09 fevereiro 2012

Operários da Tarza no
processo de qualificação

Em breve a Fábrica de Enxadas Tarza estará de volta, após sofrido processo de recuperação posto em ação pela Cooperativa dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica de Raul Soares/Coopertrim formada por antigos operários dessa indústria de transformação criada pelo dinamismo de Cesare Tartáglia e Juquinha do Coxo.  

Há de se ressaltar que essa cooperativa obteve arrendamento junto à massa falida Industrial São Sebastião, autorizado pela Justiça e capaz de retornar à fabricação de seus tradicionais produtos – marca Tarza – na ordem de 26 ítens.  
E para essa importante obtenção contou com apoio de ilustres raul-soarenses entre eles vereadores, autoridades judiciárias, sindicalistas e sociedade civil. E, especialmente apoio das empresas paulistas Unisol e Uniforja e a Confederação Nacional dos Metalúrgicos-CNM/CUT.  

Nos últimos dias um mutirão da Coopertrim deu conta de fazer limpeza geral e faxina, recuperar parte do telhado e reposição de peças fazendo o espaço físico da fábrica em condições de operação das máquinas e instrumentos da futura produção.

Os trinta operários em ação no momento estão se qualificando profissionalmente com objetivo de desenvolver a produção de forma viável, moderna e de baixo custo objetivando melhores resultados.
A Unisol, através do diretor Alexandre, está ministrando dois cursos de qualificação de mão-de-obra a ser aplicada no complexo industrial; planejamento e cooperativismo que têm como base sensibilizar os operários para o real sentido cooperativista, princípios, direitos e obrigações, organização e parcerias.

Esteve presente, também, o sindicalista Ubiraraja “Bira”, representante da CNM, que disse que a entidade continuará apoiando ao compromisso firmado principalmente após ver a evolução dos trabalhos do mutirão da Coopetrim que muito o sensibilizou.

Na oportunidade os trinta operários receberam uma cesta básica de alimentos no valor unitário de cento e cinquenta reais.
Durante oito meses essa distribuição será feita totalizando R$ 4.500,00 mensalmente.

Nenhum comentário: