na qual tomaram posse os 77 deputados da 17ª Legislatura. Ela foi presidida pelo deputado Hely Tarqüínio (PV), que exerceu a função por ser o parlamentar mais idoso, e teve como 1º secretário o deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e como 2ª secretária a deputada Maria Tereza Lara (PT). Durante a votação e apuração, os escrutinadores foram os deputados João Leite (PSDB) e Ivair Nogueira (PMDB).

A Mesa da Assembleia é responsável por dirigir os trabalhos da Casa. Ela é formada pelo presidente, três vice-presidentes e três secretários, com mandato de dois anos. Algumas de suas atribuições são orientar os serviços administrativos da Assembleia; definir limites e competências para ordenar despesas; nomear, promover, exonerar e aposentar servidores; promulgar emendas à Constituição; e conceder licenças ao governador.

Resultado

Todos os 77 deputados votaram na eleição da Mesa. A votação de cada candidato foi a seguinte: Dinis Pinheiro, 75 votos; José Henrique, 70 votos; Inácio Franco, 74 votos; Paulo Guedes, 67 votos; Dilzon Melo, 64 votos; Alencar da Silveira Jr., 73 votos; Jayro Lessa, 70 votos. Houve, ainda, dois votos em branco para presidente; sete para 1º vice-presidente; três para 2º vice-presidente; dez para 3º vice-presidente; 13 para 1º secretário; quatro para 2º secretário; e sete para 3º secretário.
(FONTE: Assembleia Legislativa de Minas)

Nenhum comentário: