10 junho 2009

Acidente do Airbus da Air France


Primeiros corpos vão para o Recife nesta quarta. Destroços retirados por franceses não serão repassados a brasileiros

O tenente-brigadeiro Ramon Cardoso afirmou, nessa terça-feira (9), que já foram resgatados 41 corpos de vítimas do acidente com o Airbus da Air France.

Os 16 primeiros corpos resgatados, que já estão em Fernando de Noronha, serão levados de helicóptero para o Recife na tarde de quarta-feira (10). Segundo Cardoso, 25 corpos estão embarcados na Fragata Bosísio, que deixa a área de buscas em direção a Fernando de Noronha.

O Airbus da Air France transportava 228 pessoas de 32 nacionalidades, entre passageiros e tripulantes. O voo, de número 447, deixou o Rio de Janeiro no dia 31 de maio às 19h30 (horário de Brasília) e fez o último contato de voz às 22h33. Às 22h48, o avião saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha.

As equipes de buscas vão continuar os trabalhos, concentrados nas áreas em que foram localizados os corpos. "Todos os barcos que estão na área de buscas têm condições de guardar os corpos encontrados até a chegada de embarcações maiores", afirmou Cardoso."Se o mar estiver forte ou se os ventos estiverem fortes, vão atrapalhar o trabalho de passar os corpos dos barcos para os helicópteros", disse Cardoso.

São calculados cerca de 40 minutos de operação para que cada helicóptero efetue o resgate dos corpos. Eles têm capacidade para resgatar oito corpos de cada vez.

Destroços - O oficial afirma que houve ajuda do governo americano apenas durante as buscas por possíveis sobreviventes, no início das operações. “Desconheço ajuda do governo americano”, disse.

Segundo Cardoso, os destroços encontrados por navios franceses não precisam ser repassados aos militares brasileiros. O Escritório francês de Investigação e Análise (BEA), responsável pelas averiguações sobre a tragédia, vai receber e cuidar de todos os destroços.

Porém, no caso de vítimas, os navios franceses que encontrarem corpos vão enviá-los para perícia no Recife. De acordo com Cardoso, todos os corpos que foram avistados já foram recolhidos.

Na quarta-feira (10), as buscas entrarão na área de Dakar, porque as correntes podem ter levado corpos para a região. "Mas todas as áreas em que estamos fazendo as buscas estão dentro do planejado", afirmou Cardoso.

Segundo a Aeronáutica, dois investigadores franceses vão chegar ao país. Não há informações sobre o local onde vão ficar ou as atividades dos investigadores franceses no Brasil. "Se houver necessidade de algum apoio, nós poderemos fornecer. Para que eles não tenham que trazer determinados equipamentos, poderiam ser utilizados aqueles já disponíveis aqui", afirmou.

Submarino francês - O submarino nuclear francês Émeraude chega nesta quarta-feira (10) ao local onde foram encontrados os destroços do Airbus da Air France.

O porta-voz do Estado-Maior do Exército francês, Christophe Prazuck, afirmou que o Émeraude já está bastante próximo da região de buscas --uma área a cerca de 1.350 km de Recife (PE). Segundo ele, a prioridade do submarino é localizar as caixas-pretas do Airbus, que podem ajudar a esclarecer o que motivou a queda da aeronave.

O envio do submarino nuclear francês foi decidido por sua capacidade para escutar sinais no fundo do mar. Acredita-se que as caixas-pretas, equipadas com um dispositivo localizador detectável pelo submarino, estejam a uma profundidade entre 2.000 e 3.000 metros.

Prazuck explicou que esta tarde também deve chegar à região das buscas o navio francês Mistral, especializado em missões anfíbias.

Nenhum comentário: