15 fevereiro 2012



A atenção deve ser redobrada
aos menores durante o Carnaval

O Carnaval, festa tradicional e religiosa, é comemorado de forma abundante em Raul Soares com muita música, desfiles, fantasias, irreverência, grande presença de foliões e visitantes.

E o uso de bebidas alcoólicas é também abundante. No período carnavalesco de seis dias (16, 17, 18, 19, 20 e 21 de fevereiro deste ano de 2012), certamente, os participantes vão beber um pouco mais (diuturnamente) como em anos anteriores.
A motivação é pela própria natureza e pelos atrativos de muita gente bonita, exposição constante, carnaval de custo baixo e o embalo oferecido pela festa de Momo.

É necessário, portanto, atenção redobrada aos menores com relação ao uso de bebidas alcoólicas e produtos que desinibem ações prejudiciais à saúde e ao convívio social.
Às vezes essas ações são cometidas involuntariamente e sob efeitos provocados.   

Estamos falando isso é porque, atualmente, vemos jovens e adolescentes na faixa de 10/12 anos frequentando bares da cidade e participando de festas sociais, uns empunhando latas de cerveja e copos de bebidas diversas.
Essa danosa prática indica que não está havendo a devida fiscalização junto aos eventos públicos e junto ao comércio vendedor.

Os menores, com poucas opções socializáveis, esporte, cultura, encontram lazer na bebida que, em muitos casos, serve de trampolim ao cigarro e às drogas.

A participação do Proerd tem sido de importância para os raul-soarenses.
Mas, acredita-se que esse programa obteria maiores resultados, em termos de números, se tivesse eficiente apoio fiscalizador.
E sem fiscalização o índice de usuários e viciados tende a aumentar, para ‘terror’ e tristeza de muitas famílias.

Portanto, é necessária, ainda mais, uma vigília e ostensiva fiscalização.
E que sejam coordenadas por autoridades da competência como a própria Justiça e Ministério Público com participação efetiva do Consep, Conselho da Infância e da Juventude e Conselho Tutelar, entre outros órgãos de apoio à família raul-soarense.   

Cuidados com relação ao Carnaval  - 2

Nenhum comentário: