08 abril 2013

Regularização do título de
eleitor entra nos últimos dias
As restrições impostas aos eleitores que deixam de votar e de justificar a ausência por três vezes seguidas parecem não assustar muito os mais de 120 mil mineiros que se encontram nessa situação. Pelo menos é o que mostra o último balanço do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), segundo o qual menos de 2% dos 122.235 eleitores irregulares compareceram para resolver o problema. O prazo vai até 25 de abril. Pela legislação, aqueles que não estiverem quites com a obrigação de votar ficam inelegíveis e impedidos de tirar passaporte, assumir cargos públicos para os quais fizerem concurso e de se matricular em instituições públicas de ensino.

Segundo maior colégio eleitoral do país, Minas Gerais é o quarto estado com mais eleitores faltosos no Brasil. Estão na frente São Paulo, com 372.691; Rio de Janeiro, com 145.992; e Bahia, com 132.912 títulos irregulares. O total de brasileiros em débito com a Justiça Eleitoral é de 1.514.622, dos quais até o fim da semana apenas cerca de 22,6 mil tomaram providência.

O eleitor fica irregular se deixar de votar em três eleições seguidas, lembrando que cada turno de votação é considerado um pleito. Ou seja, se ele faltou às urnas – e não apresentou justificativa formal – em uma disputa de dois turnos, por exemplo, com apenas mais uma estará passível de cancelamento do título. São contabilizados referendos e eleições suplementares e desconsideradas as eleições anuladas pela Justiça. No Brasil, estão obrigados a votar os maiores de 18 anos e com até 70. O voto é facultativo para os menores, a partir de 16 anos, e os idosos, além dos analfabetos.

Para quitar sua pendência com a Justiça Eleitoral, o dono do título deve comparecer ao cartório eleitoral até 25 de abril levando um documento oficial de identidade com foto, o título e um comprovante de residência. A situação de cada um pode ser consultada no site do TRE (www.tre-mg.jus.br), no link “consulta situação eleitoral”, e a lista de eleitores que podem ter o título cancelado está disponível nos cartórios eleitorais, que em Belo Horizonte funcionam das 8h às 17h e no interior de Minas Gerais das 12h às 18h. Para se informar, o eleitor pode ligar para o Disque Eleitor, que atende nos números 148 ou (31) 3291-0004.

Caso o eleitor perca os prazos e tenha o título cancelado, não é preciso tirar um novo. Basta comparecer ao cartório e regularizar a situação que ele terá de volta o documento. O Cadastro Nacional de Eleitores mantém o nome e o número do título e suas informações por até seis anos. Depois desse período, ocorre a exclusão e a pessoa precisa se alistar de novo, mas antes precisa pagar as eventuais multas por ausências injustificadas que tiverem sido aplicadas nos últimos 10 anos.
(Estaminas)

Nenhum comentário: