17 abril 2014

Trem vai ligar 12 quilômetros de BH a Contagem até 2018

Ruínas da Estação Vianópolis, em Betim, na Grande BH
O primeiro trecho do transporte de passageiros sobre trilhos na Grande BH (Projeto TREM), entre a estação Bernardo Monteiro, em Contagem, e o Barreiro, na capital, com 12,4 quilômetros de extensão e oito estações, deverá começar a funcionar em 2018.

O trajeto faz parte da Linha A, que ligará o bairro Belvedere, na zona Sul de BH, a Betim. Entretanto, essa linha só deve ficar pronta em 2022, com a conclusão dos 57,5 quilômetros de estradas férreas.

Atualmente, a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte trabalha para finalizar a modelagem da Parceria Público-Privada (PPP) e apresentá-la ao governador Alberto Pinto Coelho.

A Consulta Pública, em que a população e empresários podem tirar dúvidas e sugerir modificações, deve ser publicada em maio. Assim, a expectativa é a de que a licitação seja realizada no segundo semestre e as obras comecem em meados de 2015.

No projeto há, ainda, as Linhas B (Horto – Nova Lima) e C (Horto – Aeroporto Internacional Tancredo Neves/Sete Lagoas), com 179,5 quilômetros.

A proposta da Agência Metropolitana é de que a licitação seja realizada em um único lote. Com isso, os trechos que forem superavitários compensarão os que possam apresentar prejuízo à concessionária. O valor total da PPP será de R$ 5,84 bilhões.

Confins
Em 2019 seriam entregues os primeiros trechos das outras duas linhas. O da B será entre o Horto e General Carneiro, em Sabará, com 9,34 quilômetros. Cinco anos depois, em 2024, o trem chegará a Nova Lima. Já na Linha C, o primeiro intervalo a ser inaugurado será entre a estação São Gabriel e o bairro Ribeiro de Abreu, num percurso de 5,3 quilômetros. A finalização dessa linha, com a conexão entre o Horto e Sete Lagoas, passando pelo aeroporto internacional de Confins, está planejada para 2026. Três anos antes, em 2023, o trem metropolitano deverá chegar ao aeroporto.

Atraso
Dos 179,5 quilômetros que compõem as três linhas do TREM, 14 quilômetros serão constituídos de novas estradas de ferro. Assim, a maioria, ou seja, 166 quilômetros, será em faixas de domínio de ferrovias já existentes ou em estradas de ferro abandonadas, que serão recuperadas.

A previsão do governo do Estado era de que já em 2016/17 os trens de passageiros começassem a rodar. Entretanto, de acordo com o diretor de Planejamento Metropolitano, Articulação e Intersetorialidade da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Adrian Batista, responsável pela modelagem da PPP, o desenvolvimento do modelo demorou um pouco mais do que o previsto.

Segundo ele, o valor das tarifas será proporcional ao trajeto percorrido e terá um valor competitivo em relação aos dos ônibus.

Nenhum comentário: