17 maio 2009

Solução vem das Escolinhas de Futebol

O futebol do Interior é base para os grandes clubes que, ao longo dos anos, se transformaram em empresas fazendo do futebol um grande negócio. Esse esporte, popular em todo o Mundo, passou de lazer à profissão e industrialização. Um negócio que é cobiçado por todos que se envolvem neste mundo esportivo que tem a companhia de outras modalidades esportivas como vôlei, basquete, natação, ciclismo, pugilismo, enfim de outras tantas atividades.

Os grandes investimentos e salários pagos no futebol individualmente aos atletas estimulam à milhares de famílias que sonham em ter um jogador profissional e se tornar o esteio familiar. Exemplo disso, hoje, são os atletas Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno, Adriano, Robinho, Ramires, etc. etc.

Aqui em nossa região, atrelada à idéia de se formar um atleta profissional de futebol e a idéia de fazer a meninada virar homens de personalidade e caráter sério simplesmente, vê-se a presença das escolinhas que atuam nas cidades de Raul Soares, Rio Casca, Abre Campo, Sericita e Vermelho Novo, entre outras. Essas escolas tem projetos semelhantes na formação, primeira e principalmente produzir homens de verdade e depois, num outro plano dentro das possibilidades de cada jogador participante, descobrir talentos em condições de se transformarem em atletas de grandeza e aptos ao futebol profissional.

Por isso, é preciso que os promotores desses projetos – diretores de clubes, ex-atletas e amantes do futebol – sejam destacados dentre outros e vistos com muito respeito pela sociedade e que recebam, da população e das autoridades, apoio e incentivo para levarem em frente essa feliz idéia. Feliz sim, pois enquanto a escolinha descobre e trabalha os futuros atletas profissionais que orgulhem suas cidades, está tirando a ociosidade (maléfica) de muitos e inibindo-lhes do caminho errado e da violência que aumenta à cada dia em todo o país.

Na manhã de ontem, 16, o Estádio da Águia dos Eucaliptos foi palco de dois projetos que estão dando certo em nossa região. Estiveram em campo, em confraternização esportiva, atletas da Escolinha da AER e da Escolinha Vermelhense da cidade de Vermelho Novo coordenada pelo Conselho de Segurança Pública/Consep daquela cidade. Três jogos movimentaram o estádio aos olhos de um bom público presente, levando em campo atletas de até 13; de até 15 e de até 17 anos.

Clique na foto para ampliar


Um comentário:

cruz disse...

Nesse time sub-15 da A.E.R tem atleta que votou na última eleição e se eu não estou enganado a idade mínima para tal é 16 anos.