11 abril 2013

Dengue sob controle
em Bom Jesus do Galho
Graças às diversas ações intensivas do Poder Público Municipal e da Funasa – Fundação Nacional de Saúde, a cidade de Bom Jesus do Galho conseguiu praticamente erradicar o mosquito Aedes AegyptI, causador/transmissor da dengue e da febre amarela urbana. 
Foram 25 dias de ações conjuntas com a população bonjesuense. Nesse período foram efetuadas seis (06) aplicações duplas de inseticida (Malathion com óleo de soja), atendendo 100% das moradias, praças, lotes vagos, além de prédios comerciais e logradouros públicos da cidade.

Segundo José Soares, supervisor local da Funasa, a parceria Prefeitura x Funasa foi decisiva para sucesso dos trabalhos. “A dengue atingiu aproximadamente quinhentas pessoas na sede do município. Para o combate direto ao mosquito contamos com a presença de um Carro Fumacê e de uma “máquina de fumacê de costa” utilizada por um servidor da secretaria de obras da Prefeitura para locais de difícil acesso. Vários agentes de saúde da Prefeitura realizaram treinamentos e cursos de capacitação em Caratinga, contribuindo direta e decisivamente no combate ao mosquito; A população também abraçou a causa evitando uma epidemia”, relatou.

Ele ainda lembrou que todos são afetados se alguém deixar de fazer a sua parte. “Solicitamos a compreensão de toda a população, principalmente depois das chuvas na cidade. Os quintais, caixas-d’água, calhas, vasos, pneus devem ser mantidos limpos. Córregos e rios da mesma forma. O lixo deve ser ensacado para coleta diária. Essas ações evitam a proliferação de doenças, como a dengue, por exemplo. Todo e qualquer lugar que acumule água parada pode virar um foco de larvas do mosquito. Prevenir é sempre melhor do que curar”, alertou Soares.



Nenhum comentário: