27 fevereiro 2012

População brasileira é a quarta
mais feliz do mundo, diz pesquisa

Estudo apontou que 30% dos brasileiros disseram estar “muito felizes” com suas
vidas. A média global foi de 22%

O Brasil é o quarto país mais feliz do mundo. Quem afirma é o instituto Ipsos. Em estudo encomendo pela “What Makes You Happy Magazine”, o órgão apontou que 30% dos brasileiros disseram estar “muito felizes” com suas vidas. A média global foi de 22%, nos 24 países estudados.

Realizada em novembro de 2011, a pesquisa usa como critério para aferir a “felicidade” a declaração dos próprios entrevistados. Entre as mais de 18 mil pessoas ouvidas, 77% se disseram “felizes”. O estudo apontou aumento da satisfação no mundo, apesar da crise econômica e conflitos recentes. Em 2007, data da pesquisa anterior, a média de “muito felizes” era de 20%, dois pontos percentuais abaixo da atual.

Um dado interessante do estudo é que a América Latina foi a região “mais feliz do mundo”. Segundo os dados, 32% dos habitantes se declarando muito felizes, contra 27% na América do Norte e 24% na Ásia/Pacífico e África/Oriente Médio. Na Europa, foco de crise econômica recente, o nível de felicidade está abaixo da média: apenas 15% se declaram “muito felizes”.

Entre os 24 países pesquisados, a Indonésia é a nação mais feliz. Mais da metade da população (51%) declarou-se “muito feliz”. Logo atrás vem a Índia e o México, empatados com 43%. O Brasil, por sua vez, está em quarto, com 30%, ao lado da Turquia. Ainda assim, em relação a última pesquisa, o país perdeu nove pontos percentuais do total de pessoas “muito felizes”. O paradoxo é estabelecido pela Hungria. Somente 6% da população se declarou “muito feliz”.

Veja quais são os países mais felizes do mundo, segundo a pesquisa:
(Hoje em Dia)

Nenhum comentário: